Canjica de leite de coco

É provável que depois de experimentar essa canjica de leite de coco você perceba que dá para comer esse prato tradicional de uma forma diferente.

Essa versão é perfeita não só para quem evita consumir produtos de origem animal, assim como para quem tem alguma restrição, da mesma forma que é uma delícia para quem está aberto a descobrir novos sabores.

Canjica de leite de coco - naminhapanela.com
Essa receita não leva nenhum ingrediente de origem

Deixe seu grão de molho

Para começar, é super importante deixar seu grão de molho. Isso vai ajudar, e muito, não só na diminuição do tempo que você precisará para cozinha-lo, como também para retirar os anti nutrientes do grão.

Eu tenho reforçado bastante sobre a importância desse passo, porque posso te garantir, isso ajudará e muito no seu processo de digestão.

Nesse link aqui, você pode conferir o porquê é tão importante deixar alimentos como grãos e cereais de molho por algumas horas.

O leite de coco como ingrediente principal

Na verdade, o coco vai imperar nessa receita. Isso porque além de substituir o leite, aqui ele entrará para adoçar também na forma de açúcar.

Por aqui usamos a versão caseira de leite de coco, inspirada nesse post aqui. Mas, se preferir você pode usar a versão comprada em mercado. Só fique atento a lista de ingredientes, ok?

Se preferir, você pode trocar o leite de coco por outro leite vegetal de sua preferência, mas só testamos nessa versão.

O que usar para adoçar?

Como falei, por aqui usamos o açúcar de coco para adoçar a nossa canjica. Porém, você pode adoçar como preferir. Lembrando que tanto o açúcar de coco como o mascavo deixarão suas canjicas com mais cor.

Além disso, adicionamos paçoca para deixar mais gostosa (e docinha). Porém, esse adicional é opcional! Se preferir uma opção menos açucarada aposte no amendoim moído sem açúcar.

Como fazer canjica de leite de coco

Canjica de leite de coco - naminhapanela.com
Yield: 6 porções

Canjica de leite de coco

Prep Time: 30 minutes
Cook Time: 20 minutes
Total Time: 50 minutes

Uma versão de canjica sem leite, ou seja, sem nenhum ingrediente de origem animal e incrivelmente deliciosa.

Ingredients

  • 300 g de milho de canjica;
  • 500 ml de leite de coco;
  • ¾ xícara de açúcar de coco;
  • aproximadamente 2 conchas da água do cozimento;
  • cravo e canela em pau a gosto.

Instructions

  1. Comece deixando seu milho de molho por no mínimo 8h. Após esse tempo, escorra e lave bem; Em seguida, leve para cozinhar na panela de pressão com bastante água. Aqui levou aproximadamente 30 min;
  2. Logo após, em outra panela, misture o leite de coco e o açúcar de coco e mexendo deixe o açúcar dissolver completamente. Adicione então os milhos cozidos e aos poucos vá adicionando a água do cozimento para dar o pronto de cremosidade que desejar. Eu usei 2 conchas, porque queria mais cremosa mesmo.
  3. Caso vá utilizar cravo ou canela, você pode adiciona-los no momento do cozimento do milho.

Notes

  • Você pode ir adicionando o açúcar aos poucos para deixar a seu gosto;
  • Essa receita é ótima para ser congelada.

Quer saber mais sobre alimentação saudável?

Quero Comida de Verdade

Já conhece nosso projeto Quero Comida de Verdade? Lá você encontra conteúdo exclusivo, assim como, dicas para uma alimentação mais saudável.

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *