homus de grão de bico

Estou apaixonada por essa receita de homus de grão de bico! Primeiro porque é uma coisa que amo e segundo porque rende super bem e é fácil de fazer!

Ultimamente homus tem sido minha opção para aqueles dias que você só tem vontade de uma comidinha leve, acompanhadas de conversa boa e um tantinho de preguiça. E se você ainda não provou só digo uma coisa, corre pra pegar a receita e trate de entrar para o clube dos amantes de homus.

Sou mega suspeita de declarar esse amor todo, já que eu amo grão de bico e sou uma alucinada por gergelim, naquele estilo que se deixar coloca em absolutamente TUDO! Por isso, ter uma receita que misture esses 2 ingredientes com tanta maestria é para morrer de amor.

Outra grande qualidade do homus é a versatilidade! Você pode usar para rechear um kibe (outra coisa que eu amo), vai super bem em sanduíches e por aqui já usei até numa mistura de crepioca.

Por mais simples que seja essa receita, tem 1 ingrediente que pode ser que você não tenha em casa: o tahine, que nada mais é do que uma pasta de gergelim. Hoje em dia já é fácil encontrar em supermercados e lojas que vendem alimentos a granel ou mais saudáveis. Na verdade, até fazer em casa você consegue (dá só uma olhada aqui) mas eu tentei e ainda não consegui, mas não vou desistir não :-)

Mas bora ir direto ao ponto: anota aí a receita!

O primeiro passo é deixar o grão de bico de molho, por no mínimo 12h. Depois desse tempo, descarte completamente a água e leve para cozinhar até que esteja bem macio. Eu geralmente cozinho o pacote inteiro e congelo o que não vou usar.

E então, usando um processador ou liquidificador misture 400g de grão de bico cozido, suco de 1/2 limão, 200g de tahine, 1 dente de alho, 1/2 xícara da água do cozimento do grão, sal a gosto e 2 colheres de sopa de azeite até formar um creme uniforme e firme. Caso ache que está muito seco, vá adicionando aos pouquinhos, mais água.

Na hora de servir, adicione uma camada generosa de um bom azeite! E sim, dá pra guardar na geladeira sem problema! Num potinho de vidro bem vedado, aqui em casa durou quase 2 semanas sem perder nadica de qualidade.


Olha isso aqui...