bolinho de bacalhau com aipim

Há tempos estava com essa receita de bolinho de bacalhau com aipim na cabeça! E o resultado foi tão incrível e delicioso que fico me perguntando porque demorei tanto para colocar em prática.

Eu, como acredito que muita gente, comecei a gostar de bacalhau comendo bolinho… então essa é uma daquelas receitas que vai agradar a família toda. E pode relaxar, é fácil de fazer, mas requer um pouquinho de tempo, já que possui algumas etapas.

Mas tenho certeza que vai valer a pena ter ficado um tempinho a mais na cozinha! O resultado é tão maravilhoso que por aqui já fizemos mais de 1 vez e congelamos para outras ocasiões :-)

Vamos a receita?

Comece dessalgando 1/2k de bacalhau e desfiando bem (nada de deixar pedações). Enquanto isso, cozinhe 1k de aipim (ou mandioca ou macaxeira) até quase desmanchar! Como nem sempre consigo encontrar um aipim mais macio, faço essa parte na panela de pressão, mas dependendo da qualidade da sua raiz, um tempinho cozinhando na panela normal já pode bastar!

Com essa primeira parte ok, chega a hora de colocar a mão na massa! Misture o aipim beeemmm amassado com o bacalhau e adicione 1 ovo grande inteiro, 1 xícara de cebolinha picada e 1/2 xícara de farinha de rosca. Não coloquei sal, porque deixei o bacalhau mais temperadinho, mas fique à vontade! A massa deve ficar bem uniforme e levemente desgrudando da mão.  Leve a massa a geladeira por alguns minutos, assim vai ficar mais fácil enrolar, sem grudar na mão e você não vai precisar encher de farinha e começar a tirar o gostinho do bacalhau :-)

Na hora de fritar, óleo bem quente, mas fogo médio (assim ele não fica frio por dentro)! E claro, se achou que tem muita coisa, pode congelar a vontade!!!

Vejam que textura <3

Na hora de servir, escolha um azeite bem gostoso e adicione um tempero! Por aqui,  gostamos de incrementar com um toque de azeite balsâmico, pimenta e alecrim e fica delicioso <3

 


Olha isso aqui...