Risoto de gorgonzola e pera

Esse risoto de gorgonzola e pera tem uma combinação incrível, de um lado o sabor forte do queijo e do outro a delicadeza da fruta, que fica ainda mais incrível quando caramelada.

Risoto de gorgonzola e pera

Risoto de gorgonzola e pera

Cook Time: 30 minutes
Total Time: 30 minutes

Esse risoto mistura o sabor marcante do gorgonzola com a doçura da pera caramelizada

Ingredients

  • 1 xícara de arroz arbóreo
  • 3 xícaras de caldo de legumes
  • 1 cebola pequena
  • 200g de queijo grana gorgonzola
  • ½ xícara de vinho branco
  • 1 e 1/2 colher de sopa de manteiga
  • 2 peras
  • Azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Instructions

  1. Em uma panela, refogue a cebola cortada em cubos pequenos em um fio de azeite. Quando a cebola estiver transparente, arroz e deixe fritar um pouquinho.
  2. Posteriormente, adicione o vinho e quando ele começar a reduzir, vá adicionando aos poucos o caldo de legumes, mexendo sempre. O ideal é adicionar o caldo aos poucos, para que você não erre no ponto do arroz e tenha muito caldo na panela, mas é importante que ainda fique um pouco para deixar o risoto bem cremoso.
  3. Enquanto o seu risoto cozinha, corte sua pera em cubos e em uma frigideira anti aderente, com 1/2 colher de sopa de manteiga, leve sua fruta para caramelizar.
  4. Quando o arroz estiver bem macio, adicione o queijo e a manteiga.

A mistura de queijo e doce

Criar combinações entre queijos e doces é um clássico que sempre dá certo. Além disso, faz qualquer comidinha ficar com um sabor mais sofisticado. E essa mistura funciona super bem tanto em preparos salgados como em preparos doces.

Confere só essas delícias que trazem essa mistura:

Dicas para um risoto perfeito!

Fazer risoto é bem fácil, porém precisa de atenção. Não é aquele tipo de comida que você joga na panela e não presta muito atenção. Tem que ficar mexendo, conferindo o ponto do arroz, se é necessário mais caldo.

Claro, que existem formas mais práticas de fazer risoto, como essa versão feita na panela de pressão, mas confesso que gosto do processo de acompanhar essa delícia ficando pronta.

Então, se eu pudesse listar os maiores segredos para um bom risoto, seriam:

  1. Escolha o arroz certo! Risoto é feito com arroz arbóreo (se seus similares) e ponto.
  2. Use um bom caldo caseiro! Por aqui eu sempre tenho caldos prontos (e nesse post você pode ver como é fácil preparar uma base de caldo).
  3. Quando o seu risoto estiver pronto, deixe descansar por alguns minutos antes de servir. Vai por mim, isso faz toda a diferença!

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

2 comments on “Risoto de gorgonzola e pera”

Achei simplesmente, delicioso!!!! Tinha adquirido uma panela de ferro e acabei estreiando minha panela com esta receita! Todos os convidados adoraram! Acrescentei na receita bifes de filé mignon! Fiquei apertado, pois, achei que não ia dar pra todo mundo, pois, todos queriam repetir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *