Tomate confit

Esse tomate confit é daquelas receitas para se ter no caderninho de receita. Isso porque além de ser fácil e prática de fazer, é uma delícia e pode ser servida de várias formas.

Essa delícia acompanha um pão gostoso, serve de acompanhamento para uma boa salada ou massa, assim como pode ser comida com queijos.

Como fazer tomate confit
Aprenda como fazer deliciosos tomates confit

O que é confitar?

A técnica de confitar é antiga. E nada mais é do que cozinhar qualquer alimento imerso em gordura. Mas é importante ficar atento a algumas dicas para fazer um bom confit:

  • Você precisa preparar seu confit sempre em temperatura baixa. Cerca de 120° a 130°.
  • Devido a baixa temperatura, certamente você vai precisar de mais tempo de forno, dessa forma é importante ter tempo e paciência.
  • Para que o alimento cozinhe por completo é importante que o mesmo fique imerso na gordura.
  • Escolha bons ingredientes, um bom azeite fará toda a diferença.
  • Você poderá utilizar o azeite do confit para temperar outras receitas.

Falando sobre o tomate, de forma específica, o processo de cozinhar lentamente em uma boa gordura aumenta seu poder nutritivo. Ou seja, é uma ótima forma de adicionar sabor às suas refeições do dia a dia, sem abrir mão de uma opção mais saudável de preparo.

tomate confit

Uma receita fácil de Tomate confitado

Como falei anteriormente, essa é uma receita deliciosa para ter sempre pronta. E por mais que você precise de um pouco mais de tempo para prepará-la, é uma receita muito fácil de fazer!

Com esses tomates, fiz uma brusquetta com tomates confit, também usei para fazer um macarrão integral só misturando os tomates e adicionando manjericão fresco, além de ter servido como petisco acompanho de um bom queijo.

Confira a receita do Tomate Confit

tomate confit
Yield: 8 porções

Tomate confit

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 2 hours
Total Time: 2 hours 5 minutes

Aprenda como fazer tomate confit e se delicie com uma receita prática e versátil.

Ingredients

  • 500 g de tomate cereja;
  • 1 + ½ xícara de azeite;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 5 dentes de alho;
  • pimenta do reino moída na hora a gosto;
  • ervas a gosto (tomilho, orégano e alecrim) a gosto.

Instructions

  1. Lave bem os tomates e logo depois seque-os bem;
  2. Em uma tigela, misture o azeite, o sal e a pimenta do reino moída na hora;
  3. Logo após, em um tabuleiro, disponha seus tomates de forma que fiquem um do lado do outro e adicione o seu azeite até que os tomates estejam cobertos. Se for necessário, adicione um pouco mais de azeite;
  4. Finalize adicionando ervas frescas. Aqui optamos por usar tomilho, orégano e alecrim, que são ervas resistentes ao calor (diferente do manjericão, ok?);
  5. Em seguida leve seu tomate ao forno em temperatura baixa por aproximadamente 2h ou até que seus tomates estejam bem macios.

Outras receitas com tomate

Inegavelmente tomate é um ingrediente delicioso e super versátil. E se você ama esse ingrediente, vem conferir essa seleção de receitas:


By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

6 comments on “Tomate confit”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *