Por que deixar grãos de molho?

Você sabe porque deixar os grãos de molho? Algumas pessoas acham que o motivo é para acelerar o processo de cozimento, mas vai muito além disso.

Por que deixar grãos de molho

Deixar grãos de molho faz toda a diferença

Com toda a certeza, deixar os grãos de molho na água realmente ajudam a diminuir o tempo de cozimento. Isso porque eles vão estar mais hidratados no momento em
que forem para a panela, o que acelera o preparo.

Mas o real motivo para essa orientação é que os grãos como as leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha, etc) contem ácido fítico ou fitato na sua camada mais externa – isso se aplica ao arroz integral também – que age como um inibidor enzimático, ou seja, inibe enzimas importantes no processo digestivo e ainda pode se ligar a algumas proteínas e minerais no intestino, como cálcio, ferro, zinco e magnésio, podendo impedir a adequada absorção e assimilação pelo organismo.

O que é antinutriente?

Como falei, a maioria dos grãos e leguminosas possuem fitato e como ele dificulta a absorção dos diversos nutrientes presentes nos alimentos citados, é comumente chamado de antinutriente.

Dessa maneira, mesmo ingerindo alimentos que poderiam ser super úteis para a saúde do seu corpo, pode ser que você não esteja conseguindo aproveitar ele de forma integral. Além disso, após o consumo você pode sentir desconforto.

Como fazer o molho?

Por que deixar grãos de molho

É provável que você pense que é só deixar o grão de molho e tá pronto não é mesmo? Mas tem algumas dicas importantíssimas, como por exemplo:

  • Sempre use água filtrada até cobrir seus grãos;
  • Adicione algumas gotas de limão ou vinagre à sua água, já que a acidez ajudará ainda mais no processo;
  • Deixe de molho por pelo menos 8 horas, mas se puder se organizar para deixar por 12 horas, melhor ainda;
  • Descarte completamente a água utilizada;
  • Lave os grãos com água filtrada antes do cozimento.

Deixando seus grãos de molho dessa forma você consegue fazer com que enzimas e outras substâncias presentes nesses alimentos neutralizem o ácido fítico, fazendo com que proteínas – inclusive o glúten – minerais e vitaminas sejam melhor digeridos e absorvidos.

Joice Gomes – especializada em nutrição funcional
para mais dicas siga no instagram: @joicegomesnutri

Quer saber mais sobre alimentação saudável?

Quero Comida de Verdade

Já conhece nosso projeto Quero Comida de Verdade? Lá você encontra conteúdo exclusivo, assim como, dicas para uma alimentação mais saudável.

By Joice

Especializada em nutrição funcional, acredita que comida de verdade é a melhor forma de manter o corpo nutrido e saudável.

3 comments on “Por que deixar grãos de molho?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *