fbpx

pão rústico com alecrim

Se tem uma coisa que realmente me faz cair de amores é comer um pão rústico bem feito! E esse pão rústico de alecrim ficou uma delícia.

Depois de viajar por aí e perceber como, lá fora, eles dão mais valor ao pão… e não faço nem referência a pães elaborados não, digo aqueles simples, que geralmente acompanham um prato de comida e que ficam perfeitos regados com um bom azeite.

pão rústico com alecrim2

E então que viciamos em bons pães e volta e meia testamos novas receitas, algumas dão certos, outras nem tanto, devo confessar, rs…

Mas essa foi uma das que deu muito, muito certo! e a melhor parte é que ela é extremamente simples, leva pouquíssimos ingredientes e rende um belo pão (de tamanho e sabor!).

Ficou com água na boca? então confere a receita aí embaixo!

Pão rústico com alecrim
 
Tempo de preparo
Tempo de cozimento
Tempo total
 
Um pão fofinho e delicioso para você fazer agora mesmo
Autor: naminhapanela.com
Ingredientes
  • 10g de fermento para pão granulado
  • 2 xícaras de água morna
  • 4 xícaras e meia de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de azeite
  • ¼ de colher de chá de sal
  • Azeite, alecrim e sal grosso para finalizar
Modo de Preparo
  1. Comece fazendo uma “esponja” (que nada mais é do que uma forma de acordar o fermento) misturando a água morna com o fermento e 1 xícara de farinha. Deixe descansando em local protegido de vento até dobrar de tamanho.
  2. Caso tenha uma batedeira bem forte, você pode fazer esse próximo passo nela, senão, dá super certo fazer na mão também, ok? Misture a “esponja” ao azeite e sal e vá adicionando a farinha aos poucos. A ideia é você conseguir uma massa uniforme, elástica e que ainda grude um pouco nas mãos. Deixe crescer por 1 hora.
  3. Pincele sua assadeira com azeite, jogue a massa crescido, regue com azeite e faça buracos com as pontas dos dedos. Salpique com sal grosso e alecrim e deixe crescer por mais 30 min.
  4. Após esse tempo leve ao forno pré aquecido e em temperatura de 180° por 40 min e mais 5 minutos em forno alto para dourar por cima.
  5. Resista a tentação e deixe esfriar por uns 10 min. antes de cortar o primeiro pedaço e se deliciar… esse tempo é mega importante para a massa parar de assar e estar ainda mais fofinha.
Porção
Serve: 10 porções
 

O que você acha?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − quinze =

O que acharam:  

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nenhum comentário para essa receita. Seja o primeiro :)

Anterior
Brownie de chocolate
pão rústico com alecrim