Focaccia simples

Curso + Saudável em 4 semanas

Sem dúvida essa focaccia simples me deixou apaixonada. Isso porque a massa é muito fácil de fazer e além disso, o resultado é simplesmente incrível.

Certamente você vai querer repetir essa receita inúmeras vezes de tão maravilhosa que ela e é provável que seja a melhor receita você já testou.

Focaccia simples
Essa focaccia simples é certamente, a melhor receita que você já testou!

O que é focaccia?

Focaccia é um tipo de pão bastante comum na Itália. Sua principal característica é ser um pão baixo e que, na maioria das vezes, é temperado com ervas e sal grosso.

Porém, é super comum encontrar versões com tomate, cebola e até mesmo batata.

Uma massa que não precisa sovar

Eu posso dizer, com toda a certeza, que qualquer pessoa pode fazer essa receita. Até mesmo quem não tem muita habilidade na cozinha ou nunca preparou pão.

Na verdade, você não vai ter praticamente trabalho nenhum e muito menos vai precisar de uma batedeira para fazer essa delícia.

Isso porque essa massa não precisa ser sovada. Você só vai misturar bem os ingredientes e respeitar os tempos de crescimento.

E mais ainda: já fizemos a versão mais hidratada (quando adicionamos mais água a mistura e a massa fica mais molinha) e a versão com a massa mais firme, e dá certo de qualquer jeito.

Por que minha massa fica na geladeira?

Possivelmente esse é o grande segredo dessa receita: paciência. Para você conseguir uma massa fofinha, muito saborosa e sem nenhum gosto de fermento, você precisa que ela fermente lentamente e para isso, vai precisar levar à geladeira.

E eu te digo, dá certo se você deixar só 6h? Dá sim, mas certamente 12h é um número mágico e o resultado é uma massa fofinha, saborosa e que não pesa depois de comer.

Recheios para focaccia

Como falei, é possível fazer a focaccia até mesmo só com a massa. Mas sem dúvida ela fica ainda mais gostosa quando você traz mais sabores, como por exemplo:

  • Ervas: alecrim, óregano e manjericão frescos trazem ainda mais sabor;
  • Tomate: seja na versão fresca, como a versão seca, vão deixar sua focaccia ainda mais gostosa;
  • Cebola: eu já adicionei a cebola crua para cozinhar junto com a massa, como também usei cebolas carameladas, e as 2 formas fica uma delícia;
  • Queijos: seja um parmesão ralado ou pedaços de queijo como gorgonzola ou provolone, vão trazer ainda mais sabor para o seu pão.
  • Sal grosso: é provável que seja o ingrediente que eu mais ache indispensável, porque faz toda a diferença no resultado final.

E sem dúvida, misturar ingredientes pode ser a melhor solução. Aqui, por exemplo, usamos tomate e manjericão fresco e sal grosso. Mas amamos incluir um bom queijo parmesão ralado na nossa massa.

Receita focaccia simples

Focaccia simples
Yield: 4 porções

Focaccia simples

Prep Time: 10 minutes
Cook Time: 35 minutes
Additional Time: 12 hours
Total Time: 12 hours 45 minutes

Deliciosa e muito fácil de fazer, essa focaccia é simplesmente perfeita. Tenho certeza que você vai amar.

Ingredients

  • 1 colher de chá de fermento biológico;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 2 xícaras de farinha de trigo;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 1 xícara de água morna;
  • azeite - aproximadamente 1/3 de xícara;
  • Recheio ao seu gosto - ver notas.

Instructions

  1. Comece misturando a farinha, o açúcar, o sal e o fermento;
  2. Em seguida, vá adicionando a água aos poucos, até formar uma massa bem uniforme e firme;
  3. Cubra sua massa com um plástico filme, deixando o mesmo mais solto, para dar espaço para a massa crescer - ver notas;
  4. Leve sua massa à geladeira por 12h;
  5. Após esse tempo, transfira sua massa para um tabuleiro untado com bastante azeite - usamos um redondo de 23 cm de diâmetro;
  6. Regue então a massa, com azeite e com a ponta dos dedos faça pequenas cavidades na massa. Adicione o seu recheio e deixe essa massa crescer por mais 2 a 3h em temperatura ambiente;
  7. Finalize com sal grosso e leve sua focaccia para assar, em forno pré aquecido e em temperatura média (aproximadamente 200°) por 35 min ou até que fique dourada;
  8. Espere esfriar um pouco antes de servir.

Notes

  1. Nós usamos tomates cereja, manjericão e sal grosso para finalizar;
  2. O plástico filme é essencial para que a massa não resseque na geladeira, e é por isso que precisa estar em contato com a massa.

Mais receitas muito fáceis de pão caseiro

  • Quer fazer um pão rústico que não precisa sovar e fica super crocante e delicioso? Vem conferir essa receita aqui;
  • Esse pão de cenoura, é sem dúvida uma das receitas favoritas, principalmente como pão de um bom hamburguer caseiro;
  • E claro, o pão de queijo mais fácil de todos os tempos para você se deliciar.

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Focaccia simples
Loja naminhapanela

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

10 comments on “Focaccia simples”

Oi Julio, com certeza para a farinha de arroz, já que ela não tem glúten.
Sobre a farinha integral, vai dar certo, mas ela vai ficar mais seca e a massa menos fofinha. O ideal é aumentar a hidratação para minimizar esse resultado.

ola’, pessoal vi o video e amei. obrigada por compartilhas conosco.
pensando sob uma perpextiva de vender. Qual vakor voces recomendam e tambem qual valor da massa infeira
Dede ja, agadeço.

Ionara,
Antes de vender, é bom testar a durabilidade.
Receitas artesanais assim possuem baixa durabilidade, então acho que seria legal vender por demanda.
Em relação a valor, vai depender MUITO dos ingredientes que você vai usar. Acredito que é importante você entender o custo de produção, incluindo não só ingredientes, mas outros custos: embalagem, gás e até mesmo seu trabalho de divulgação. Só assim você conseguirá chegar em um valor justo para você ;-)

Olá, amei a receita e quero testar. É possível deixar pronta e servir no outro dia? Se sim, armazeno na geladeira ou temperatura ambiente mesmo? Algum truque de forno ou algo assim pra fazer pouco antes de servir? Muito obrigada

Sem dúvida, ela fica ainda mais perfeito no dia do preparo, mas aqui (quando sobra) como por uns 3 dias
Você pode sim guardar na geladeira e quando for servir borrifar um pouco de água na massa (pouco mesmo) e levar ao forno mais baixinho, mas pré aquecido…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *