pipoca caramelada com chocolate

eu sou viciada em pipoca! muito! troco refeições por ela, já tive pipoqueira elétrica e fiquei feliz quando o rafa apareceu uma panela toda legalzinha para eu fazer minhas pipocas.

mas quem eu vou enganar? o “fazedor” das melhores pipocas do planeta é o rafa! e dia desses para me mimar, ele informou que ia fazer uma doce dessas perfeitas. ah esqueci de dizer que se eu gosto de pipoca, ela na versão doce é um verdadeiro vício! e ele fez a mais perfeita de todas, e dia desses ganhou o posto de melhor marido do universo <3

pipoca caramelada

e na hora de fazer ele me chamou para anotar todas as dicas e a principal é: parece que vai dar errado, mas dá mais do que certo!

dê preferência a fazer numa pipoqueira! aí é colocar a mesma medida de milho de pipoca, açúcar mascavo, óleo, água e metade da medida de achocolatado. e sim, tem que ser um chocolate em pó mais adocicado porque senão fica travando, meio amargo. a dica é seguir as proporções, mas a quantidade vai de acordo com o tamanho da sua panela. aqui em casa, usamos a medida de 1/3 de xícara e dá pipoca para um filme inteiro :-)

ahh, e os truques na hora de fazer? primeiro, deixe essa mistura ferver bem em fogo alto e sem a tampa da panela. quando estourarem as primeiras pipoquinhas, tampe e mexa o tempo todo até o tempo entre uma estourada e outro ser de mais de 3 segundos.

dica 2 do rafa: quando ela sair do fogo, deixe esfriar um pouquinho, porque ela sai molenga e grudadinha. mas 2 minutinhos depois ela está mega crocante e você consegue soltá-las com super facilidade.

e ela é tão gostosa que nem coloco leite condensado, mas se pra você a vida não tem limites, se joga e seja feliz <3

ps: aqui fizemos numa panela antiaderente e panela fica limpinha, já que a calda fica toda na pipoca. as pipocas demoram um pouco para começar a estourar, mas depois é bem rapidinho.


Olha isso aqui...


  • Mônica Soares

    Quanto tempo não comento seus posts :( porém sempre estou por aqui acompanhando as receitinhas novas ou dando uma conferida nas mais antigas e vou confessar: Amo pipoca!!!!!!
    E sim, também já troquei por algumas refeições. Mas, pipoca doce nunca foi meu forte, simplesmente não consigo e sou frustrada por isso… vou tentar essa delicinha de hoje, as dicas foram ótimas!
    Beijos

  • Carol

    Oi Cami, tudo bem?

    Corri pra fazer a pipoca mas deu tudo errado!Até perdi uma panela porque grudou no fundo de tal maneira que não consigo tirar…Acredito que faltaram alguns detalhes na receita, como se deve ficar mexendo até ferver, mais ou menos quanto tempo demora, se deve mexer no processo ou não, porque ficou um tempão ali e nada…começou a queimar e subir um cheiro de queimado…até chegou a estourar umas mas queimou tudo…você nem precisa publicar o comentário, mas como uma sugestão, se puder fazer um update no post porque acho que bastante gente vai se perder…:(
    Um beijo,
    Carol

    • cami

      Oi Carol, tudo bem?
      Vamos lá! Mas que droga :-(
      Vou adicionar mais algumas infos no post, mas deixa eu te falar, por aqui fizemos a primeira parte sem mexer e em fogo alto! Fizemos até um vídeo e colocamos no instagram…
      Quando ela começou a estorar aí sim abaixamos e ficamos mexendo o tempo todo.
      Acho que o único detalhe, é que nossa panela é antiaderente, vou colocar essa info tbm…
      Você colocou a quantidade de água tbm? :-/

      • Carol

        Oi Cami!
        Muito obrigada por responder!então, minha panela é de inox e a pipoca demorou muuuito tempo pra começar a estourar, tipo meia hora. É assim mesmo?antes dei uma mexida porque subiu um cheiro de queimado danado e a água meio que se separou do caramelo. Ficou beeeem estranho. Ai quando começou a estourar já começou com o intervalo bem longo e assim foi…enfim, foi um fracasso, mas acontece…Só queria mesmo saber esses detalhes porque tambpem amo pipica demais e vivo tentando fazer uma de chocolate!mas uma hora dá tudo certo!
        Beijão pra você!

    • Fiz mas deu errado

  • Ivana

    Oi, como assim ??? A mesma quantidade de óleo??? Se eu colocar 1 xic de milho devo colocar 1 xic de óleo??? Tá certo? Achei muito óleo…vai ficar nadando no óleo não? Obrigada e louca pra fazer.

  • Sara

    Fiz sábado e queimou, fiz hoje mexendo o tempo todo após começar a estourar e deu super certo. Usei a medida de 1/4 de xícara, deu pra três pessoas. Deliciosa! Estou realizada, amo pipoca doce e nunca tinha conseguido fazer!

  • Fiz e agora deu serto uhuuu

  • Amarylis Rodrigues

    Fiz e deu super certo, uma delícia! A única coisa ruim foi que vários milhos não estouraram.

    • cami

      por aqui tem vezes que acontece isso também! eu tento sempre usar o premium que rende melhor!

  • Amanda

    Fiz e deu certinho, ficou uma beleza! Eu costumava fazer a calda com chocolate e açúcar separado e despejar nas pipocas prontas, mas quase sempre murchava. Rafa merece mesmo o título de melhor marido do mundo hahah

    • cami

      hahahahaha não é?? <3 <3 <3

  • Júnior lins

    Que furada! Perdi tudo, inclusive o tempo e a vontade de comer pipoca… Tem como postar a foto??? Muito obrigado!

    • cami

      oi júnior, que pena! sempre fazemos por aqui e dá super certo!

  • Adoro fazer pipoca, mas nunca tentei fazer a doce, fiquei curiosa!
    eu tenho uma panela pipoqueira. mas nao entendi mto bem essas medidas nao
    como assim se eu uso meia xicara de milho, tb coloco meia de oleo + meia de agua + meia de acucar e + meia de achocolatado? Nao fica muita coisa?
    pq faço a salgada usando só 2 colheres de oleo, to achando q fica muita coisa….
    depos confirme as medidas por favor.
    grata

    E só serve mascavo? aqui em casa nao usamos acucar, no max tem um pouco do acucar de mesa normal e de cristal
    bjs

    • cami

      pode usar a açúcar normal… e são essas medidas mesmo, pode ir na fé!

  • Roseli

    Também fiquei intrigada com a quantidade de óleo. Ela diz para colocar a mesma medida de tudo, e metade de chocolate. Mas é muito óleo. Poderia especificar ingrediente por ingrediente, para quem não tem muita experiência na cozinha, fica mais fácil.
    Também poderia ter um vídeo mostrando o preparo
    Espero que responda pq as dúvidas acima não foram respondidas

    • cami

      é exatamente essas quantidades!!! pode ir na fé que vai dar certo!

  • Fiz e deu certo. Mas aumentei a quantidade de pipoca com relação aos outros ingredientes. Ficou 1 medida de pipoca e 1/2 dos restantes. Não queimou. Sobrou pouca pipoca no fundo e ficou super crocante. O marido disse que foi a melhor pipoca que fiz em toda a minha vida kk

    • cami

      ARRRAAASSSOOUUUUU!!!!!