Bolo gelado de limão

Delicioso e cremoso, você vai se deliciar com esse bolo cremoso

Essa receita é absurdamente boa, daquelas que se come toda de uma vez, sem pensar! Esse bolo cremoso de limão, além de molhadinho é super fácil. E certamente, o ganache de chocolate deixa tudo ainda mais gostoso.

A mistura de limão com chocolate

Esse bolo mistura uma textura leve, cremosa e azedinha com o sabor do chocolate, formando uma combinação incrível.

Certamente, você pode usar sua criatividade e variar na cobertura, mas eu confesso que amo o sabor do chocolate com limão e todas as vezes que fiz esse bolo acabei optando por essa opção.

Mas te garanto que ficará uma delícia com creme de avelã, chantilly (vem ver aqui como fazer) e até mesmo sem nadinha.

Bolo gelado de limão

Dicas para um bolo gelado perfeito

Eu confesso que nunca fui tão fã de bolo gelado. Isso porque a maioria que experimentei fazer ficavam secos depois de ir para a geladeira. Mas depois de fazer essa receita, meus conceitos mudaram completamente.

Certamente o modo de preparo desse bolo influencia bastante no resultado, já que ele é feito em banho maria, o que traz uma textura leve, cremosa e que fica perfeita depois de gelada.

Mesmo sendo uma receita super fácil, algumas dicas irão te ajudar a fazer o bolo perfeito:

  • Não se assuste com a massa. Digo isso porque com a mistura do limão com o leite e a gordura, sua massa poderá ficará parecendo talhada, mas é assim mesmo;
  • Usar uma batedeira pode ser uma boa ideia. Exatamente pelo motivo acima. Dessa forma, ao usar a batedeira será mais fácil conseguir uma massa bem uniforme;
  • Asse em banho maria. Sim, eu já testei fazer esse bolo deixando de lado essa etapa e te garanto, o resultado não é bom;
  • Se for adicionar cobertura, espere esfriar para cortar. Isso porque a massa precisa esfriar para ter mais estrutura para o corte. Caso queira comer quente, o ideal é servir em colheradas;
  • Resfrie na geladeira. Nada de congelador, okay? Já que isso pode deixar seu bolo duro demais.

Bolo gelado de limão

Receita de bolo gelado de limão

Bolo gelado de limão
Yield: 8 porções

Bolo gelado de limão

Prep Time: 10 minutes
Cook Time: 40 minutes
Total Time: 50 minutes

Delicioso e super cremoso, esse bolo gelado de limão é perfeito para todos os momentos do dia.

Ingredients

  • 3 colheres de sopa de manteiga;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 2 ovos;
  • 1/2 xícara de farinha de trigo;
  • 1/2 xícara de suco de limão;
  • 1 xícara de leite;
  • 1/2 colher de sopa colher fermento para bolo.

Instructions

  1. Comece separando as gemas das claras. Bata as claras em ponto de neve;
  2. Logo após, na batedeira comece misturando a manteiga e o açúcar até formar um creme liso e esbranquiçado;
  3. Em seguida, adicione as gemas, a farinha de trigo, o suco de limão e o leite e misture rapidamente até incorporar todos os ingredientes;
  4. Finalize misturando a mão o fermento e as claras em neve;
  5. Transfira a massa em um refratário pequeno untado e leve ao forno, em temperatura média e em banho maria, por 40 a 50 minutos ou até que ao espetar o palito o mesmo volte limpo.

Receitas deliciosas com limão


By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

70 comments on “Bolo gelado de limão”

Camila o que é isso menina! So de olhar já engordei 10 kilos,pq quando eu fizer hoje a noite vou comer a forma inteira!
Camila depois que conheci seu blog nossas refeiçoes mudou muito…obrigada AMO VC!!!!!!!
Bjs

Oieeee… batendo ponto no blog mais gostoso e “sincero” da culinária cibernética kkkkkkk
Camila, dá pra eu enfeitar “aqueles” cupcakes/muffins com esse ganashe???

Vc ta muito chique Cami…
Acabei de ler sobre o “na minha panela” la no face da união… alias, chegando em casa vou fazer aquele doce de banana…

e no final de semana, este bolo!

bjs

sil

oi camila,
hj fiz o pao de cebola, tenho que te confessar que num certo momento achei que nao daria certo (pois tive que acrescentar uma boa quantidade de farinha pra dar o ponto … e deu… MUIIIIIIIIITO CEEEEEERRRTOO, a massa ficou bem leve e deliciooooooooooso!!!
amanha farei esse bolo.
bjssss, e obrigada

Cami!! fiz hj pra sobremesa do jantar, vou confessar… fiz algo errado, ficou muito esquisito…rs! Mas o povo aqui de casa amou, mas eu achei o aspecto do meu medonho…rs! Mas esta quase no fim, e olha que a noite ainda é uma criança.
bjs
Vou tentar de novo!

