Pão de queijo vegano

Pão de queijo vegano é possível!

Oi, me chamo Isabela e venho aqui uma vez por mês trazer receitas veganas deliciosas pra vocês! Já apareceram por aqui receitinhas como leites vegetais caseiros e queijo cremoso de castanhas, por exemplo.

Eu amo pão de queijo, acho ótimo pra comer no café da manhã ou no lanche, mas posso comer em qualquer horário inclusive todos os dias, rs.

Esse pãozinho de queijo vegano é muito gostoso, além de ser uma opção bem mais leve que a receita original. Não contém lactose nem proteína do leite, afinal é uma receita vegana, e por esse motivo também não leva ovos.

Mas se não vai queijo, vai o que?

Essa receita é feita com tofu, que é tipo um queijo feito de soja, contudo, tem um sabor bem neutro e suave. Por isso, o pãozinho não tem um sabor forte de queijo, mas garanto pra você que a experiência como um todo fica bem similar, tanto pelo aspecto, textura, aroma e um pouco do sabor também. Porém, se você tiver acesso a levedura nutricional (nutritional yeast), ela ajuda a dar um saborzinho puxado pro queijo, mas se não tiver não tem problema nenhum.

Recomendo utilizar um tofu orgânico, se possível, ou pelo menos de boa qualidade.

Se não quiser fazer com tofu, dá para fazer com batata, mandioca/aipim, inhame, batata doce… Inclusive, já postei receita no meu site e vou deixar AQUI para você.

E a textura?

Sim, o pãozinho estica (rs)! Na verdade, o que faz o pão de queijo ficar com a textura puxa puxa é o polvilho, não necessariamente o queijo. Claro que a depender do queijo ele pode contribuir na textura, mas garanto que o polvilho dá conta do recado.

Essa é aquela receita que faço sem medo para não veganos, até hoje sempre agradou a todos. Inclusive, muitas pessoas podem até não perceber que são veganos porque eles ficam parecidos com as opções tradicionais congeladas que a gente encontra no mercado.

Aqui vai a receita:

Pão de queijo vegano

Pão de queijo vegano

Prep Time: 4 hours
Cook Time: 35 minutes
Total Time: 4 hours 35 minutes

Pão de queijo vegano Author: naminhapanela.com Prep time: 25 mins Cook time: 30 mins Total time: 55 mins Serves: 30 a 45 unidades

Ingredients

  • 300g de tofu
  • 1 xícara de água
  • 1/3 xícara de óleo ou azeite
  • 1/2 colher de chá de alho em pó
  • 1 + 1/2 xícara de polvilho doce
  • 1 + 1/2 xícara de polvilho azedo
  • 1/4 xícara de nutritional yeast (opcional)
  • 1 colher de sopa de sal (ou a gosto)

Instructions

  1. No liquidificador, bata o tofu com a água e o sal
  2. Em um pote grande, misture todos os ingredientes até obter uma massa lisinha. Se ficar muito seca, adicione um pouquinho mais de água (vá colocando aos poucos). Se ficar muito úmida, coloque um pouco mais dos polvilhos
  3. Unte uma forma grande com óleo, modele bolinhas e vá colocando na forma, sem que grudem uma na outra
  4. Leve para congelar por, pelo menos, 4 horas
  5. Se não for assar todos, passe os pãezinhos para um pote com tampa e mantenha no congelador
  6. Unte uma forma com óleo e farinha (ou use uma manta de silicone ou forma antiaderente) e leve para assar por 25-35 minutos a 220°C (ou até os pãezinhos começarem a dourar)

Você pode assar todos de uma vez ou manter os pãezinhos congelados e ir assando aos poucos. Também é possível saborizar a massa com ervas, por exemplo. Eu gosto bastante de colocar orégano e/ou chia e as vezes recheio com goiabada. Fica delicioso!

Se fizer os pãezinhos, conta pra gente lá no instagram! @to_comendo e @naminhapanela.

By Isa

A Isa é baiana, comilona de carteirinha, vegana, ama simplificar a culinária e valoriza muito comida feita em casa. Prefere mil vezes gastar dinheiro com ingredientes do que com restaurantes, adora misturar doce com salgado e sempre vai dormir pensando no que vai comer no dia seguinte.

1 comment on “Pão de queijo vegano”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *