tapenade

Se você está buscando uma entradinha fácil de fazer e deliciosa de comer, você vai amar essa receita de tapenade. A primeira vez que experimentamos foi em uma viagem e desde então fomos testando várias receitas até chegar a nossa versão leve e refrescante!

Você pode acompanhar torradinhas, fazer bruschetas ou até mesmo usar pra substituir o pesto como um molho de macarrão (nesse caso, use como o pesto mesmo, só para “molhar” a massa).

Por aqui, essa delicinha faz tanto sucesso, que volta e meia tenho que fazer como entrada dos almoços de domingo ou petisco do encontro dos amigos!

Essa receita é mega simples, só diria ter um segredo: escolher ingredientes de ótima qualidade! Um bom azeite, um bom queijo e azeitonas beemmm pretinhas fazem toda a diferença! Tente escolher um azeite com baixa acidez e um queijo saboroso, isso faz a receita ficar ainda melhor!

Anota aí a receita e se delicie: processe 180g de azeitona preta, 1/4 de xícara de manjericão fresco, 1/4 xícara de queijo parmesão, 1 dente de alho e aproximadamente 1/4 xícara de azeite. Misture bem até a azeitona ficar bem picadinha.

Essa quantidade de azeite é uma base, o ideal é ir colocando aos pouquinhos, já que percebi que algumas azeitonas são mais molhadinhas que outras, por isso pode ser que você precise de um pouco menos, ou um pouco mais! Só cuidado para não deixar boiando no azeite.

E sim, você pode conservar na geladeira por alguns dias. Por aqui, guardamos por no máximo 5 dias e estava ótima, pode ser que dure um tantinho mais, mas sabe como é né? Ter tapenade pronta na geladeira é sempre uma desculpa para petiscar!

obs: caso não ache as azeitonas bem pretinhas, você pode fazer viu? ele só não vai ficar com essa cor!

 

 


Olha isso aqui...