Safra de setembro

Quero Comida de Verdade

Confira agora os alimentos da safra de setembro

Final do inverno se aproximando… primavera chegando!!! E com esse mês e a nova estação,
chegam também novos alimentos da safra de setembro, que vamos encontrar mais facilmente e com melhor preço nas feiras e mercados.

Jabuticaba

Essa frutinha brasileira, nativa da Mata Atlântica, faz parte da lista de frutas ricas no flavonoide chamado antocianina, que está associado a melhores parâmetros de memória e concentração, assim como no retardo do declínio cognitivo em adultos mais velhos. Além disso também é fonte de quercetina, composto com ação anti-inflamatória, muito bem vinda sempre não é?!

Apesar de não ser uma fruta muito fácil de encontrar em grandes supermercados, resolvi
falar dela porque por ser uma fruta de cultivo mais doméstico, as chances de serem orgânicas se torna maior. É uma fruta que quem conhece e gosta, costuma ter uma memória afetiva por ela… tipo as tarde que passava na casa da avó, catando do pé e comendo até enjoar! Dá pra comer in natura, fazer suco ou geleia.

Cogumelos

Coisinhos fofos da natureza ao meu ver, estão finalmente se tornando mais comuns na
culinária brasileira. Associados a benefícios à nossa saúde devido à presença de antioxidantes que contribuem para a redução do estresse oxidativo. Além disso, vários estudos já mostram também que eles ajudam a reduzir os riscos de doenças que afetam órgãos como fígado, pâncreas e rins, além de aumentarem a proliferação de células imunológicas e reduzir inflamação.

Mas atenção! Ele não é boa fonte de proteína, como muitos pensam que é! Ele complementa
uma alimentação variada e equilibrada, agregando mais nutrientes variados e fibras à refeição, equivalendo a legumes como abobrinha, berinjela etc…

Rabanete

Essa lindeza de cor rosa e branca faz parte da família das brássicas ou crucíferas, assim como brócolis, couve flor, repolho, e seu consumo está associado à redução do risco de várias doenças, inclusive de câncer – doença com maiores taxas de mortalidade e morbidade aqui no Brasil. Um dos compostos responsáveis por essa defesa é um bioativo chamado sulforafano, com ação no material genético, de grande importância no ciclo celular e reações proliferativas.

Além disso é fonte de vitamina C, potássio e fósforo, nutrientes importantes para o controle da pressão arterial. Rico em fibras e pouco calórico, é um aliado para quem tá em busca da perda de peso. Fonte de enxofre também, responsável pelo sabor ardido e ajuda nosso fígado a funcionar muito bem!

Confira mais conteúdos da nutri

O que é comida de verdade?
Alimentação saudável

Joice Amaro – especializada em nutrição funcional
para mais dicas siga no instagram: @joiceamaro_


Quer salvar essa safra para ver depois? Utilize o Pinterest!

Basta clicar no botão vermelho de pinar e salvar no seu perfil!
Aproveite e siga o naminhapanela por lá: br.pinterest.com/naminhapanela/

By Joice

Especializada em nutrição funcional, acredita que comida de verdade é a melhor forma de manter o corpo nutrido e saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *