fbpx

Como fazer a salada perfeita

Quero Comida de Verdade

Dicas para montar uma deliciosa salada

Com esse guia você vai aprender como fazer a salada perfeita e com toda a certeza, vai deixar suas refeições ainda mais gostosas, além de nutritivas.

Uma boa salada, precisa ser, além de nutritiva, gostosa. É importante sempre variar nas misturas e sabores, além de se atentar as texturas.

A salada pode servir como prato principal ou como acompanhamento. Mas, principalmente, quando fazemos dela a nossa refeição principal, é necessário cuidar para que tenha todos os nutrientes que precisamos.

Além disso, é importante ficar atento a algumas dicas:

  • Caso vá fazer uma salada quente, cuidado com as folhas. Geralmente folhas como alface e rúcula, são mais sensíveis ao calor. Dessa forma, você pode trocar por couve e repolho e ainda manter a crocância. Assim como, pode servir o “recheio” separado das folhas sem que elas murchem;
  • Só misture o molho na hora de comer. Isso ajudará a manter sua salada mais fresquinha e com as texturas certas. Confira aqui algumas receitas deliciosas de molho.
  • Armazene sua salada corretamente. O ideal é que a salada se mantenha refrigerada até o momento de servir. Claro que saladas quentes são exceção. Uma super dica é montar suas saladas em potes, dessa maneira elas podem durar até 1 semana na geladeira. Confira aqui nossas super dicas para fazer uma salada de pote perfeita.
  • Não esqueça do crocante. Ter elementos crocantes na sua salada trazem uma textura incrível. Eu gosto muito de adicionar sementes de abóbora e girassol torradas, assim como essa granola salgada super fácil de fazer.
  • Varie os ingredientes. Sei que já falei isso lá em cima. Mas é pra reforçar mesmo. Experimente novas combinações, novos sabores. Teste opções diferentes do padrão alface, tomate e frango. Você certamente vai se surpreender.

Como montar a sua salada

Para facilitar a sua vida, montamos um guia que te ajudará a fazer as melhores saladas, mas claro, aqui colocamos apenas algumas sugestões, por isso, abuse da criatividade!

E claro, nem sempre você vai usar todos os grupos e tá tudo bem!

Como fazer a salada

Dica da Nutri Joice Amaro

Para uma salada rica em nutrientes variados aposte na combinação de folhas diversas, sempre incluindo um vegetal verde escuro (ferro e fitoquímicos antioxidantes).

Acrescentar vegetais de cor vermelho/laranja como beterraba, cenoura, abóbora e pimentões garantem uma dose de carotenoides e antioxidantes.

Sementes e oleaginosas agregam uma dose de gorduras boas, minerais e vitamina E, além de um pouco de proteína. Pra completar a porção proteica basta acrescentar um frango desfiado ou atum, quinoa, lentilha ou ovos.

Vegetais nunca são demais! Berinjela, abobrinha, abóbora, couve flor, brócolis, enfim, aposte nos seus preferidos e tente incluir sempre um novo sabor!

Receitas de saladas


Quer saber mais sobre comida de verdade?

Já conhece nosso projeto sobre comida saudável e nutritiva? Nos canais do Quero Comida de Verdade você encontra conteúdo exclusivo pensado para te ajudar no dia a dia.
Você pode fazer parte através dos canais:

 

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário para essa receita. Seja o primeiro :)

Anterior
Amendoim Praliné
Como fazer a salada perfeita