Homus de pimentão vermelho

Um acompanhamento delicioso e fácil de fazer

Com toda a certeza esse homus de pimentão vermelho vai te conquistar primeiro pela cor e depois, ainda mais, pelo sabor. Fácil de fazer e super nutritivo é uma ótima opção não só para lanches como também para acompanhar refeições.

Pasta de grão de bico

O homus é um preparo de origem árabe que tradicionalmente tem como base o grão de bico, o tahine, azeite, limão e alho. Porém há inúmeras possibilidades de incrementar sabores e cores à sua pasta.

Ela na versão tradicional já é uma delícia (confira aqui como fazer), mas com toda a certeza incrementar com outros sabores deixa essa pastinha ainda mais deliciosa.

O que é tahine?

Nos últimos anos esse ingrediente tem se tornado cada vez mais comum no dia a dia de quem busca uma alimentação mais saudável. Isso porque ele é extremamente nutritivo.

O tahine é uma pasta feito com sementes de gergelim torradas. É uma fonte de gorduras boas, além de ser riquíssima em cálcio de origem vegetal. Além disso, tem um sabor delicioso e pode ser servido puro com biscoitos, pães e saladas.

E sem dúvida, é um ingrediente bastante utilizado na culinárias árabe, sendo incluído não só no homus, como também no falafel, baba ganoush entre outros.

Homus de pimentão vermelho

Como assar o pimentão

Certamente a forma que você vai preparar o seu pimentão para essa receita vai fazer toda a diferença.

Para começar, você deve limpa-lo bem e retirar completamente não só as sementes como também as películas brancas da parte interior.

Logo após, leve seu pimentão para assar, em uma forma untada e em fogo alto. Quando a pele começar a criar bolhas e pontos mais escurecidos, retire o mesmo do forno e envolva com papel alumínio por 15 min.

Por fim, retire a pele completamente.

Dicas para preparar um homus delicioso

Eu sou tão viciada em homus que é provável que, por aqui, sempre tenha uma pasta pronta na geladeira. E com essas dicas, você não só vai preparar um delicioso homus como também vai fazer ele durar ainda mais:

  • Pré preparo do grão de bico: com toda a certeza essa é a parte mais demorada de todo o processo. Isso porque, o ideal é que você deixe seu grão de bico de molho por no mínimo 12h. Porém, por aqui, geralmente deixo de 24 a 48h para ajudar na digestão;
  • Tenha sempre grão de bico cozido e congelado: com toda a certeza, depois desse tempo de molho, seu grão de bico estará cozido em pouco tempo. Mas, para facilitar eu sempre preparo meu grão de bico em quantidades maiores e guardo em porções com um pouco da água do cozimento;
  • Para um sabor mais delicado, cozinhe o alho junto com o grão de bico: dessa forma o sabor dele estará presente, porém será muito mais delicado ao paladar;
  • Adicione o limão somente na hora de servir: Certamente o azedinho de limão combina perfeitamente com o sabor do homus, porém, com a adição do mesmo, sua pasta tem a validade diminuída. Dessa maneira, deixe para incluir o suco do limão somente na hora de servir.

Receita homus de pimentão vermelho

Homus de pimentão vermelho
Yield: 6 porções

Homus de pimentão vermelho

Prep Time: 10 minutes
Total Time: 10 minutes

Essa receita de homus de pimentão é deliciosa e super fácil de fazer. Perfeita para acompanhar uma torradinha ou até mesmo um kibe bem gostoso.

Ingredients

  • 2 xícaras de grão de bico cozido;
  • 1/4 xícara de azeite;
  • 1 colher de sopa de tahine;
  • 1 pimentão vermelho pequeno assado e sem pele;
  • 2 dentes de alho - eu uso cozido, mas pode usar cru também;
  • 1 colher de chá de sal;
  • pimenta do reino a gosto;
  • suco de limão a gosto.

Instructions

  1. No liquidificador ou processador junto o grão de bico, o azeite, o tahine, o pimentão e o alho e bata até formar uma pasta uniforme;
  2. Caso queira deixar sua pasta menos grossa vá adicionando aos poucos a água do cozimento até chegar na textura desejada;
  3. Por fim, adicione o sal e a pimenta do reino. O suco de limão pode ser adicionado na hora de servir.

 

Dicas de acompanhamento para o seu homus

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

como fazer homus de pimentão


Quer saber mais sobre comida de verdade?

Já conhece nosso projeto sobre comida saudável bem como nutritiva? Nos canais do Quero Comida de Verdade você encontra conteúdo exclusivo pensado para te ajudar no dia a dia.

Você pode fazer parte através dos canais:

Quero Comida de Verdade

 

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *