Certamente esse rosbife de lagarto com molho de vinho é uma delícia. Além disso, seu modo de preparo é super fácil e é uma ótima sugestão para servir em uma ocasião especial.
Além disso, também é um ótimo ingrediente para ter sempre na geladeira e com isso incrementar suas saladas e sanduíches.
Como é feito o rosbife
Inegavelmente fazer rosbife é mais simples do que você pode imaginar. Porém, é uma receita que é preparada em etapas e por isso, é necessário algum tempo para ficar pronta.
Serão necessárias 5 etapas para o preparo do seu rosbife:
- Limpeza da carne. Certamente um dos passos essenciais para um bom resultado. Para essa receita será necessária tirar não só os nervos que possam haver na sua carne, como também o excesso de gordura;
- Um tempo para absorver o tempero. Inegavelmente o tempero ficará para a camada externa do seu rosbife, já que não aconselho que você fure sua carne para melhor absorção do tempero. Mas, certamente, temperar é essencial e para isso, é necessário respeitar um tempo mínimo de descanso;
- Selando a carne. Sem dúvidas outro passo essencial. O ideal é utilizar uma frigideira anti aderente que precisa estar bem quente. Além disso, o ideal é que você deixe o fogo alto para que assim você consiga criar uma boa crosta por toda a carne.
- Finalize no forno. Logo após selar toda a sua carne, é hora de levar para assar. Nessa etapa você definirá o ponto do seu rosbife. Para um interior mais mal passado, aconselho 20 min, para um resultado mais uniforme, 30 min. Além disso, o tamanho da carne também irá interferir nesse tempo;
- Descanso para corte. Essa etapa se divide em 2 partes. Na 1ª sua carne descansará alguns minutos em temperatura ambiente assim que sair do forno. E, logo após, precisará de mais algumas horas na geladeira para que ela atinja a textura certa para facilitar o corte.
Qual carne usar para fazer rosbife
Para essa receita, utilizamos o lagarto, que além de ser um corte com um preço relativamente bom, também tem pouca gordura.
Porém, é possível preparar o seu rosbife utilizando contrafilé, maminha, patinho assim como o filé mingnon.
Para esse último, principalmente por causa da sua textura extremamente macia, aconselhamos um corte um pouco mais grosso da carne.
Quer saber mais sobre os principais cortes de carne bovina? Clique aqui e confira.
Molho para rosbife
É provável que o molho de vinho que vou ensinar para você seja uma das minhas formas favoritas de servir esse prato. Isso porque ele traz uma complexidade de sabor que é incrível.
O molho de vinho aproveita o fundo (nome dado ao líquido gerado após o cozimento) gerado no momento em que você sela a carne. Com isso, temos um molho de sabor marcante, perfeito para temperar o rosbife.
Mas sem dúvidas, há outras possibilidades, como por exemplo esse molho de mostarda, ou até mesmo algum molho com toque agridoce.
Ideias de acompanhamento
Como falei anteriormente, a vantagem do rosbife é que ele é super versátil. Da mesma forma que fica ótimo para acompanhar uma salada ou sanduíche, é uma ótima opção para um cardápio especial.
Aqui, preparamos o nosso rosbife e como acompanhamento escolhemos esse delicioso arroz piamontese. Mas algumas outras opções também vão ficar uma delícia, como por exemplo:
- Que tal combinar com esse delicioso risoto de pesto?
- Certamente também vai ficar uma delícia acompanhado desse chuchu gratinado;
- E para uma versão mais despretensiosa, com certeza essa salada de batata com maionese verde será uma ótima escolha.
Receita de rosbife de lagarto
Rosbife de lagarto
Aprenda o passo a passo para preparar um delicioso rosbife. E mais, confira como fazer um molho de vinho delicioso.
Ingredients
Molho de vinho
- 1 xícara de vinho tinto
- 1/2 colher de sopa de farinha de trigo
- Sal e pimenta a gosto
Rosbife
- 1 pedaço de lagarto redondo de aproximadamente 1kg
- 1 colher de sopa de mostarda dijon
- 1 colher de sopa de pimenta do reino moída na hora
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1/2 colher de sopa de sal
- azeite e manteiga para grelhar
Instructions
- Comece temperando a sua carne, Para isso, misture a mostarda, o azeite, o sal e a pimenta do reino até formar um creme uniforme.
- Em seguida, passe o creme por todo o pedaço de carne e deixe descansar por pelo menos 1h.
- Após esse tempo, esquente em fogo alto uma frigideira anti aderente que caiba facilmente o seu pedaço de carne. Quando estiver bem quente, adicione um pouco de manteiga e azeite e então, doure seu lagarto por pelo menos 5 minutos de cada lado.
- Então, leve sua carne para o forno, pré aquecido e em temperatura alta, por 20 min para um miolo mais rosado ou 30 min para um ponto mais uniforme.
- Ao retirar do forno, embrulhe sua carne em papel alumínio e deixe descansar por 30 min em temperatura ambiente. Em seguida, leve sua carne para a geladeira por pelo menos 3 horas antes de cortar em fatias bem finas.
- Para fazer o molho, aproveite o fundo da frigideira aonde grelhou a carne, Então, adicione o vinho e a farinha de trigo dissolvida em um pouco de água, e mexendo sem parar deixe engrossar. Acerte o sal e pimenta a gosto.
Notes
- O molho é totalmente opcional. Você pode fazer somente o rosbife.
- Lembre sempre de deixar sua carne ficar em temperatura ambiente antes de levar para grelhar. Se o dia estiver muito quente, você pode deixar a mesma na geladeira enquanto tempera e retirar pelo menos 10 min antes de grelhar.
2 comments on “Rosbife de lagarto”
Boa tarde. Acredito que seja a melhor receita para o rosbife. Parabenizo pela forma simples de explicar. Obrigada.
Rose, fica mesmo uma delícia! Depois que testar, conta o que achou :-*