Chuchu gratinado

Definitivamente, essa receita de chuchu gratinado mudará a sua forma de enxergar esse ingrediente que não é valorizado como deveria.

Por isso, nesse post apresentaremos uma receita incrível de chuchu, que mostra toda a versatilidade desse alimento.

Os benefícios do chuchu para a saúde

Antes de mais nada, você sabia que o chuchu é um fruto, assim como o tomate? Pois é, e também traz muitos benefícios para a nossa saúde, como alguns que listaremos aqui.

  • Por exemplo, ele contém fibras que ajudam a diminuir a absorção das gorduras dos alimentos, ajudando no equilíbrio dos níveis do colesterol ruim.
  • Ao mesmo tempo que possui fibras que ajudam a combater a prisão de ventre.
  • Bem como é rico em potássio, mineral que ajuda no equilíbrio da quantidade de sódio no nosso organismo, o que ajuda na prevenção da pressão alta.

Então, trate de incluir esse alimento incrível na sua dieta!

Receita chuchu gratinado

chuchu gratinado

chuchu gratinado

Uma receita deliciosa que entrará no seu cardápio mensal!

Ingredients

  • 2 chuchus médios
  • 1 alho poró grande
  • 200g de creme de ricota
  • Queijo parmesão
  • Azeite
  • Sal
  • Pimenta e noz moscada

Instructions

    1. Primeiramente, corte os chuchus (já sem a casca) em fatias bem finas. Então, espalhe-os em um tabuleiro, salpique bastante sal e deixe descansar por uns 20 minutos (isso ajuda a diminuir a água que ele solta).
    2. Agora, lave bem e escorra o chuchu, para retirar o excesso de sal.
    3. Em seguida, em uma panela com um fio de azeite, refogue o chuchu até ele ficar al dente e reserve.
    4. Ao mesmo tempo, em outra panela, refogue o alho poró, cortado em rodelas, em um fio de azeite, até ele ficar bem macio.
    5. Adicione então o creme de ricota, uma pitada de noz moscada, pimenta do reino e sal à gosto.
    6. Por fim, misture o chuchu refogado com esse creme, coloque em uma travessa de sua preferência, salpique uma camada generosa de queijo parmesão ralado por cima e leve para gratinar.

Notes

Para esta receita de gratinado, você pode substituir o creme de ricota por creme de leite, que também ficará uma delícia!

Como garantir um gratinado perfeito

Certamente, um bom gratinado faz toda a diferença no prato, seja na apresentação ou no sabor. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar a deixar essa receita de chuchu ainda mais incrível.

  • Antes de tudo, separe a travessa correta para essa receita, que deverá ser a mesma para assar e servir. Para isso, indicamos as de cerâmica ou vidro, pois retém melhor o calor durante o cozimento.
  • Além disso, pré-aqueça o forno a 200 ou 220 graus por 10 minutos e não coloque travessas geladas no forno, pois isso pode atrapalhar o cozimento.
  • Acima de tudo, escolha queijos mais firmes, como o parmesão, gruyére, gouda e suíço. Isto é, esses são queijos com pouca umidade, o que facilita o gratinado.

Outras formas de preparar o chuchu

Por mais que o chuchu esteja relacionado com receitas salgadas, a sua versatilidade não para por aí, já que algumas pessoas o incorporam até mesmo em sobremesas, como o brigadeiro.

De fato, a sua versatilidade está relacionada ao seu sabor neutro, que absorve muito bem os temperos e sabores de outros alimentos.

Portanto, crie novas receitas, com temperos e combinações variadas, como essa kafta com legumes deliciosa, ou até mesmo esse bolinho de legumes assado.

Mais receitas de gratinados

Inegavelmente, gratinados sempre fazem sucesso por onde passam.

Afinal, quem resiste a aquela casquinha crocante e saborosa, que traz um sabor especial para os pratos? Então, separamos outras receitas para você incluir no seu cardápio.

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

3 comments on “Chuchu gratinado”

Que delícia!!! Parabéns seu blog é maravilhoso, e olha que não gosto nem um pouquinho de cozinhar… Mas estas receitinha me deixaram com vontade, rsrs.

Amo chuchu de paixão.
Uma delícia.
Como na salada. Refogada. Faço suflê. Faço com camarão ou com carne moída mas só um pouco. Sabe q acho que tem tanto gosto que gosto puro. Uhm uhm kkkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *