Categorias
Peixes e Frutos do Mar

Bacalhau com molho branco

Aprenda uma receita super fácil de bacalhau

Com toda a certeza esse bacalhau com molho branco é uma deliciosa opção para preparar o peixe. Super fácil de fazer, com poucos ingredientes e o melhor, rende super bem.

Bacalhau gratinado

Sem dúvida a melhor forma de preparar essa receita é finalizando no forno, para que possa gratinar. Isso porque, a casquinha dourada de queijo que forma por cima, combina perfeitamente com o sabor delicioso do molho branco, assim como com o bacalhau com batatas.

E como eu já disse anteriormente, essa receita é super fácil. Mas pode melhorar. Isso porque você pode deixar ele montado (já com o molho branco e queijo) e gratinar somente na hora de servir.  Ou seja, é uma ótima opção pra não precisar ficar horas na cozinha antes daquele almoço em família.

Varie nos sabores

Eu confesso que gosto muito da simplicidade dessa receita. Mas, com toda a certeza, é possível dar o seu toque pessoal deixando o preparo do seu jeito.

Por exemplo, é possível incluir brócolis à mistura e certamente vai ficar uma delícia. Além disso, você adicionar azeitonas e/ou outros legumes a mistura do refogado de bacalhau e cebola.

Dicas para uma receita de bacalhau sem erros

Antes de mais nada é muito importante você entender que o bacalhau para ficar super gostoso precisa de um pré preparo. Isso porque, possivelmente ele estará salgado e consequentemente, ressecado.

Por isso, eu te indico dar uma olhada nesse post com TODAS as dicas para você preparar o seu bacalhau perfeitamente.

Além disso, confira mais dicas para deixar o seu bacalhau com molho branco ainda mais perfeito:

  • Não deixe de hidratar seu peixe, já que esse simples passo vai deixar a sua receita ainda mais gostosa e as lascas ainda mais macias;
  • O azeite é o ingrediente essencial. Além de muito sabor, ele vai ajudar a deixar seu gratinado mais molhadinho;
  • O molho branco trazendo ainda mais sabor. Aqui você pode conferir todas as dicas para fazer um molho branco incrível. E vai por mim, ele é o que vai trazer ainda mais sabor ao seu gratinado;
  • Cozinhe as batatas na última água do bacalhau. Você precisará ferver o bacalhau até eliminar o excesso de sal. Não descarte a última água e use a mesma para cozinhar suas batatas. Dessa maneira, elas ficarão ainda mais gostosas.
  • Escolha um bom queijo. Como falei anteriormente, essa receita leva poucos ingredientes. Por isso, cada um deles tem um papel importante na construção de sabor. E o queijo, além de ajudar a gratinar, vai trazer ainda mais sabor. Por isso, escolha um queijo de qualidade;
  • Forno em alta temperatura pra gratinar. Esse bacalhau não precisa ficar muito assando, afinal, ele só precisará gratinar. Por isso, pré aqueça bem o forno e mantenha em alta temperatura durante todo o tempo.

Receita de bacalhau com molho branco

Yield: 8 porções

Bacalhau com molho branco

Prep Time: 40 minutes
Cook Time: 20 minutes
Total Time: 1 hour

Delicioso, com poucos ingredientes e fácil de fazer, esse bacalhau com molho branco é, com toda a certeza, uma receita deliciosa para almoços em família.

Ingredients

Para bacalhau

  • 1 kg de bacalhau dessalgado e desfiado;
  • 2 batatas médias cortadas em cubos e cozidas;
  • 1 cebola grande;
  • 1/4 xícara de azeite;
  • 1/4 xícara de cebolinha ou salsa fresca;
  • aproximadamente 100 g de queijo parmesão para gratinar;
  • sal e pimenta a gosto

Para o molho branco

  • 500 ml de leite integral em temperatura ambiente;
  • 1 e ½ colher de sopa de farinha de trigo;
  • 1 e ½ colher de sopa de manteiga;
  • noz moscada e sal a gosto.

Instructions

    Para molho branco

    1. Comece derretendo a manteiga em fogo baixo e logo após adicione a farinha de trigo;
    2. Misture bem até formar um creme bem grosso;
    3. Em seguida, adicione o leite aos poucos, mexendo sempre para não empelotar;
    4. Adicione então a noz moscada (de preferência moída na hora) e o sal;
    5. Por fim, em fogo baixo e mexendo de vez em quando, deixe cozinhar de 8 a 10 min até formar um creme mais espesso e liso.

    Para o bacalhau

    1. Comece refogando a cebola cortada em fatias bem finas no azeite. Quando as mesmas estiverem mais macias, retire do fogo e misture o bacalhau e as batatas. Acerte o sal, adicione pimenta a gosto e por fim, misture a cebolinha ou salsa;
    2. Arrume na travessa que irá servir, adicione o molho branco por cima do refogado e em seguida, finalize com o queijo ralado;
    3. Leve ao forno em temperatura alta para gratinar.

    Você fez essa receita?

    Deixe um comentário ou poste sua foto

    O que servir de acompanhamento?

    Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

    Por Cami

    A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

    Ver arquivo

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.