Cheesecake de chocolate

Um cheesecake para quem ama chocolate

É provável que você se apaixone por esse cheesecake de chocolate logo na primeira colherada. Com uma textura incrível, doce na medida certa e com aquele leve sabor ácido do creme de queijo, é uma sobremesa deliciosa para agradar todos os paladares.

Cheesecake de chocolate - naminhapanela.com

Os segredos para fazer o cheesecake perfeito

De fato, cheesecake é uma das minhas sobremesas favoritas. E por esse motivo, há anos estudo as melhores técnicas para chegar na textura e sabor perfeitos.

Dessa maneira, sem falsa modéstia, sou reconhecida por fazer uns cheesecakes bem gostosinhos. E devo confessar, que prefiro a minha versão do que as que experimentei na terra de origem desse doce.

E para você também não errar, vem anotar as melhores dicas:

  • Bata bem o cream cheese. Dessa maneira ele se transformará num creme fofo que vai fazer toda a diferença no resultado;
  • Use as claras em neve. Dessa forma, você vai adicionar ainda mais ar deixando sua cheesecake super leve;
  • Asse em banho maria. Como a massa é extremamente delicada, é importante que você siga esse passo para um resultado ainda melhor. Caso vá usar uma forma de fundo removível – que é o mais indicado, siga esse passo a passo.

A cobertura perfeita

Cheesecake de chocolate - naminhapanela.com

Certamente, a cobertura faz toda a diferença na hora de preparar um bom cheesecake. Você pode usar a sua criatividade para criar mil combinações.

Por exemplo, para essa versão de chocolate, você poderia finalizar com um bom creme de avelã, uma geleia de frutas vermelhas e até mesmo, para quem gosta de sabores mais neutros, chantilly.

Mas, para manter o sabor intenso de chocolate, preferimos fazer uma versão 100% com esse sabor, desde a casquinha, a massa e principalmente a cobertura.

E para fazer o ganache, derreti 150 g de chocolate meio amargo em 100 ml de creme de leite fresco. Depois do chocolate derretido, basta misturar bem e esperar esfriar um pouco para ficar mais firme. Porém, não leve sua ganache a geladeira, pois será mais difícil espalhar por cima do cheesecake.

Como fazer cheesecake de chocolate

Cheesecake de chocolate - naminhapanela.com

Cheesecake de chocolate
Yield: 8 porções

Cheesecake de chocolate

Prep Time: 10 minutes
Cook Time: 45 minutes
Total Time: 55 minutes

Ingredients

Base:

  • 160 g de biscoito tipo wafer sabor chocolate;
  • 1 colher e meia de de sopa de manteiga;

Cheesecake:

  • 300 gramas de chocolate meio amargo em barra;
  • 200 ml de creme de leite;
  • 3 ovos (separar clara e gema);
  • 300 gramas de cream cheese.

Instructions

    Base:

    1. Dê preferência a um biscoito que seja inteiro sabor chocolate. Em um processador ou liquidificador, processe o biscoito até virar uma “farofinha”;
    2. Misture a manteiga em ponto pasta ao biscoito e logo após, forre um tabuleiro com aproximadamente 15 cm de diâmetro;
    3. Em seguida, leve ao forno, em temperatura média e pré-aquecido, por 10 min. Após esse tempo, deixe esfriar enquanto faz a massa.

    Cheesecake:

    1. Comece derretendo o chocolate junto com o creme de leite (você pode fazer usando o micro-ondas ou então em banho maria);
    2. Enquanto o chocolate esfria um pouco, bata as 3 claras em ponto de neve;
    3. Então, bata as gemas e o cream cheese até formar um creme fofo e mais claro. Em seguida, adicione o ganache de chocolate e por último, e delicadamente, misture as claras em neve;
    4. Despeje a massa na forma com a base de biscoito;
    5. Forre a base da sua forma com papel alumínio e leve a massa para assar em banho maria, e em temperatura baixa, por aproximadamente 45 min ou até que esteja firme. Como a temperatura pode variar de forno para forno, use um palitinho para verificar o ponto. O mesmo deverá voltar com pedacinhos de massa;
    6. Retire do forno e deixe esfriar bem antes de desenformar e colocar a cobertura;
    7. Sirva bem gelado.

     

    Mais receitas de cheesecake


    By Cami

    A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

    4 comments on “Cheesecake de chocolate”

    Ja coloquei os ingredientes na lista pra esse fds!
    Mas vcs falam em calda, mas nao tem receita de calda nesse link…
    Que tipo de calda ficaria boa p essa preparacao? Uma calda tipo de bolo mesmo?

    Nathalia, vc vai amar!!
    No post coloquei algumas sugestões de coberturas e uma receita de ganache tbm! Mas você pode abusar da criatividade <3
    Só não faz nada muito líquido tá? :-*

    Lá no passo a passo da forma de fundo falso, fala de um saco plástico pra envolver a forma antes do alumínio, vc usa esse saco? Onde encontro e qual o nome? Ou posso fazer só com papel alumínio que vai funcionar? Me responda por favor! AGUARDANDO!!!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *