Filé mignon com páprica e pimenta do reino

Uma forma diferente de preparar o corte de carne mais nobre

Essa receita de filé mignon com páprica e pimenta do reino, além de super fácil de fazer é de fato uma delícia. Além disso, traz um toque de sabor diferenciado ao preparo mais tradicional desse tipo de corte.

Filé mignon com páprica e pimenta do reino

Como preparar um bom filé mignon

Antes de mais nada é importante dizer: é preciso ter cuidado na hora de preparar esse corte de carne. Isso porque, ele é um corte que precisa de uma atenção especial na hora do preparo, como por exemplo:

  • O ideal é servir o filé mal passado ou ao ponto. Isso porque são nesses pontos que a carne fica mais apetitosa e realmente macia;
  • Temperos simples inegavelmente são os melhores. Desta forma, você vai realçar o sabor desse corte;
  • Respeite o passo a passo. Afinal, nós testamos antes para você ter o melhor resultado :-)
  • Deixe a carne descansar por alguns minutos antes de fazer os cortes. Dessa maneira, você deixará ela ainda mais apetitosa.

Como saber o ponto do meu filé

Para saber se o seu corte está no ponto, a principio, você vai precisar de um termômetro culinário. Hoje em dia já é possível encontrar opção para utilização caseira com preços acessíveis. Por aqui preferimos essa versão digital por não precisar furar a carne e dessa maneira, sair o suco. Mas o de espetar também tá valendo!

Para acompanhar, as temperaturas de cada ponto são:

  • Mal passado – 48-68° C
  • Ao ponto para mal passado – 54-57° C
  • Ao ponto – 60-62 ° C

Como você pode perceber, as temperaturas do interior da carne são relativamente baixas. Ou seja, é muito importante, que você asse seu por pouco tempo para manter a suculência.

Filé mignon com páprica e pimenta do reino

Como servir o seu filé

Como vamos preparar o filé inteiro, a crosta de tempero ficará mais presente na camada externa da carne. Dessa maneira, sempre indicamos finalizar com flor de sal, assim você adiciona mais sabor e realça ainda mais os temperos.

Como acompanhamento, com toda a certeza os legumes assados são as melhores opções. Para acompanhar essa receita, assamos nossas batatas de forma super simples, finalizando com alecrim e ficou perfeito. Mas você pode servir com outros tipos de acompanhamento, como por exemplo:

Receita Filé mignon com páprica e pimenta do reino

Filé mignon com páprica e pimenta do reino

Filé mignon com páprica e pimenta do reino
Yield: 4 porções

Filé mignon com páprica e pimenta do reino

Prep Time: 20 minutes
Cook Time: 10 minutes
Total Time: 30 minutes

Aprenda o passo a passo para preparar um filé delicioso!

Ingredients

  • Peça de aproximadamente 1 kg de Filé Mignon;
  • 1 colher de sopa de pimenta do reino moída na hora;
  • 1 colher de sopa de páprica doce;
  • 1/2 colher de sopa de sal;
  • 3 colheres de sopa de azeite;
  • 1 e 1/2 colher de sopa de manteiga.

Instructions

  1. Comece esquentando uma frigideira ou panela grande e adicione a manteiga e o azeite;
  2. Quando estiver bem quente, adicione a sua carne, deixando selar de todos os lados, regando de vez em quando com a gordura;
  3. Misture então a pimenta do reino, a páprica e o sal, e fora do fogo, esfregue essa mistura de temperos em volta de todo o pedaço de carne;
  4. Logo após, enrole seu pedaço de carne em papel alumínio ou papel celofane próprio para assar, apertando bem para manter o formato arredondado. O ideal é que você faça pelo menos 4 camadas de papel;
  5. Leve então ao forno, por 7 a 10 min em temperatura média de 210ºC. 7 minutos para a carne mal passada e 10 min para ao ponto;
  6. Para finalizar, deixe a carne descansar por pelo menos 5 min antes de fazer os cortes;
  7. Sirva com esse molho de mostarda.


By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *