Bouef Bourguignon

Deixa eu te contar um segredo sobre essa receita, o nome dela é mais difícil do que sua preparação.  Sim, ela é bem rica de ingredientes, mas a verdade é que no final é só usar 1 panela e ver a mágica acontecer.

Outra riqueza são os sabores! É daquelas comidas que confortam a alma e fazem bem para o coração <3 E sim, é um prato forte, perfeito para dias com temperaturas mais amenas e como rende bastante é perfeito para reunir os amigos e a família e se deliciar.

E claro, paciência… quanto mais tempo esse preparo fica no foco mais incrível ele fica. Por isso, fogo baixinho e vai se deliciando com o cheirinho que vai invadir sua cozinha.

E bora pra receita!

Em uma panela bem quente, frite 1/2 xíc. de bacon picado até o mesmo ficar crocante e liberar a gordura. Adicione então 4 colheres de sopa de azeite e 6 dentes de alho picados para fazer um refogado. Quando o alho começar a dourar adicione 800g de carne (usamos alcatra) cortada em cubos grandes e deixe dourar bem.

Misture à carne 240g de caldo de legumes (mas você pode usar o de carne também), 500ml de vinho tinto (de preferência seco), 3 folhas de louro e 2 colheres de sopa de extrato de tomate. Acerte o sal e a pimenta, tampe e, em fogo baixo, deixe cozinhar até a carne ficar macia e o molho começar a reduzir.

Quando a carne estiver bem macia, adicione 2 colheres de farinha de trigo dissolvida em 2 dedos de água, além de 100g de mini cebolas e 2 cenouras cortadas em cubos grandes.

Deixe cozinhar bem, até que os legumes e carne estejam macios e o molho bem encorpado.

Para acompanhar um arroz branco fresquinho, um purê de batata ou como comemos na França, com um generoso pão caseiro para ser devidamente encharcado de molho!


Olha isso aqui...