Bolinho de abóbora e quinoa

Uma receita vegana e nutritiva para você se deliciar

Sem dúvida, esse bolinho de abóbora e quinoa é uma dessas receitas que surpreendem. Primeiro porque é bem fácil de fazer e, da mesma forma, é super nutritiva e deliciosa.

Por não conter nenhum ingrediente de origem animal, é uma ótima opção não só para quem não come carne, como também para quem busca opções para variar no cardápio.

Receita vegana com muita proteína

Se você ainda consome carne, mas gostaria de começar a testar receitas com base de vegetais e grãos, mas não abre mão de uma carga maior de proteína, essa receita certamente é para você.

Bolinho de abóbora e quinoa

Infelizmente, nem todo mundo sabe que é possível sim ter uma dieta equilibrada sem a inclusão de carnes, ovos e queijos.

Aqui, não só a quinoa, como também o amaranto, são fontes vegetais de proteína. Por isso, é uma receita perfeita para complementar suas refeições. Fica uma delícia até mesmo como um snack no meio do dia.

Bolinho de abóbora saudável

Quando eu falo que esse bolinho é perfeito para quem busca uma alimentação mais saudável sem abrir mão do sabor, eu falo muito sério.

Confira o porquê abaixo:

  • Abóbora: Mesmo contendo pouquíssimas calorias, é rica em vitaminas, minerais e fibras. Ou seja, ajuda na saciedade, por exemplo. Além disso, é uma delícia não é mesmo?
  • Curry: Esse tempero tão característico na culinária indiana, tem alto poder nutritivo. Para quem não sabe, o curry é um mix de temperos que pode variar na sua base, mas que essencialmente reúne a cúrcuma (alto poder anti-inflamatório), pimenta do reino (que potencializa o efeito da cúrcuma), além de cominho, sementes de coentro e outros tipos de pimenta. Só cuidado para escolher um bom tempero e garantir todos os benefícios;
  • Amaranto: Se você ainda não conhece esse grão, você precisa experimentar. Eu, particularmente, gosto muito da versão em flocos para dar textura para minhas receitas. O amaranto tem alto indíce de proteína em sua composição, ou seja, mais uma opção de proteína vegetal para incluir no seu dia a dia;
  • Quinoa: A semente já foi definida por alguns como o alimento mais completo já que reúne desde vitaminas, como minerais, proteínas e bons carboidratos.

Para acompanhar esse bolinho que tal uma deliciosa saladinha de repolho com cenoura. Vem conferir como fazer essa delícia clicando aqui.

Receita de bolinho de abóbora com quinoa

Bolinho de abóbora e quinoa
Yield: 15 bolinhos

Bolinho de abóbora e quinoa

Prep Time: 10 minutes
Cook Time: 15 minutes
Total Time: 25 minutes

Delicioso e super nutritivo, esse bolinho de abóbora e quinoa é perfeito para incluir no seu dia a dia

Ingredients

  • 1/2 xícara de quinoa cozida
  • 1/2 xícara abóbora cozida
  • 2 colheres de chá de curry
  • 1/2 xícara de amaranto em flocos
  • sal e pimenta a gosto

Instructions

  1. Pra começar, deixe a quinoa e o purê de abóbora estarem bem frios. De preferência, utilize-os após um tempo na geladeira;
  2. Então, mistura o purê, a quinoa, o curry, a pimenta e o sal e com a ajuda de uma colher deixe bem uniforme. Aos poucos vá adicionando o amaranto em flocos até obter uma massa mais firme;
  3. Deixe a massa descansar por alguns minutos na geladeira e molde seus bolinhos como desejar (ver notas);
  4. Na hora de preparar, você pode grelhar em uma frigideira bem quente com um pouco de azeite, assar em uma forma untada ou então preparar na fritadeira sem óleo;
  5. Esses bolinhos podem ser congelados por até 1 mês.

Notes

  • Caso não encontre o amaranto em flocos, você pode usar algum outro tipo de farinha saudável, como a aveia e até mesmo a farinha de grão de bico;
  • Eu, particularmente, gosto desse formato mais achatado, mas você pode fazer bolinhas e até mesmo dar formato aos seus bolinhos utilizando 2 colheres.

=

Mais receitas sem carne

  • Se dúvida, esse kibe de legumes é perfeita para quem ama muito sabor. Além de também ser uma ótima opção para a marmita;
  • E se você ama bolinhos, certamente vai adorar essa versão de lentilha;
  • Mas, se você busca outras receitas com quinoa, com toda a certeza vai amar esse cuscuz.

Guarde essa receita no seu Pinterest para fazer depois

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

3 comments on “Bolinho de abóbora e quinoa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *