Categorias
Entradas e Petiscos Risotos

Bolinho de risoto assado

Receita deliciosa para um aperitivo diferente

Com toda a certeza esse bolinho de risoto assado é uma opção super gostosa para quem ama bolinho de arroz. Além disso, você ainda pode variar nos sabores e deixar ele do seu jeito!

Bolinho de risoto de palmito ou do que mais você quiser

É provável que você já tenha experimentado diversos bolinhos de arroz. Caso ainda não, saiba que o nosso bolinho é uma adaptação do arancinis, versão italiana feito com risotos.

E aqui, preparamos uma versão mais semelhante à italiana. Sendo que a diferença foi que decidimos assar em vez de fritar. Mas, caso prefira a versão mais tradicional, você pode fritar esse aqui também, assim como usar uma fritadeira sem óleo (como air fryer).

Além disso, você pode usar outros sabores de risoto como base. Aqui usamos o de palmito, mas esse de gorgonzola também ficaria uma delícia, assim como esse milanês.

Como empanar perfeitamente

Inegavelmente o detalhe que vai fazer toda a diferença nessa receita é o empanado. Seja para a versão assada como para a versão frita será esse passo o responsável por manter seu bolo no formato, além de trazer mais sabor, assim como a casquinha crocante.

Nessa receita, a grande diferença é que decidimos uma erva desidrata e temperamos a farinha para trazer mais sabor ao nosso bolinho. E certamente isso deixou o sabor ainda melhor.

Aqui, usamos a farinha de rosca, mas você pode usar a panko também, e certamente vai ficar ótimo.

Dicas para assar o seu bolinho

Não só se você escolher a fritadeira sem óleo, como também na escolha por fazer no forno, algumas dicas são super importantes para deixar seu bolinho assado perfeito, como por exemplo:

  • Temperatura certa: É muito importante que tanto a sua fritadeira assim como o seu forno estejam bem quentes antes de você colocar seus bolinhos para assar. Isso ajudará a dar um choque térmico e criará a casquinha por fora;
  • Virar de vez em quando: Diferente da fritura por imersão, quando assamos não conseguimos fazer com que o bolinho seja exposto ao calor da mesma forma em todos os lados. Por esse motivo é importante virá-los na metade do tempo;
  • Saiba que vai ficar diferente mesmo: Eu confesso que geralmente evito o processo de fritura ao máximo, mas inegavelmente não tem como comparar um bolinho assado com um frito. A textura, cor e até mesmo o sabor vai ser diferente. Por isso, não tente comparar. E claro, como falei lá em cima, se preferir frite seus bolinhos.

Receita do bolinho de arroz assado

Bolinho de risoto assado
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Delicioso e fácil de fazer, esse bolinho de risoto assado é perfeito para acompanhar uma cerveja gostosa.
Autor: naminhapanela.com
Serve: 6 porções
Ingredientes
  • 1 cebola pequena;
  • 2 colheres de sopa de azeite;
  • 1 xícara de arroz arbóreo;
  • ½ xícara de vinho branco;
  • Aprox. 2l de caldo de legumes;
  • 150 g de palmito;
  • 100 g de queijo parmesão;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 2 ovos inteiros;
  • farinha de rosca e salsa desidratada para empanar;
  • Sal a gosto e pimenta do reino a gosto.
Modo de Preparo
  1. Comece refogando a cebola cortada em cubos em um fio de azeite. Quando a mesma estiver bem macia, adicione o arroz e deixe “fritar” um pouquinho;
  2. Logo após, adicione, então, o vinho e quando ele começar a reduzir, vá colocando, aos poucos, o caldo de legumes. O ideal é ir colocando o líquido aos poucos e mexer sempre;
  3. Em seguida, com o arroz já macio, adicione o palmito cortado bem pequeninho (para facilitar na hora de fazer os bolinhos), o queijo e a manteiga. Acerte o sal, se necessário. Deixe esfriar;
  4. Por fim, faça bolinhos com o arroz, passe pelos ovos batidos e em seguida na farinha de rosca com a salsa;
  5. Leve ao forno em temperatura média e em tabuleiro coberto com papel manteiga por, aproximadamente, 30 min ou até que fiquem levemente dourados, lembrando de virar na metade do tempo.
3.5.3251
 

Mais receitas de petiscos deliciosos

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest


Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O que acharam:  

Sair da versão mobile