fbpx

Quero Comida de Verdade

Aprenda a fazer essa receita fácil de Homus de grão de bico

Estou apaixonada por essa receita de homus de grão de bico! Primeiro porque é uma coisa que amo e segundo porque rende super bem e é certamente fácil de fazer!

Ultimamente homus tem sido minha opção para aqueles dias que você só tem vontade de uma comidinha leve, acompanhadas de conversa boa e um tantinho de preguiça.

E se você ainda não provou só digo uma coisa: com toda a certeza você precisa fazer essa a receita e trate de entrar para o clube dos amantes de homus.

Sou mega suspeita de declarar esse amor todo, já que eu amo grão de bico, da mesma forma que sou uma alucinada por gergelim, naquele estilo que se deixar coloca em absolutamente TUDO! Por isso, ter uma receita que misture esses 2 ingredientes com tanta maestria é para morrer de amor.

A versatilidade do homus

Outra grande qualidade do homus é a versatilidade! Em outras palavras, você pode usar essa pasta para rechear um kibe (vem conferir essa receita incrível de kibe), vai super bem em sanduíches e por aqui já usei até numa mistura de crepioca.

Homus de grão de bico
Homus de grão de bico

Embora seja uma receita simples, é provável que você possa não estar familiarizado com 1 ingrediente: o tahine, que nada mais é do que uma pasta de gergelim.

Hoje em dia já é fácil encontrar em supermercados e lojas que vendem alimentos a granel ou mais saudáveis. Mas até fazer em casa você consegue (dá só uma olhada aqui).

Receita de homus de grão de bico

homus de grão de bico
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
O homus além de delicioso é super saudável e nutritivo.
Autor: naminhapanela.com
Serve: 8 porções
Ingredientes
  • 500g de grão de bico cozido
  • 2 colheres de sopa de tahine
  • 1 dente de alho
  • ½ xícara da água do cozimento do grão
  • sal a gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • suco de ½ limão
Modo de Preparo
  1. O primeiro passo é deixar o grão de bico de molho, por no mínimo 12h. Depois desse tempo, descarte completamente a água e leve para cozinhar, junto com o alho até que seus grãos estejam bem macios.
  2. Em seguida, usando um processador ou liquidificador misture o grão de bico cozido com o alho, o tahine, a água do cozimento do grão, sal a gosto e o azeite até formar um creme uniforme e firme.
  3. Caso ache que está muito seco, vá adicionando aos pouquinhos, mais água.
  4. Deixe para adicionar o suco de limão somente no momento que for comer, assim sua pasta durará mais tempo na geladeira sem oxidar.
Porção
Serve: 10 porções
Na hora de servir, adicione uma camada generosa de um bom azeite! E sim, dá pra guardar na geladeira sem problema! Num potinho de vidro bem vedado, aqui em casa durou quase 2 semanas sem perder nadica de qualidade.

Dica da nutri!
O grão de bico é um alimento super nutritivo e rico em proteínas e minerais. Dessa forma, ele é um aliado para o controle da TPM e ajuda a aumentar a saciedade. O tahine deixa essa receita ainda mais nutritiva já que o gergelim é riquíssimo em cálcio. 

Joice Amaro – especializada em nutrição funcional
para mais dica siga no instagram @joiceamaronutri

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que acharam:  

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comments
Anterior
Bolo de tangerina de liquidificador
Homus de grão de bico