Bolo amanteigado

Essa receita de bolo amanteigado já ganhou meu coração. Fofinho, mas denso, super versátil e pode ganhar vários toques de sabor, tanto na massa como na cobertura.  E te garanto, você não vai ter muito trabalho para fazer.

Essa receita surgiu de uma inspiração da professora de um curso que fiz, que me contou (e eu não sabia messsmmo disso), que bolos que possuem a mesma proporção de manteiga, farinha e açúcar crescem por igual e são ótimos para quem quer confeitar… o que não é o meu caso, rs…

Na verdade, eu curto mais esses bolos mais simples, sem ser muito melecado… até pode ter uma calda aqui, outra ali, mas quanto mais simples melhor…

Bolo amanteigado
Bolo amanteigado

Essa massa pode servir de base para algumas adaptações: que tal um toque mais cítrico? raspinhas de limão, laranja ou tangerina vão deixar ele ainda mais gostoso. Que tal usar como base e ousar na cobertura e recheio?

A receita que fiz é super básica, clássica, com gostinho de bolo de bolo e não muito doce… perfeito para acompanhar aquele café quentinho numa tarde preguiçosa e chuvosa <3

Eu usei a batedeira porque queria deixar ele bem fofinho, mas dá pra fazer na mão também viu? Só precisa exercitar um pouquinho o braço logo na primeira parte!

Bolo amanteigado
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Bolo simples, delicioso e amanteigado
Autor:
Ingredientes
  • 200g de manteiga sem sal
  • 200g de açúcar
  • 4 ovos
  • 4 colheres de sopa de leite
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 200g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
Modo de Preparo
  1. Comece misturando a manteiga e o açúcar e bata beemmm até formar um creme claro, fofo e uniforme.
  2. Adicione então, os ovos ligeiramente batidos,o leite, o extrato de baunilha e bata bem até ficar bem uniforme.
  3. Por último, adicione a farinha de trigo misturada com o fermento em pó peneirados, e o suficiente para incorporar (aconselho fazer essa parte fora da batedeira).
  4. Unta a forma com manteiga e enfarinhe, só então despeje sua massa.
  5. Leve ao forno em temperatura média, e pré aquecido, por aproximadamente 45 min (como esse tempo pode mudar de forno pra forno, o teste do palitinho ainda é infalível).
  6. Espere esfriar um pouquinho antes de comer... assim, você terá a textura mais correta (densa mais bem fofinha).
Porção
Serve: 10 porções

Ahh e claro, quem quiser, ainda pode fazer uma caldinha de açúcar aromatizada e regar o bolo para deixar ele ainda mais gostosinho. Aqui nesse post a gente ensina a fazer a de limão siciliano, vem ver!

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

3 comments on “Bolo amanteigado”

Acho que essa massa ficou muito gordurosa, ótimo sabor, mas mesmo assim faltou balancear.. até mesmo para um bolo de camadas ela fica com tendência a afundar, pelo excesso de gordura!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que acharam: