Hambúrguer de grão de bico

Vai um hambúrguer vegano aí?

Essa receita de hambúrguer de grão de bico é muito gostosinha! Além de ser uma comida proteica, é também leve e saborosa. Inclusive, a depender da farinha usada, é uma receita sem glúten. Além disso é simples e dá pra fazer vários e congelar.

Antes de mais nada, caso você nunca tenha comido um hambúrguer de vegetais, primeiramente esteja aberto a uma experiência diferente, embora prazerosa.

Um pouco sobre o grão de bico

Primeiramente, o grão de bico é uma leguminosa, ou seja, é da família dos feijões e lentilhas, e por isso é um alimento rico em proteínas. É usado em muitas receitas veganas pois é fácil de encontrar, gostoso, nutritivo e também muito versátil (acredita que dá até para usar em receitas doces?).

É um ingrediente muito comum no oriente médio e, felizmente, vem se popularizando no Brasil também. É com ele que fazemos, por exemplo, falafel, que pra mim é uma das comidas mais gostosas do mundo!

Antes de utilizar o grão de bico nas receitas, sempre deixo de molho na água por, pelo menos 12 horas. Porém, como eu costumo ter desconforto abdominal, prefiro fazer um demolho de 30 a 48 horas. Vou sempre trocando a água (sai uma espuma com um odor desagradável, é normal) e antes de colocar na panela de pressão, lavo bastante.

Hambúrguer feito com comida de verdade

Quando falamos em hambúrguer, muitas vezes associamos a alimentos ultra processados, ricos em gorduras saturadas e que não fazem bem para a nossa saúde. Afinal, é o tipo de hambúrguer mais encontrado nos supermercados. Porém, não é o caso da receita de hoje afinal, essa é uma receita caseira feita de vegetais.

Aliás, esse hambúrguer de grão de bico é muito nutritivo, saudável e feito com comida de verdade, sem enganação.

Os acompanhamentos

Embora ele possa servido no pão, eu normalmente como com uma saladinha porque acho que combina super bem. Inclusive, as vezes eu como ele purinho mesmo, como lanche. Adoro! Fica gostoso com alguma pastinha (hummus combina super bem), dá para comer de mil jeitos!

Ao mesmo tempo que também combina com pão, ketchup e batata frita, por exemplo. Claro que não tem gosto de fast food afinal é outra proposta, mas é gostoso, eu juro!

Por fim, acho que deve ficar muito gostoso com essa couve de forno daqui do NMP também.

Prontos para a receita?

Hambúrguer de grão de bico
Yield: 6 unidades

Hambúrguer de grão de bico

Prep Time: 1 hour
Cook Time: 20 minutes
Total Time: 1 hour 20 minutes

Esse hambúrguer de grão de bico não é só delicioso, como também super nutritivo.

Ingredients

  • 1 colher de sopa de linhaça triturada;
  • 3 colheres de sopa de água;
  • 2 + 1/2 xícaras de grão de bico cozido e escorrido;
  • 1 colher de sopa de azeite ou água para refogar;
  • 1 cebola média;
  • 2 dentes de alho;
  • 1/4 xícara de cebolinha picada;
  • 1/4 xícara salsa picada;
  • 1/2 colher de chá de cúrcuma;
  • 1/4 colher de chá de pimenta do reino;
  • 1/2 colher de chá de páprica defumada;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 1/2 xícara de farinha de grão de bico, aveia, arroz ou trigo.

Instructions

  1. Misture a linhaça com a água e reserve, vai formar um gel;
  2. Logo após, numa frigideira, coloque o azeite ou a água, a cebola picada, o alho picado e o tempero verde em fogo baixo. Depois que cozinhar a cebola, desligue;
  3. Bata no processador o gel de linhaça, os temperos da frigideira, os temperos secos e 1/2 xícara de grão de bico até formar uma pasta;
  4. Em seguida, adicione o restante do grão de bico e bata mais um pouco (o suficiente pra triturar o grão de bico, mas sem virar uma pasta). Caso não tenha processador, é só cozinhar o grão de bico até ele ficar bem molinho e amassar bem com um garfo;
  5. Vá adicionando a farinha aos poucos até a massa fixar firme o suficiente para moldar. A quantidade varia de acordo com a umidade dos ingredientes;
  6. Molde os hambúrgueres com a mão e leve para o congelador por, pelo menos, 1 hora antes de cozinhar;
  7. Coloque em uma frigideira antiaderente com um fio de azeite ou óleo (se a frigideira for boa, dá para fazer sem) em fogo baixo, tampe e deixe dourar dos dois lados (em torno de 10 minutos de cada lado). É importante tampar para descongelar e esquentar no centro;
  8. Caso prefira assar, tenha em mente que os hambúrgueres ficarão mais secos, então use menos farinha para dar a liga.

Gostou? Vai fazer? Me conta lá no instagram @to_comendo.

By Isa

A Isa é baiana, comilona de carteirinha, vegana, ama simplificar a culinária e valoriza muito comida feita em casa. Prefere mil vezes gastar dinheiro com ingredientes do que com restaurantes, adora misturar doce com salgado e sempre vai dormir pensando no que vai comer no dia seguinte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *