Tomate Pelado – como fazer em casa

Quero Comida de Verdade

Aprenda como fazer tomate pelado em casa

Provavelmente você já comprou uma lata de conserva de tomate pelado por aí e viu o quanto é versátil para o dia-a-dia.

Aqui em casa é um item básico que sempre temos a disposição para salvar dias de jantares preguiçosos. Mas você sabia que fazer em casa é uma ótima forma de preservar tomates maduros?

Eles são super fáceis de fazer e tem sabor superior ao industrializado.

Tudo que você vai precisar é de tomates maduros, embora dê certo com qualquer tipo de tomate o ideal é que se use tomate italiano por conta do seu sabor pouco ácido.

Quais os instrumentos você vai precisar?

  • Uma panela grande. A panela será útil não só para o processo de retirar a pele do tomate como também para selar o frasco que você utilizará na sua conserva de tomate pelado.

como fazer tomate pelado

  • Frascos de vidro esterilizados. Você pode facilmente reutilizar vidros antigos de conserva. Caso queira armazenar fora do freezer ou geladeira o ideal é utilizar tampas novas com o fim de selar o vidro e conservar melhor o tomate pelado.
  • Faca afiada. Para marcar o fundo do tomate.

Enfim, itens simples que certamente você tem em sua cozinha.

Como sei que minhas conservas de tomate estão boas para o consumo.

Garanta que seus potes foram esterilizados antes de colocar o tomate pelado dentro deles, já falamos sobre isso na série de conserva de cenoura anteriormente aqui no blog.

Aqui neste post eu te ensino como criar o vácuo na tampa do recipiente de conserva, impedindo que o ar externo contamine seu tomate pelado.

Feito isso, antes de usar seu tomate pelado verifique se não houve vazamento (isso é um sinal de que algo fermentou e transbordou). Outra verificação importante é apertar o centro da tampa para verificar se o vácuo ainda está válido. Se ao apertar a tampa estiver fofa, é porque o vácuo não está ativo e com isso sua conserva pode estar contaminada.

Outros sinais de deterioração:

  • Os tomates estão desbotados
  • O cheiro é desagradável
  • Há sinais de mofo.

Inegavelmente os tomates não estão bons para o consumo caso uma destas características aparecerem.

Porém se os potes estiverem esterilizados corretamente e o vácuo formado ao envasar sua conserva de tomates, as chances disso acontecer são mínimas. O tomate é acido e o suco do tomate fará o papel de conservante.

como fazer tomate pelado

Como esterilizar os vidros de conserva do tomate pelado?

Você tem vidros de conservas guardados por ai?

  • Certamente, a primeira dica é lavar bem com água e sabão eliminando qualquer poeira ou sujeira que esteja em seu interior.
  • Após isso é só colocar os potes de pé em uma panela que tenha pouco mais que a altura do pote. Preencha o interior de cada recipiente como também os espaços da panela, deixando tudo submerso.
  • Leve para ferver e a partir do momento que aparecer as primeiras bolhas conte 15 minutos.
  • Depois disso retire com uma pinça cada um dos recipientes e coloque para escorrer em um escorredor coberto com um pano limpo.

Outra forma de aumentar a segurança é adicionar 2 colheres (de sopa) de limão ao suco de tomates da conserva, isso aumentará a acidez e garantirá a proteção que seu tomate pelado necessita.

Formatos possíveis para sua conserva de tomate pelado

Inteiros. Este formato preserva o suco e as sementes do tomate dentro deles. Evite potes pequenos para esta preparação pois assim aumentará o espaço entre os tomates necessitando de mais suco de tomate para evitar o ar dentro.

Metades. Desta forma você conseguirá retirar as sementes do tomate e utilizar o suco para preservar suas metades. Se preferir este formato não dispense o suco interior, ele será útil na confecção do líquido que preserva seus tomates pelados.

Em cubos. Esta etapa é uma continuação do formato anterior. Já cortou e retirou as sementes do tomate? Facilite sua vida ainda mais cortando em cubos as metades do tomate.

Purê. Neste caso, retire as sementes e suco do interior do tomate, triture a polpa do tomate pelado e leve ao fogo baixo mexendo sempre. Deixe reduzir o volume pela metade e siga os passos para lacrar a tampa da sua conserva de tomates.

Qual a validade do tomate pelado?

No freezer ou com a tampa lacrada a validade é de um ano igualmente.

Para congelar você não precisa pasteurizar, guarde em um pote hermético o tomate pelado com o suco de tomate em um recipiente hermético ou saco de fecho zip. Mas não se esqueça que desta forma você precisará utilizar  todo o conteúdo descongelado imediatamente. O ideal é utilizar potes de até 500 ml, com a finalidade de que você descongele somente a quantidade de uma lata de tomate pelado, evitando desperdício.

Na geladeira a validade é de até 15 dias em frascos esterilizados e com boa vedação.

Passos para preparar sua conserva de tomate pelado:

Quero Comida de Verdade
Yield: 2 kg

Tomate Pelado - como fazer em casa

Faça em casa com a finalidade de preservar e ter sempre em casa tomate pelado em conserva. Fácil de fazer e infinitamente superior aos molhos de tomate prontos do supermercado.

Ingredients

  • 2 kg de tomate italiano maduro ( você pode utilizar mais que isso se tiver mais tomates maduros disponíveis)

Instructions

  1. Leve ao fogo uma panela grande com água e espere ferver.
  2. Enquanto isso faça um corte em cruz na base de cada tomate, este corte não precisa ser profundo, portanto passe a faca levemente só para romper a pele.
  3. Prepare uma tigela grande com água e bastante gelo.
  4. Assim que a água da panela estiver fervendo, adicione os tomates, no máximo 6 unidades por vez. Deixe-os na água fervente por 1 minuto ou até que a pele comece a se romper, retire-os da água usando uma escumadeira e coloque imediatamente na água gelada para que o choque térmico rompa a camada abaixo da pele.
  5. Em seguida retire a pele dos tomates puxando cada quarto da cruz que fizemos no fundo de cada um deles, esta etapa você pode fazer com suas próprias mãos, você não encontrará resistência ao puxar.

 

como fazer tomate pelado

Confira o passo a passo em vídeo

Para envasar suas conservas de tomate

Coloque os vidros e as tampas dentro de uma panela grande (pode ser a utilizada anteriormente), cubra com água e leve ao fogo uma panela com os vidros que você irá usar e deixe ferver por 15 minutos.

Retire os vidros com cuidado e deixe escorrer e secar naturalmente. Agora acomode os tomates dentro do vidro pressionando afim de que fiquem bem encaixados (seja inteiros, em metades, em purê ou em cubos).

Complete os espaços com suco de tomate que você fará com alguns tomates super maduros amassados em uma peneira, utilize na confecção do suco o líquido do interior das metades do tomate, apertando com as costas de uma colher na peneira para que só sobre as sementes na peneira.

Complete os vidros até que sobre somente 1 cm da borda. Vede bem os vidros.

Para vedar os frascos de tomate pelado

Coloque um pano de prato dentro da panela com água que você esterilizou os vidros, em seguida acomode os vidros com os tomates pelados. Esse processo evitará que os vidros quebrem em função da temperatura. Deixe ferver em fogo baixo por 30 minutos para criar um vácuo na tampa.

Retire os vidros da água e acomode-os sobre uma tábua de cozinha e deixe esfriar naturalmente.

Quando os tomates estiverem totalmente frios, ao dar batidinhas na tampa você deve ouvir um som oco. Isso significa que não há mais oxigênio dentro do vidro e por isso, seus tomates vão durar por muito tempo.


Quer saber mais sobre comida de verdade?

Já conhece nosso projeto sobre comida saudável e nutritiva? Nos canais do Quero Comida de Verdade você encontra conteúdo exclusivo pensado para te ajudar no dia a dia.
Você pode fazer parte através dos canais:

By Ariana Pazzini

Blogueira e mãe de um comedor de vegetais. Faz da sua cozinha um experimento para elaborar receitas gostosas com o melhor aproveitamento dos ingredientes possível.

13 comments on “Tomate Pelado – como fazer em casa”

Olá! Adorei a receita do tomate pelado. Já tinha visto em sites de culinária e proucurei nos supermercados, até não achei muito caro… mas fazer em casa é muito melhor.
Uma dúvida: Para conservar os vidros devidamente envasados tem que ser na geladeira, pode vó gelar ou pode ser armazenado dentro do armário?

Olá…..Gostei muito da recita de tomate pelado!!
Sempre compro, pois é muito prático!! Agora vou fazer!!
Tenho dúvida quanto ao congelar:
Posso colocar nos potes de plásticos, aqueles descartáveis?
Obrigada!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *