Safra março

O verão vai chegando ao fim e tá na hora de conhecer a safra de março está recheada de delícias. Com toda a certeza, você vai encontrar alimentos que deixarão seu dia a dia mais nutritivo e saudável.

Confira os melhores alimentos para incluir nas compras do mês

Vem conferir algumas informações sobre alguns dos meus alimentos favoritos.

Acelga

Safra março

A acelga é uma verdura super nutritiva, mas pouquíssimo consumida pela maioria das pessoas. Porém, ela oferece tantos benefícios que eu se fosse você incluiria no seu cardápio já, como por exemplo:

  • Ela é fonte de vitaminas e minerais como: cálcio, manganês, fosforo, magnésio, potássio, ferro, cobre, zinco e também fonte das vitaminas A, B6, C, B7, K, além de antioxidantes como flavonoides e carotenoides.
  • Por possuir essa composição riquíssima, ela traz benefícios pra nossa saúde mental, visão, cabelos. Além disso, estimula a circulação sanguínea e dessa maneira nos favorece dando mais energia na prática de exercícios, fortalece os ossos e melhora a digestão!!!
  • Além disso, ela é bem baratinha e facilmente encontrada em mercados e principalmente nas feiras!!!

A que normalmente encontramos por aí é a de folha bem verde, com caule branco, mas existem outros tipos, como a vermelha, que parece um pouco a folha da beterraba, e é de sabor mais adocicado do que a de caule branco.

Escolha a que mais te agrada e leva ela pra cozinha! Você pode prepara-la como salada, crua, ela vai muito bem com maça ralada e molho de limão. Refogada no azeite e alho fica uma delícia! Pode dá só uma abrandada no vapor, fazer assada ou até ir numa sopa, como a couve vai no caldo verde.

Abacaxi

Safra março

ABACAXI é o nome em tupi, que significa fruta de cheiro gostoso. E é mesmo não acham?!

Derivado de uma bromélia, é o único da espécie a ser comercializado, já que os outros frutos derivados dessa planta, possuem tamanho menor e são mais azedos.

A composição do abacaxi pode variar de acordo com a época em que foi cultivado, sabia
disso?! Mas no geral é uma fruta rica em água, nas vitaminas A, C e B1 e nos minerais cobre, manganês, ferro e magnésio. Fora a quantidade de fibras!

Ou seja, juntou água e fibras, pode ter certeza que vai favorecer a saúde intestinal e ajudar no processo de emagrecimento já que essa composição promove saciedade.

Experimenta congelar o abacaxi e depois levar ao processador com pedaços de coco e um
tiquinho de leite de coco ou água de coco… vai virar um sorbet delicioso e cremoso!!!

Chuchu

Safra março

Você acha chuchu sem graça? Pois saiba que ele é um legumes super versátil e que preparando do jeito certo, não tem como não se apaixonar.

Chuchu assado, até ficar douradinho fica uma delícia! Da mesma maneira que com azeite, um pouco de sal e pimenta do reino já fica demais! Fica igualmente delicioso, ralado, cru mesmo, na salada. E que tal um vinagrete de chuchu? Basta picar em cubinhos bem pequenos, juntar com tomate, cebola roxa e salsinha?! Bora inovar no churrasco do fim de semana com essa ideia hein!!!

E tem mais motivos para adicionar o chuchu no seu dia a dia, como por exemplo, ele é:

  • É rico em minerais como cálcio, magnésio e fósforo – bom pra saúde dos ossos!
  • Fonte de vitaminas do complexo B – combate à depressão e o cansaço!
  • Rico em antioxidantes como flavonóides e polifenólicos que combatem radicais livres evita o envelhecimento precoce!
  • Fonte de zinco e vitamina C – fortalece o sistema imunológico
  • Fonte de manganês, mineral que converte gordura e proteína em energia – Melhora a disposição, mais energia
  • Altos níveis de potássio, que ajudam a equilibrar os níveis de sódio no nosso organismo – controle da pressão arterial!
  • Poucas calorias e muita fibra, ou seja, ajuda a saciar e na perda de peso
  • Boas quantidades de ferro e B12, nutrientes que estimulam a produção de células vermelhas do sangue, aumentando os níveis de hemoglobina. Junto à vitamina C, zinco e cobre, que ajudam na absorção do ferro pelo organismo – combinação perfeita em um único alimento para combater a anemia (informação bem útil!)
  • Boa fonte de ácido fólico, importante para o desenvolvimento do sistema neurológico do bebê – grávidas, comam chuchu!
  • Água e fibras – Intestino regular!

Mamão

Safra março

O mamão já é bem conhecido por auxiliar no funcionamento do intestino e isso se dá pela presença de fibras que ajudam no movimento intestinal, melhorando a evacuação. Além desse benefício famoso, sabiam que ele possui uma enzima chamada papaína, que ajuda muito na digestão principalmente de proteínas?! Isso mesmo! Então pega essa dica: depois de exagerar na ingestão de carnes, vale optar por uma porção de mamão pra ajudar no processo digestivo!

Jiló

Safra março

Certamente o jiló não é uma unanimidade, mas saiba que ele é rico em vitaminas com ação antioxidante como as vitaminas A e C além das vitaminas do complexo B. Além disso, possui minerais importantes para saúde cardiovascular como magnésio, cálcio, ferro e fósforo.

Além disso, as formas de preparo são muitas, então se você ainda não experimentou jiló por puro preconceito do sabor amargo dele, sugiro que experimente e quem sabe você não encontra uma forma que você goste!

Dessa maneira, separei 2 formas de amenizar o amargor:

  • Corta-los ao meio e deixá-los de molho em água com sal por uns 20 minutos. Depois e só secá-los com papel toalha e estarão prontos para serem consumidos (cru) ou preparados.
  • Outra forma é cortar em fatias e passar no sal. Deixe-os escorrendo numa peneira por 30 minutos em média. Depois é só lavar e secar com papel toalha.

Na hora de preparar, leve o vegetal à frigideira com azeite e temperos a gosto. Você também pode fritar ou assar e fazer chips de jiló. Ensopado cebola e tomate também fica uma delícia.

Repolho

Safra março

Da família das brássicas, essa verdura é fonte de glicosinolatos, compostos bioativos capazes de acelerar a eliminação de toxinas pelo fígado (resíduos químicos de medicamentos, produtos industrializados, pesticidas contidos em alimentos, componentes de plástico etc).

No caso do repolho roxo, a presença da antocianina, um tipo de flavonoide que faz dele um alimento com capacidade antioxidante e muito importante para um envelhecimento cerebral saudável, ou seja, preservação da saúde cognitiva, retardo da progressão do envelhecimento e redução da incidência de doenças neurodegenerativas.

Confira algumas receitas com os vegetais da safra de março

Joice Amaro – especializada em nutrição funcional
para mais dicas siga no instagram: @joiceamaro_


Salve a safra para ver depois? Utilize o Pinterest!

Safra março

By Joice

Especializada em nutrição funcional, acredita que comida de verdade é a melhor forma de manter o corpo nutrido e saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *