Categorias
Café da manhã Pães publi

brioche amanteigado

Aqui em casa somos simplesmente apaixonados por pão caseiro, mais ainda, alucinados por pães caseiros quentinho com uma super camada de manteiga. Pra nós, essa é a melhor forma de saber se o resultado da nossa receita deu certo!

E uma dessas receitas que não saia da nossa cabeça era o tal do brioche. Desde criança simplesmente amo esse pãozinho macio e amanteigado. E o rafa, o padeiro oficial, foi para a cozinha fazer sua mágica! O resultado? um pão extremamente fofinho e leve, e muito, muito delicioso.

Um dos segredinhos foi usar uma boa manteiga, e para essa receita escolhemos a Lurpak

(gente, sério, e deliciosa, não dá vontade de parar de comer!).

Se você tem uma máquina de pão, basta adicionar todos os ingredientes líquidos primeiro e logo após os secos. O ideal é deixa apenas a massa sovar na máquina e deixar no formato que decidir e assar fora dela.

Caso você vá fazer mão, anote a receita: comece misturando 1/2 xícara de água morna, 2 colheres de sopa de açúcar e 8g de fermento biológico seco. Deixe essa misturar descansar por aproximadamente 30 min ou até que o volume dela dobre de tamanho. Agora é hora de colocar a mão na massa! Em uma bancada bem limpinha, adicione 500g de farinha de trigo e faça um buraco no meio, então adicione 100g de manteiga Lurpak com sal, cortada em cubos, 2 ovos em temperatura ambiente, 1/4 de colher de chá de sal e aos pouquinhos vá adicionando a mistura do fermento. A massa precisa ficar bem homogênea, desgrudando da mão e bem branquinha! Por isso força ;-)

Deixe a massa descansar em um lugar quentinho e longe de vento, por aproximadamente 1h, ou até que dobre de tamanho. Depois desse tempo é só colocar no formato que você vai querer fazer seu pão, pincelar com ovo por cima (por aqui escolhemos o formato “pão de forma” e untamos e enfarinhamos uma forma de aproximadamente 26X12cm) e deixar crescer por mais 15 min.

Depois foi levar ao forno pré-aquecido e em temperatura de aproximadamente 200 graus por 30 min. Tente resistir ao cheirinho maravilhoso que vai invadir a casa e deixe esfriar bem para ficar fácil de cortar!

E são esses momentos tão simples que fazem a nossa felicidade: pão quentinho e super cheiroso, com muita manteiga por cima!


Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Ver arquivo

Uma resposta em “brioche amanteigado”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.