Farofa de banana com bacon

Quem ama farofa certamente vai se deliciar com essa farofa de banana com bacon. Simples de fazer, mas com um ingrediente diferenciado que vai dar uma textura incrível para a sua receita.

Farofa de banana com bacon
A mistura dessa farofa de banana com bacon é simplesmente deliciosa.

O que é a farinha panko

Muito conhecida na culinária japonesa, a panko é uma farinha feita de pão. Com flocos maiores do que a farinha de mandioca, traz uma textura mais crocante e leve para a farofa.

Hoje em dia é mais fácil de encontrar nos principais mercados, porém como desvantagem, tem um preço um pouco acima da farinha padrão. Assim sendo, pode ser uma opção para variar o cardápio em dias especiais.

Te garanto, com toda a certeza vai valer a pena. E nesse link você pode conferir como fazer a panko em casa.

Porque usar a banana da terra?

Toda vez que posto uma receita salgada que leva banana esta é uma pergunta bem frequente. Afinal, porque eu sempre indico a banana da terra?

Esse tipo de banana é uma variedade um pouco mais firme e que aguenta melhor altas temperaturas sem ficar mole demais. Na verdade, essa é uma tipo de banana que deve ser consumida assada ou cozida, já que possui um sabor mais adstringente.

De qualquer forma, caso você não ache de forma alguma esse tipo de banana na sua região, você pode testar substituir por variedades mais firmes.

Confira agora a receita da farofa de banana com bacon

Farofa de banana com bacon
Yield: 4 porções

Farofa de banana com bacon

Prep Time: 5 minutes
Cook Time: 20 minutes
Total Time: 25 minutes

Que tal testar uma receita de farofa deliciosamente diferente? Essa receita é leve, saborosa e super fácil de fazer!

Ingredients

  • 1 cebola pequena;
  • ½ xícara de bacon em cubos;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 1 banana da terra;
  • sal a gosto;
  • 1 xícara de farinha panko;
  • ¼ xícara de cebolinha picada.

Instructions

  1. Em uma panela, comece fritando o bacon. Dê preferência a um pedaço menos gorduroso. Com a panela tampada deixe cozinhar bem até começar a ficar crocante. Caso o seu bacon esteja muito magro, adicione 1 colher de azeite.
  2. Em seguida, adicione então a cebola em pedaços pequenos e quando a mesma estiver bem macia, adicione, enfim, a manteiga e a banana.
  3. Por último, adicione a farinha e em fogo baixo e mexendo sempre, deixe ficar bem crocante. Logo após, se necessário, acerte o sal.
  4. Deixe para incluir as cebolinhas somente após retirar a farofa do fogo.

Itens que podem facilitar o preparo da farofa 🛍️

Comprando através dos links abaixo recebemos uma pequena comissão e dessa forma, você nos ajuda a manter a nossa produção de conteúdos. Para acessar basta clicar no nome dos itens.

  1. Mini processador: não acha farinha panko com facilidade? Não tem problema! Basta processar alguns pedaços de pão endurecido até que formem pequenos pedaços. Fica até mais barato!
  2. Boas panelas: não apenas pra fazer farofa, mas para incluir no seu dia a dia. Eu, particularmente, indico as de inox (de preferência com fundo triplo), as de cerâmica ou as esmaltadas. Porém, caso prefira as versões anti aderentes, busque panelas de alta qualidade e se atente aos cuidados no uso.

Outras versões deliciosas de farofa

  • Com toda a certeza uma das versões que mais amo, vem ver essa receita de farofa de ovo.
  • Mais uma que é um clássico do blog. Você vai amar essa receita de farofa de cenoura com toda a certeza!

Guarde essa seleção no seu Pinterest

Farofa de banana com bacon

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

4 comments on “Farofa de banana com bacon”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *