Categorias
Doces e Sobremesas

Pipoca doce

Como fazer pipoca doce perfeita

Se você também ama pipoca doce, certamente vai adorar essa receita. Super fácil de fazer, crocante e deliciosa. E o melhor, reunimos aqui super dicas para você fazer a pipoca perfeita.

Receita fácil

É provável que você já tenha visto diversas formas de preparar pipoca doce por aí. Mas confesso que acho muito trabalhoso o processo de estourar a pipoca para só depois misturá-la em uma calda. Desse modo fui testar formas práticas de preparar essa delícia sem tanto trabalho.

Como resultado dos meus testes, tudo que você vai precisar é de uma panela, melhor ainda se for uma pipoqueira, bem como ingredientes simples como milho, água, açúcar e óleo.

Açúcar Demerara X Açúcar Branco

Antes de mais nada é importante dizer que essa receita vai dar certo com qualquer um dos 2 tipos de açúcar. Mas de fato, eu prefiro a versão com o açúcar demerara e vou te explicar porque!

Caso você ainda não saiba, o açúcar branco é um composto que não contém somente a cana de açúcar refinada. Pelo contrário, o açúcar demerara tem como único ingrediente a cana de açúcar minimamente processada. Ou seja, com toda a certeza o 2ª tipo é uma opção mais interessante para você.

O uso da versão demerara não altera o sabor final, nem a textura. A única questão que é importante destacar é que esse tipo de açúcar apresenta uma variação de cores, e que isso, de fato, pode interferir na cor da sua pipoca doce.

Caso você queira manter a cor caramelada tão característica dessa receita, inegavelmente o ideal é buscar uma opção de açúcar um pouco mais escura.

Dicas para a pipoca doce perfeita

Sem dúvida, essa é uma receita super simples e fácil de fazer. Mas algumas super dicas vão te ajudar a ter menos trabalho ainda na hora de preparar essa delícia, como por exemplo:

  • Pipoqueira, a melhor panela pra fazer pipoca. De fato a pipoqueira é o melhor investimento para quem ama pipoca. E, principalmente, para fazer pipoca doce. O fato de você conseguir ficar mexendo o tempo todo ajuda muito no processo;
  • Fogo alto sempre! É provável que essa dica possa causar um pouco de estranhamento, já que o primeiro pensamento pode ser: vai queimar. Mas acredite em mim, você quer que sua pipoca fique o menor tempo possível no fogo e a alta temperatura vai fazer os milhos estourarem mais rápido e melhor;
  • Não pare de mexer. Sim você vai precisar mexer o tempo todo! Isso vai fazer com que as pipocas estouradas subam e os grãos desçam para ter mais contato com a parte mais quente da panela. Como falei, com a pipoqueira esse passo é bem mais fácil. Mas caso vá utilizar uma panela normal, escolha uma de fundo grosso e com a ajuda de luvas, agite sua panela durante todo o tempo que a mesma estiver no fogo;
  • Tenha paciência. Inegavelmente a pipoca doce demora um pouco mais para ficar pronta. Principalmente na 1ª parte do processo, quando você espera as primeiras pipocas estourarem para só então tampar. Além disso, depois que começa a estourar não dá pra ficar longe da panela, já que você vai ter que mexer o tempo todo;
  • Mantenha seus ouvidos sempre atentos. Dessa maneira você vai conseguir perceber quando o tempo entre um estouro e outro aumentar e nessa hora você precisa tirar sua pipoca do fogo!
  • Espere sua pipoca esfriar. Certamente uma das dicas mais importantes. Assim que sair da panela suas pipocas estarão molengas. Dessa maneira, transfira as mesmas para um tabuleiro, aguarde alguns minutos e então solte-as com as mãos ;-)

Receita pipoca doce fácil e descomplicada

Pipoca doce
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Uma receita super simples e deliciosa de pipoca doce. Como resultado uma versão crocante e doce na medida certa.
Autor: naminhapanela.com
Serve: 4 porções
Ingredientes
  • ½ xícara de milho para pipoca;
  • ½ xícara de açúcar;
  • ¼ xícara de água;
  • ¼ xícara de óleo.
Modo de Preparo
  1. Numa panela, de preferência em uma pipoqueira, misture bem todos os ingredientes;
  2. Em seguida, leve ao fogo alto e com a panela destampada espere os primeiros milhos começarem a estourar;
  3. Logo após, tampe a panela e mexa o tempo todo até o tempo entre um estouro e outro aumente;
  4. Por fim, transfira sua pipoca para um tabuleiro e deixe esfriar antes de desgrudar e servir.
3.5.3251
 

Mais pipoca

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest


Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Ver arquivo

2 respostas em “Pipoca doce”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que acharam:  

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.