Categorias
Acompanhamentos Quero Comida de Verdade Receitas saudáveis Vegetarianas

Purê de banana da terra

Para variar no acompanhamento

Eu confesso que eu amo esse purê de banana da terra. Isso porque, além de eu adorar misturar banana na comida, ele é super fácil de fazer e fica delicioso.

Sem dúvida é um acompanhamento perfeito para quando você fizer peixe. Mas também combina com outras preparações, com frango, carne e principalmente bolinhos veganos.

Banana da terra

Antes de mais nada, nem tente fazer essa receita com outro tipo de banana. Isso porque para conseguir o sabor, a textura e a cor desse purê somente com esse tipo da fruta.

Para quem nunca experimentou essa banana é deliciosa mas precisa ser cozida ou assada antes de ser consumida. Com sabor um pouco menos adocicado e um toque de acidez, ela é perfeita para incluir em ensopados, moquecas e claro, para fazer purê.

Como fazer o purê de banana perfeito

Na verdade, é possível fazer o purê somente com a fruta cozida e um pouco de água. E certamente ficará uma delícia.

Mas aqui, vou passar uma receita ainda muito simples, mas com um pouco mais de sabor. Além disso, algumas dicas vão te ajudar a fazer o purê mais delicioso que você já experimentou, como por exemplo:

  • Escolha bananas bem maduras. Dessa maneira o seu purê ficará ainda mais gostoso;
  • Separe um pouco da água do cozimento. Ela vai ser super importante na hora de dar o ponto certo ao seu purê. Por possuir muito amido, você vai perceber que sem incluir nenhum líquido seu purê vai virar um creme bem grosso;
  • Você pode usar caldo ou leite de coco também. Ao invés da água, você pode usar um caldo de legumes e até leite de coco, porém ambos vão alterar um pouco o sabor. Mas não que isso seja ruim;
  • Adicione sabores. Aqui, usei a manteiga, o curry e a pimenta do reino para incrementar meu purê. Mas você pode dar seu toque pessoal. Açafrão, ervas frescas como salsa e coentro, assim como gengibre são opções deliciosas;
  • Sem manteiga para uma versão vegana. Como falei a manteiga é totalmente opcional. Caso deseje fazer uma versão sem nenhum ingrediente de origem animal, você pode adicionar um pouco de azeite ou até mesmo manteiga de coco;
  • Sirva bem quente. Isso porque, por causa da quantidade de amido da banana, quando esfriar, seu purê ficará bem firme. Caso isso aconteça, basta adicionar água até voltar a textura que deseja.

Receita de purê de banana da terra

Purê de banana da terra
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Super fácil de fazer, esse purê de banana da terra é delicioso e fica uma delícia combinado com peixes.
Autor: naminhapanela.com
Serve: 4 porções
Ingredientes
  • 3 bananas da terra (aproximadamente 500g);
  • ½ colher de sopa de manteiga;
  • 1 colher de chá de curry em pó;
  • sal e pimenta do reino moída na hora a gosto.
Modo de Preparo
  1. Para começar, descasque e corte suas bananas em pedaços e leva para cozinhar em bastante água até que fiquem bem macias;
  2. Reserve pelo menos 1 xícara da água do cozimento para dar o ponto do seu purê;
  3. Em seguida, processe as bananas ainda quentes adicionando a água aos poucos até dar o ponto que você deseja;
  4. Logo após adicione a manteiga, o curry e volte para o fogo baixo por mais alguns minutos. Acerte o sal e a pimenta a gosto.
3.5.3251

Receitas para servir junto com o purê

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Ver arquivo

2 respostas em “Purê de banana da terra”

“Com sabor um pouco menos adocicado e um toque de acidez”??? Essa é a banana mais doce que existe. Basta deixar que ela fique bem madura ( a vantagem é que ela é mais resistente e mesmo que a casca fique preta, ela continua íntegra e deliciosa). Grelhada com uma colher de manteiga, muçarela derretido por cima e polvilhada com canela, hummmm! Diliça!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que acharam:  

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.