Camila,
Essa meia xícara de suco de limão equivale a meia xícara de limão espremido purinho ou de um suco diluído em água??
Quero bastante fazer, mas fiquei com essa dúvida…
Beijão!

Camii..como prometi estou voltando aqui pra contar. Ontem não só fiz esse bolo cremoso, como fiz tb o ensopado húngaro (dia de Na minha panela aqui em casa rsrsrs) e nem preciso dizer que os dois ficaram divinos ne?
Meu marido, que é meu grande crítico, lambeu a panela do ensopado que não sobrou nem sombra pra janta e se acabouu no doce aí de cima. E olha realmente ficou uma delíciaaaa, molhadinho, com o chocolate por cima fica divino.

Recebi muitos elogios dele ;)

Parabéns Cami, vc é demais!

Beijos

Cami eu não sei fazer o banho maria direito. Sempre que eu faço entra água na forma do bolo. Aff e aí é um desastre completo. To maluca pra fazer esse hoje. Como eu posso fazer?
Ah e tb vou testar o melhor pão de cebola do mundo!! =D
Ontem eu fiz uma carne de panela com aquele molho de mel e canela. Fez um sucesso que a até a sogra pediu a receita!
Parabéns pelas dicas divinas!!

Evelyn,
Fazendo sucesso com a sogra!!! Muitos pontos ganhos, rs…
é o seguinte, no banho maria vc vai colocar bem pouquinha água, tipo 2 dedinhos… se vc achar que tá secando aí você coloca mais, assim vc não afoga seu bolo :-P

Oi Cami, acredeta que copiei a receita numa folha de papel e não anotei que precisava de uma xícara de leite??
Só percebi quando o bolo já estava no forno…e achei que ele não estava assando. Resultado vou ter que fazer de novo e agora com a receita certa.
bjs

Oi cami,

Então em cima ficou assado e embaixo ficou cru, acho que acabei tirando antes da hora. Mas o gosto estava bom, pensei que ele ficaria tipo um brownie.
bj

Camila,me interessei muito por esse bolo,quero fazer,espero que eu gosto e não me arrependa rssrsrs.Mas a minha dúvida é:eu devo apenas misturar os ingredientes ou bater no liquidificador?bjss

Oi Camila,

Muito bonita sua foto… tá dando água na boca. Posso fazer com qulaquer limão? Siciliano, galego ou tahiti?

Uma abraço

Adoro seu blog

Acabei de fazer esse bolo e ficou sensacional! Não fiz a ganache, porque não tinha o chocolate amargo, mas fiz uma cobertura de limão com açucar e ficou muito bom também!

Adorei a receita e vou repetir sempre!

Ola, fiz a receita e ficou bem mole…será que a proporção do trigo esta correta? é 1/2 xic mesmo? a consistencia nao ficou a mesma da foto e o forno tive que deixar mais tempo…. o gosto ficou ótimo!
obrigada, bjs

Oi, Camila.
Você daria as dimensões exatas da forma? Tenho medo do bolo ficar achatado, pois fico na dúvida do que seja “um refratário pequeno”.
Abç

Camila, fiz o bolo naquele dia mas ficou super azedo, kkkkkk! O ganache ficou ótimo, a consistência do bolo ótima mas ficou super azedo, vou fazer novamente com muito menos limão! Abraços

Camila, acabei de fazer e ficou excelente nunca comi nada igual um delicia, ficou bem parecido com o da foto, o guanache fiz com chocolate em pó e creme de leite pois não tinha o chocolate em barra.Bom demais vou faze-lo mais vezes!

Abraço

cris

Oi Camila,
vc tem como me dizer as medidas em gramas? Pq estou na Irlanda e essa historia de xicara nao tem dado mto certo cmg aki nao!
hahaha…
Estou doida para fazer esse bolo!
Obrigada!

Acho que sei o que deu errado para algumas pessoas. Se colocar muita água no banho maria, o bolo leva séculos para ficar pronto. Depois de 1h30 no forno o meu continuava mole, daí retirei a maior parte da água e aumentei levemente a temperatura. Só assim ele começou a dourar em cima e a ficar mais consistente.

ameiii sua receita, amo cozinhar, principalmente estas delicias, já estou ansiosa pras próximas receitas que estão por vim. Obrigado por compartilhar com a gente esta delicia de receita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *