Bolo de fubá com coco – sem glúten e lactose

É provável que você se apaixone por esse bolo de fubá com coco antes mesmo de experimentar. Isso porque a receita é super fácil de fazer.

Além disso, ele fica super fofinho e gostoso. Com toda a certeza você vai querer fazer a receita dobrada para se deliciar ainda mais.

Bolo sem glúten e sem lactose

Eu tenho certeza que você vai amar essa receita, já que ela é simplesmente perfeita. Mas, é provável que essa receita agrade também aquelas pessoas que possam ter alguma restrição alimentar uma vez que não possui nem glúten e nem lactose.

Bolo de fubá com coco

O glúten aqui é eliminado por não usarmos a farinha de trigo. Para essa receita você só vai precisar do fubá e nada mais. Além disso, você também não usará leite e nem manteiga, que serão substituídos pelo óleo e pelo leite de coco.

Eu te garanto, mesmo que você não tenha nenhuma dessas restrições, vale muito a pena seguir a receita a risca, porque ela fica muito deliciosa.

Qual a diferença do bolo de milho e bolo de fubá?

Por mais que o fubá seja um ingrediente que vem do milho, há uma grande diferença entre eles. O bolo de milho é feito do grão in natura, seja extraído direto da espiga como também utilizando o grão em conserva (dê preferência para os cozidos a vapor e conservados em água).

Clicando aqui, você pode conferir uma versão deliciosa e super cremosa de bolo de milho também sem glúten.

Já os bolos de fubá, são feitos da “farinha” resultantes do processo de moagem do grão seco. Geralmente resultam em massas mais sequinhas. Mas eu te garanto, que isso não acontece nessa receita.

Bolo de fubá de liquidificador

Sem dúvida uma das grandes vantagens dessa receita é que você pode usar o liquidificador para fazer seu bolo! Mas, é possível fazer misturando a mão também é dá super certo.

Para fazer no liquidificador, só tenho algumas dicas importantes:

  • Adicione os ingredientes exatamente na ordem que vou passar, dessa forma você não terá dificuldade de bater a sua massa;
  • Deixe para adicionar o fermento somente após misturar todos os ingredientes. Além disso, bata somente o suficiente para misturar a massa.

Além do liquidificador é possível utilizar um mixer de mão e batedeira também.

Receita de bolo de fubá com coco

Bolo de fubá com coco
Yield: 20 pedaços

Bolo de fubá com coco

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 40 minutes
Total Time: 45 minutes

Fofinho, molhadinho e delicioso esse bolo de fubá com coco não tem glúten e nem lactose e vai te conquistar.

Ingredients

  • 400 mL de leite de coco
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara de óleo
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de fubá
  • 100 g de coco ralado (sem açúcar)
  • 1 colher de sopa de fermento para bolo

Instructions

  1. No liquidificador, misture todos os ingredientes na ordem que estão descritos e bata bem até formar uma massa bem uniforme e lisa;
  2. Por último, adicione o fermento e bata só o suficiente para misturá-lo a massa;
  3. Então, transfira sua massa para uma forma untada e enfarinhada (ver notas);
  4. Asse seu bolo em forno pré aquecido, em temperatura média (200°) por aproximadamente 40 minutos ou até que ao espetar um palito o mesmo saia limpo.

Notes

  • Se você possui restrição a lactose, evite usar a manteiga para untar a sua forma. Prefira um desmoldante ou até mesmo o óleo;
  • O óleo pode ser o de coco, assim como de girassol ou milho;
  • Você pode usar o açúcar demerara na sua massa. Possivelmente isso vai interferir um pouco na cor, mas fica uma delícia;
  • Para finalizar, torrei um pouco do coco e salpiquei por cima do bolo. Por cima, fica uma camada bem molhadinha, que gruda bem o coco;
  • Preparei essa receita usando uma forma de 30 x 25 cm.

Confira a receita em vídeo

Mais receitas sem glúten

  • Esse biscoito de fubá com toda a certeza vai fazer você se deliciar. Super crocante e bem fácil de fazer;
  • E para quem ama um bolinho, mas não curte muito o sabor do milho, certamente vai amar esse bolo de banana, assim como esse bolo de coco;
  • Por fim, clicando aqui, você pode conferir nosso especial de receitas sem glúten com opções deliciosas para o seu dia a dia.

Itens que podem ajudar a fazer o seu bolo 🛍️

Comprando através do link abaixo recebemos uma pequena comissão e dessa forma, você nos ajuda a manter a nossa produção de conteúdos. Para acessar basta clicar no nome do item.

  1. Liquidificador: Para essa receita, ter um liquidificador é essencial. E confesso que estou namorando as opções com jarra de vidro;
  2. Mixer: Eu sempre indico essa opção para quem não tem muito espaço na cozinha. É uma ótima opção para substituir o liqudificador;
  3. Louças: Nas fotos que ilustram essa receita usamos as louças da Oxford Porcelanas.

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Bolo de fubá com coco

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

15 comments on “Bolo de fubá com coco – sem glúten e lactose”

Oieeee. Passando para avisar que a receita é maravilhosa!!! Porém, como não tinha em casa leite de coco, eu fiz a substituição pela mesma medida de suco de laranja. Ficou MARAVILHOSOOO!!! Talvez deva reduzir um pouco a quantidade de açúcar, poderia colocar 1 medida e meia. No mais… aqui em casa amaram!!!

Oieeee. Passando para avisar que a receita é maravilhosa!!! Porém, como não tinha em casa leite de coco, eu fiz a substituição pela mesma medida de suco de laranja. Ficou MARAVILHOSOOO!!! Talvez deva reduzir um pouco a quantidade de açúcar, poderia colocar 1 medida e meia. No mais… aqui em casa amaram!!! Parabéns pela receita!!!

Fiz metade da receita com um pouco menos de açúcar, e coloquei canela, ficou ótimo, na forma de bolo inglês, super macio! Muito obrigada pela receita!!

Oi boa tarde!

Alguém poderia me falar se o coco para finalizar e antes de assar ou depois que assou?
Ou que mais mais posso finalizar em cima depois de assado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *