Como fazer macarrão caseiro

Nesse post você irá aprender como fazer macarrão caseiro com dicas incríveis. Com essa massa você poderá fazer macarrão dos mais variados formatos.

Como fazer macarrão caseiro
Aprenda como fazer macarrão caseiro sem erros.

Porque fazer macarrão caseiro?

Certamente depois de você comer o macarrão que você mesma fez você vai entender que existe uma mágica em fazer essa receita. Inegavelmente o sabor é incrível, a leveza é indescritível, mas o que é mais fascinante é o fato de conseguir transformar ingredientes tão simples em uma comida que conforta a alma.

A escolha dos ingredientes

Antes de mais nada é importante você saber que a escolha de bons ingredientes é essencial para um bom resultado. Por isso, separamos 3 dicas SUPER IMPORTANTES:

  1. Escolha ovos caipiras, de preferência orgânicos e frescos. Esse tipo de ovo vai ajudar a dar essa cor mais amarelada a sua massa.
  2. Saiba escolher uma boa farinha. Dê uma olhada no rótulo e busque opções mais puras. Hoje em dia você já encontra farinhas específicas para fazer macarrão.
  3. A sêmola não é essencial mas ela faz toda a diferença. Mas sim, você pode fazer sem esse ingrediente, mas te garanto não fica a mesma coisa.

Porque pendurar a massa em um varal?

Essa é uma imagem bem clássica de quem faz macarrão em casa: massinhas penduradas em varais de secagem. Mas será que é necessário mesmo fazer isso? Todos os tipos de massa precisam passar por esse processo?

Vamos por partes! Em primeiro lugar é importante sua massa secar um pouco antes de ser cozida, afinal, dessa forma a chance de amolecer demais diminui, já que o tempo de cozimento de macarrão caseiro é bem menor. Mas somente as massas em tiras são penduradas num varal para secar.

Os demais formatos, também devem passar pelo processo de secagem, mas você pode fazer isso espalhando as mesmas em uma superfície.

Além disso, para que você possa armazenar sua massa para consumir em outro momento, a secagem é essencial.

O tempo para sua marca secar deve ser de mais ou menos 2h, mas esse tempo pode mudar de acordo com a umidade do local onde você está.

Como fazer macarrão caseiro
Com a mesma massa é possível fazer diferentes tipos de macarrão.

Posso guardar minha massa por quanto tempo?

Como é uma massa sem conservantes, essa massa, assim que acabar de secar, precisa ir para a geladeira. E o ideal é consumir em até 3 dias.

Para melhor armazenamento, deixe em um tabuleiro salpicado com farinha de trigo e cubra com um papel filme para não ressecar demais a massa.

Confira como fazer macarrão caseiro

Como fazer macarrão caseiro
Yield: 4 porções

Como fazer macarrão caseiro

Prep Time: 1 hour
Total Time: 1 hour

Aprenda uma receita base para fazer o seu macarrão caseiro.

Ingredients

  • 200g de farinha de trigo;
  • 200g de sêmola de trigo;
  • 4 ovos;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • Sal a gosto.

Instructions

  1. Misture todos os ingredientes até formar uma massa lisa e bem uniforme;
  2. A massa deve ficar bem firme, seca, porém não quebradiça. Caso seja necessário, adicione pequenas quantidades de água para chegar no ponto;
  3. Envolva sua massa em um plástico filme e leve a geladeira por 1h;
  4. Após esse tempo, abra sua massa no formato que preferir.

Notes

Essas quantidades são uma base para 4 porções. Caso seja necessário, duplique, triplique a sua massa.

Molhos para deixar seu macarrão caseiro mais gostoso

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Como fazer macarrão caseiro

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

8 comments on “Como fazer macarrão caseiro”

Gostaria de saber como posso fazer macarrão colorido,tipo c espinafre e beterraba?
E se posso congelar a massa,e se posso, é por qto tempo?? Obrigada

Obrigado pela informação sobre a massa de macarrão vou fazer o meu próprio macarrão e com essa receita será que posso fazer também macarrão na chapa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *