Paella de legumes

Na nossa última viagem me deliciei com uma paella feita só com legumes e só sosseguei quando corri para a cozinha para testar! Essa receita não tem a pretensão de ser super fiel a verdadeira paella espanhola, mas pesquisei algumas técnicas até chegar nessa versão simples e deliciosa!

Paella de legumes

Paella de legumes

Prep Time: 10 minutes
Cook Time: 30 minutes
Total Time: 40 minutes

Uma versão de paella vegetariana feita só com legumes!

Ingredients

  • 1 cebola média
  • 3 dentes de alho
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 xíc. de vagem macarrão
  • 1/4 de xíc. de pimentão vermelho
  • 1 xíc. de aspargo frescos
  • 1 xícara de cenoura
  • 1,5l de caldo de legumes
  • 1 e 1/2 colher de sopa de açafrão
  • 1 xícara de arroz arbóreo
  • 1 xícara de brócolis
  • pimenta e sal a gosto

Instructions

  1. Comece refogando a cebola e o alho juntamente com o azeite até a cebola ficar bem macia. Adicione então a vagem, o pimentão, o aspargo (separe as pontinhas para colocar no final) e a cenoura. Corte esses legumes em cubos menores para eles cozinharem bem. Misture bem em fogo médio para dar uma refogada!
  2. Adicione então, metade do caldo de legumes e o açafrão. Quando começar a ferver, diminua o fogo e adicione o arroz arbóreo e pimenta e sal a gosto.
  3. Mexendo sempre, vá adicionando, aos poucos, mais caldo até que o arroz esteja completamente cozido. Para finalizar junte o brócolis e as pontinhas do aspargo cozidos.
  4. Na hora de servir, uma porção generosa de azeite bom e se delicie!

Pra começar, nada de açafrão de verdade! Confesso que eu tô me segurando para usar pela primeira vez, principalmente por suspeitar que vai ser um caminho sem volta, rs… Por enquanto, uso o açafrão made in Brasil mesmo, ou como vejo em alguns lugares: cúrcuma.

Nessa versão, escolhi só adicionar legumes e vou te contar, ficou MARAVILHOSO! Servi esse prato para 2 pessoas carnívoras que se deliciaram e ainda repetiram! Tenho tentado aguçar a minha criatividade culinária em busca de sabores incríveis sem precisar usar a proteína animal. Nada de radicalismos, só uma nova forma de encarar a cozinha e quebrar alguns paradigmas. Na verdade, aqui em casa sempre tiramos 1 dia na semana para ser o dia “sem carne” e tem sido uma delícia!

E claro, essa receita é uma base! Fique a vontade para mudar os legumes a seu gosto.

Paella de legumes
Paella de legumes

ps1: Sempre que consigo, faço o caldo de legumes em casa! Geralmente uso essa base, mas algumas vezes incluo folhas de cenoura e até mesmo cebola. Deixo meu caldo congelado e vou descongelando conforme a necessidade!

ps2: na falta do arroz arbóreo, pode usar o parbolizado, que aguenta mais “caldo” sem ficar papado ;-)

ps3: o ideal é fazer essa receita em uma panela própria de paella ou numa frigideira um pouco mais funda, como essa da Oxford Porcelanas.

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

7 comments on “Paella de legumes”

QUE SITE BOM, gostei das receitas e recomendações saudáveis, estou tentando mudar minha alimentação, mas os meus pais também vão ter que cair nessa, então tenho que fazer algo saudável, fácil e que seja gostoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *