Geleia de manga e maracujá

Uma receita para você aprender a fazer geleia

Essa receita é definitivamente deliciosa! O aroma e o sabor dessa geleia de manga e maracujá com toda a certeza vão te deixar apaixonado.

Geleia de manga e maracujá - naminhapanela

Como fazer geleia

Eu amo fazer geleias. Isso porque a mágica de transformar poucos ingredientes em uma textura tão diferente é incrível.

Para começar, eu preciso dizer para você: fazer geleia não é difícil, mas pode ser mais trabalhoso, isso porque dependendo da técnica que você escolher você vai precisar gastar um pouco mais de tempo na cozinha.

As técnicas para fazer geleia

Lembrando que, aqui, vou falar de algumas das minhas experiências. Vou explicar as formas que já fiz geleia caseira, como por exemplo:

  • Usando maçã para a base: A pectina é uma das frutas com a maior quantidade de pectina que existe. E por isso, fazer uma base com a fruta, traz uma textura incrível a qualquer geleia que você escolher. Além disso, por ser uma fruta com grande quantidade de açúcar, você pode aliviar na quantidade desse ingrediente.
    Dê uma olhada nessa receita.;
  • Açúcar e frutas: Certamente a forma mais simples de fazer geleia. Porém, com certeza você vai precisar de muito tempo para chegar numa textura mais firme. Além disso, é necessário um pouco mais de açúcar para firmar bem;
  • Com chia: Para quem busca uma opção mais saudável, basta adicionar chia a calda de frutas. Como a semente incha e cria uma camada gelatinosa em volta dela mesma, dessa maneira você consegue uma versão até mesmo sem açúcar e super saudável de geleia;
  • Adicionando Pectina: permite trazer a textura de forma rápido e fácil, sem necessidade de exagerar no açúcar.

Geleia de manga e maracujá - naminhapanela

O que é pectina

Mas afinal, o que é pectina?

A Pectina é uma fibra encontrada em alguns alimentos, ou seja, é de origem natural, que tem a capacidade de trazer textura cremosa à uma receita.

Além disso, ela traz brilho e aumenta a durabilidade da sua geleia.

É possível encontrar na forma líquida ou em pó. Fora do Brasil, é possível encontrar alguns tipos de açúcar com o ingrediente já misturado.

É um ingrediente que não é muito barato, mas como você usa muito pouco por receita, tem um alto rendimento.  Em geral, a quantidade recomendada é uma proporção de 5 partes de açúcar para 1 parte de pectina, mas essa quantidade pode mudar de acordo com a sua receita. Por isso, minha dica é sempre começar com uma quantidade menor e ir adicionando conforme a necessidade.

Outra dica importante é que ela deve ser misturada ao açúcar , adoçantes ou ao suco de limão antes de ser adicionada a sua calda de frutas, assim ela não formará grumos.

Dicas para a geleia perfeita

  1. Prepare sua geleia em fogo baixo e mexendo sempre;
  2. Muito cuidado, porque geralmente geleia acaba respigando bastante;
  3. Para mim, o açúcar refinado é o que traz a melhor textura, porém já fiz com o demerara também. Além disso, conheço pessoas que já fizeram com adoçantes naturais e também tiveram bons resultados;
  4. Lembre que após esfriar a sua geleia ainda irá firmar ainda mais. Mas, caso depois de fria, você ainda achar sua geleia muito molenga, pode voltar para o fogo sem problema. Assim como se ela ficar muito grossa, retorne para a panela e adicione um pouco de água;
  5. Não deixe de higienizar bem o pote onde guardará a sua geleia, de preferência, ferva o pote e a tampa;
  6. Todas as dicas que dou aqui são para fazer geleias para consumo próprio, para revender é importante conhecer as regras corretas para conservação.

Receita de geleia de manga e maracujá

Geleia de manga e maracujá - naminhapanela

Geleia de manga e maracujá
Yield: 10 porções

Geleia de manga e maracujá

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 30 minutes
Total Time: 35 minutes

Confira a melhor receita de geleia que você já experimentou. O sabor e aroma do maracujá e manga formam uma mistura deliciosa.

Ingredients

  • 1 manga palmier cortada em cubos;
  • 1 xícara de suco de maracujá;
  • 1/2 xícara de açúcar;
  • 1/2 colher de sopa de pectina em pó.

Instructions

  1. Comece cortando a sua manga em cubos. Menores se desejar uma geleia mais cremosa e em pedaços maiores se quiser adicionar mais textura;
  2. Separe 1/4 da quantidade de açúcar e misture a pectina. Reserve;
  3. Em uma panela, misture a manga, o suco de maracujá e os 3/4 de açúcar e em fogo baixo, deixe formar uma calda;
  4. Adicione então, a mistura de açúcar e pectina, e deixe encopar;
  5. Deixe esfriar bem antes de servir.


By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *