Arroz com espinafre

Sem dúvidas esse arroz de espinafre é uma ótima opção para o dia a dia. Não só por ser uma delícia, como também por deixar o seu arroz ainda mais nutritivo.

Confira a receita e super dicas para deixar a sua receita perfeita.

Espinafre fresco ou congelado

Se você também ama espinafre, com toda a certeza, vai amar essa receita.

Mas, sem dúvidas, espinafre é um daqueles ingredientes que dão um trabalho danado para limpar e depois de pronto diminui consideravelmente de volume, dando aquela sensação de que você teve trabalho extra.

Por esse motivo, tenho algumas dicas para facilitar o seu dia a dia.

  • Inegavelmente usar o espinafre fresco é a melhor opção possível, já que o sabor é bem mais gostoso e presente. Mas se você não quer ter trabalho é possível comprar a verdura congelada sem nenhum aditivo. E fique tranquilo, a perda nutricional é mínima, já que o espinafre passa por um processo de branqueamento que evita que oxide;
  • Por outro lado, você pode preparar uma grande quantidade e você mesmo congelar. Para isso é importante fazer o processo de branqueamento que consiste em mergulhar suas folhas em água bem quente e logo depois interromper o cozimento mergulhando em água bem gelada.
  • O processo de branqueamento também é importante para manter o tom vivo das folhas, caso você deseje processar o espinafre, que é o que recomendo para essa receita. Dessa forma, seu arroz terá uma cor mais bonita e atrativa.

Preparando a base de espinafre

É possível fazer esse arroz com o espinafre picado, porém, confesso que eu gosto bastante do resultado de usar o espinafre processado, já que tanto o sabor como também a cor envolvem todos os grãos.

Para isso, caso você opte pela utilização da versão fresca, será extremamente necessário o branqueamento conforme detalhado na receita abaixo. Isso porque processar seu espinafre seja no liquidificador, como no mixer ou até mesmo processador sem que ele tenha passado por esse passo, pode trazer um tom amarronzado as suas folhas, decorrente da oxidação.

Caso opte pela versão congelada, dê preferência a versão que já vem dessa forma.

Como deixar o meu arroz ainda mais saudável

Se acaso você é dessas pessoas que não abrem mão do arroz no dia a dia, saiba que é possível deixar o preparo mais saudável.

Para começar, incluir um vegetal como o espinafre já é um passo que vai fazer bastante diferente, já que você estará incluindo mais nutrientes ao preparo.

Além disso, optar pela versão integral de arroz ajudará ainda mais, já que essa versão possui uma quantidade de fibras ainda maior do que a versão parboilizada. Porém, inegavelmente, você irá precisar alterar um pouco a quantidade de água assim como o tempo de preparo da sua receita.

Receita de arroz com espinafre

arroz com espinafre
Yield: 6 pessoas

Arroz com espinafre

Prep Time: 10 minutes
Cook Time: 30 minutes
Total Time: 40 minutes

Receita deliciosa de arroz de espinafre, Perfeita não só para o dia a dia como também para cardápios especiais.

Ingredients

  • 4 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 xícara de arroz (para esta receita usamos o parboilizado)
  • 1/2 xícara de espinafre processado
  • aproximadamente 1 colher de chá de sal

Instructions

  1. Comece preparando o espinafre. Para a quantidade indicada, possivelmente você vai precisar de 2 maços de folha aproximadamente.
  2. Após limpar as folhas, leve para cozinhar rapidamente em água bem quente. Logo após retirar já transfira para uma tigela com água bem gelada. Então, deixe escorrer por alguns minutos.
  3. Processe então suas folhas até formar quase um creme.
  4. Logo após, comece a preparar seu arroz refogando o alho amassado com o azeite. Assim que o alho começar a ficar levemente dourado, adicione o arroz e deixe fritar por alguns minutos.
  5. Em seguida adicione o espinafre processado e misture bem. Finalize adicionando 2 xícaras de água quente e o sal.
  6. Quando a água começar a ferver, tampe sua panela e deixe eu arroz cozinhar até estar bem macio. Caso seja necessário, adicione um pouco mais de água para terminar o cozimento.

Notes

Aqui finalizamos com alho picado e torrado, mas esse passo é totalmente opcional.

Mais receitas de arroz super deliciosas

  • Essa versão a grega é simplesmente perfeita, além de ser super fácil de fazer;
  • Da mesma forma, esse arroz de forno vai te conquistar na 1ª garfada;
  • E, sem dúvidas, esse arroz com lentilha é uma opção deliciosa para experimentar.

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Arroz com espinafre

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *