Torta salgada sem ovo

Aquela receita fácil que agrada a todos

Torta salgada é aquela receita queridinha que certamente todo mundo gosta. Além disso, em geral, é bem fácil de fazer. Essa receita, além de super fácil de fazer e super barata, não leva ovos. E, certamente, fica maravilhosa!

Inclusive, caso você não me conheça, me chamo Isabela e, como sou vegana, trago sempre receitas 100% vegetais por aqui. Você pode ver as outras receitas que já postei clicando aqui.

Não precisa fazer receitas sem derivados de animais só se você for vegana(o) ou alérgica(o). Na verdade, quanto menos derivados de animais você usar, mais a sua saúde, o meio ambiente e os animais certamente agradecerão.

Torta salgada sem ovo

Ingredientes simples

A receita da massa da torta salgada leva farinha, óleo, linhaça (que hoje em dia é super fácil de encontrar), água, sal e fermento. Mas, se você quiser dar um toque a mais, pode colocar alho em pó e cúrcuma (totalmente opcionais). Além disso, nem precisa sujar o liquidificador!

Para fazer o recheio você pode usar os ingredientes que tiver em casa, inclusive sobras de legumes que estão rolando pela geladeira. Da mesma forma, você pode usar seleta de legumes se tiver com muita pressa. Mas com toda a certeza fica ainda mais gostoso com  vegetais frescos.

Torta salgada sem ovo

Sugestão de recheio para a sua torta

Como falei, você pode rechear com o que você quiser e tiver em casa. Mas para te inspirar deixo uma base de ingredientes:

  • 2 xícaras de pimentão vermelho em cubos
  • 1 xícara de cebola roxa picada]
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 cenouras médias raladas
  • 1 xícara de tomate em cubos
  • 2 xícaras de ervilha
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Para preparar, basta refogar o pimentão, a cebola e o alho num fiozinho de azeite (se quiser colocar cru, dá certo também) e por fim, misturar a cenoura, a ervilha (usei ervilha fresca congelada e fervi ela antes de usar), o tomate e um pouco de sal e pimenta do reino.

Gostosa quente, maravilhosa fria

Eu sou do time que prefere torta salgada fria. A massa fica mais encorpada, mais saborosa, além de firme na medida certa… Por isso, sempre prefiro esperar esfriar pra comer.

Aliás, é a receita perfeita pra levar (não nas condições atuais de pandemia, é claro) no picnic, reuniões de famílias e amigos, comemoração da empresa, etc. Todo mundo ama e acaba bem rápido!

Torta salgada sem ovo

Vamos à receita?

Essa receita é de uma torta bem grande! Aqui costumo fazer metade e uso uma forma retangular 20x30cm.

Torta salgada sem ovo
Yield: 6 porções

Torta salgada sem ovo

Prep Time: 10 minutes
Cook Time: 45 minutes
Total Time: 55 minutes

Deliciosa essa torta salgada sem ovo é uma opção deliciosa para um almoço ou lanche. E o recheio pode ser o que tiver na geladeira!

Ingredients

  • 2 colheres de sopa de linhaça triturada + 1/3 xícara de chá de água;
  • 3 xícaras de farinha de trigo;
  • 2 xícaras de água;
  • 1 xícara de óleo ou azeite;
  • 2 colheres de chá de sal;
  • 2 colheres de sopa de fermento;
  • 1/2 colher de chá de cúrcuma (opcional, para dar uma corzinha);
  • 1 colher de chá de alho em pó (opcional).

Instructions

  1. Comece untando a forma com óleo e farinha e liguei o forno para pré-aquecer a 200°C;
  2. Em seguida, prepare o gel de linhaça, que ajuda a substituir o ovo. Para isso, basta misturar a linhaça com a água e deixar descansando uns 10 minutos;
  3. Para fazer a massa, misture todos os ingredientes numa tigela (gosto de deixar o fermento para misturar por último) e mexa bem com um fouet;
  4. Logo após, coloquei metade da massa na assadeira, o recheio, cobra com o restante da massa e espalhe ebm com uma colher;
  5. Asse por 35-45 minutos (depende só seu forno) até ficar dourada;
  6. Sirva em seguida ou espere esfriar para cortar.

E essa belezinha fica assim:

Torta salgada sem ovo

Mais receitas deliciosas

Caso você queira fazer a torta sem glúten, pode usar essa receita de mix de farinhas. Cada xícara de farinha equivale a 1 xícara do mix.
E se quiser aproveitar o forno e já assar um bolinho, recomendo esse de chocolate ou esse de cenoura com laranja. Todos sem ovo também :)

Se fizer, me conta lá no instagram @to_comendo e também no @naminhapanela.


Quer saber mais sobre comida de verdade?

Já conhece nosso projeto sobre comida saudável bem como nutritiva? Nos canais do Quero Comida de Verdade você encontra conteúdo exclusivo pensado para te ajudar no dia a dia.

Você pode fazer parte através dos canais:

Quero Comida de Verdade

By Isa

A Isa é baiana, comilona de carteirinha, vegana, ama simplificar a culinária e valoriza muito comida feita em casa. Prefere mil vezes gastar dinheiro com ingredientes do que com restaurantes, adora misturar doce com salgado e sempre vai dormir pensando no que vai comer no dia seguinte.

12 comments on “Torta salgada sem ovo”

Gente deu errado o meu kkkk, eu quase coloquei fogo na casa, fui colocar no microondas ele tava liguido ai coloquei 2 MINUTOS quanto vi tava saindo fumaça e com um cheiro lindo e estrago a minha vasilha kkkkk socorro

Essa receita ficou divina!!!
Fiz com recheio de soja.
Realmente me surpreendeu e a partir de agora só irei fazer ela.
Pena que não é possível enviar foto.

Isa/Cami, tudo bem? Quero fazer essa receita com farinha integral no lugar da branca, sabem se da certo? Vi (no wikihow kk) que só preciso diminuir a quantidade ao substituir pq a integral é mais densa, aí lá tem a proporção certinha. Mas queria saber se por acaso vcs já fizeram assim.

Eu tenho a massa pronta de torta salgada e nos ingredientes manda colocar 400ml de leite vegetal e bate no liquidificador, posso colocar água ao invés do leite?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *