Categorias
Doces e Sobremesas

Cocada cremosa de forno

Receita fácil e deliciosa para variar na sobremesa

É provável que vocês já tenham visto inúmeras receitas com coco nesse blog. Inegavelmente eu amo usar esse ingrediente. E essa cocada cremosa de forno, é mais uma opção para você se deliciar.

Para comer quente ou geladinha

A melhor parte dessa receita, certamente é a versatilidade, já que é possível servir quente (e quem sabe acompanhando de uma bola desse sorvete de doce de leite) ou gelada (acompanhada de chantilly).

Eu particularmente prefiro a versão gelada, pois pra mim, dá uma acentuada na doçura.

Caso prefira a versão quente, mas não queira deixar para assar somente na hora de servir, você pode deixar para esquentar por 1 minuto no micro-ondas que vai ficar perfeito.

Coco queimado para a cobertura

Para finalizar a minha cocada eu escolhi o coco queimada, não só porque traz ainda mais sabor, como também adiciona uma textura levemente crocante ao doce.

Porém, você pode optar por não finalizar com nada (principalmente se for servir com o sorvete ou chantilly) ou até mesmo adicionar outra cobertura de sua preferência. Minhas sugestões são: um doce de leite bem gostoso ou até mesmo um ganache de chocolate amargo.

Para fazer o coco queimado adicionei, em uma panela 1 colher de chá de manteiga sem sal e quando ela tinha derretido, adicionei 50g de coco ralado seco. Então, basta mexer sempre para não queimar e deixar esfriar um pouco antes de adicionar à sua cocada.

Dicas para fazer a cocada de forno perfeita

  • Você pode optar por fazer em uma travessa única, assim como em porções individuais. Eu geralmente prefiro a última opção, assim eu consigo manter a umidade mais uniforme;
  • Prefira sempre usar o coco ralado sem açúcar, porém, caso goste de sabores bem adocicados não haverá nenhuma mudança de textura ao utilizar a versão adocicada;
  • Geralmente utilizo a manteiga com sal mesmo. Eu gosto do resultado que um toque de sal traz a receita. Porém, se a sua manteiga estiver muito salgado, pode ser melhor optar por uma versão sem sal;
  • Acompanhe o tempo de forno, você quer sua cocada cremosa e se ela ficar tempo demais no forno, pode ser que fique ressecada.

Receita da cocada de forno cremosa


Cocada cremosa de forno
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Super cremosa e fácil de fazer, essa cocada de forno é simplesmente deliciosa.
Autor: naminhapanela.com
Serve: 6 porções
Ingredientes
  • 1 lata de leite condensado;
  • 2 gemas;
  • 1 medida da lata de leite integral;
  • 150g de coco ralado;
  • 1 colher de sopa de manteiga ;
Modo de Preparo
  1. No liquidificador, misture o leite condensado, as gemas, o leite e o e coco ralado e bata bem;
  2. Logo após, passe sua massa para o refratário e leve ao forno em temperatura baixa por aproximadamente 40min ou até que esteja bem firme;
  3. Caso deseje servir quente, deixe esfriar por alguns minutos e sirva em seguida. Caso deseje gelado, deixe na geladeira por no mínimo 6h.
3.5.3251

Mais receitas para quem ama coco


Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O que acharam:  

Sair da versão mobile