Nuu pão de queijo

tem um tempinho que quero começar essa coluna aqui no bloguito! A cada dia vejo surgindo ideias incríveis, feitas por pessoas bacanérrimas e o mais importante: com muito, muito amor envolvido! Eu conheci a Rafa pelo vídeo aí embaixo e fiquei muito feliz quando ela topou contar um pouco dessa história pra gente!

você também conhece alguém com uma história legal? Alguém que tenha transformado essa paixão por comida em um negócio? Manda pra gente: contato@naminhapanela.com!

Com vocês a Rafa e um pouco da Nuu!!

‘Por que não temos pães de queijo como esses no Rio?’ Foi com essa pergunta que a NUU surgiu. A Rafaela, mineira e filha de fazendeiros, trazia os pães de queijo produzidos com o queijo da sua fazenda em Patos de Minas para o Rio. Sempre recebia encomendas de amigos, queriam o queijo, o pão de queijo e tudo mais que desse essa sensação de vida simples do campo. Mais dois sócios entraram nesse sonho, a Luisa, amiga carioca e neta de fazendeiros e o Erik, chef de cozinha e apaixonado pela comida de verdade. Juntos eles embarcaram em uma jornada de 6 meses, conversaram com especialistas no assunto, degustaram mais de 100 tipos de pães de queijo e voltaram ao berço de tudo: Minas Gerais!

“Voltamos às origens para entender qual o segredo do pão de queijo mineiro. Mais do que os ingredientes nos deparamos com pessoas, crenças, rituais. O sabor do produto está todo no queijo que é tombado como Patrimônio Imaterial do Brasil. É um trabalho muito artesanal, o leite é tirado duas vezes ao dia, antes mesmo de amanhecer o queijeiro calça sua botina e vai em busca das vacas que vivem livres pelo pasto da fazenda”.  – conta Rafaela.

Na fazenda as vaquinhas tem nomes e não números, as Holandesas recebem nomes carinhosos como Malhada e Pintura. A natureza é parte influente na vida do homem no campo, eles vivem de forma íntima e respeitosa, e são nesses valores que a NUU foi construindo sua proposta como marca.

O Pão de Queijo sofreu muita adaptação nos últimos tempos, os produtos que compramos congelados em supermercado muitas vezes tem aroma de queijo e corantes, tudo para baratear os custos e ganhar escala. “Muitos perguntam se nosso produto é gourmet, não trazemos essa proposta, somos uma comida de verdade. Acreditamos na gastronomia como forma de disseminar a cultura de uma região e temos como responsabilidade da marca manter essa tradição. Os queijos que usamos na receita são 100% de Minas Gerais e trazemos ainda um diferencial que é a degustação do TERROIR. Pegamos emprestado a palavra francesa (risos) que nada mais é que um produto produzido em uma região específica. Em Minas temos o queijo de diferentes serras: Canastra, Salitre, Serro, Parmesão D’Alagoa. Tudo mineirinho uai!” – brinca Rafaela.

Hoje eles já comercializam o produto recheado com sabores inusitados: linguiça artesanal de vinho tinto e erva doce, tomate seco artesanal e até doce de leite. O cardápio fica por conta do chef Erik Nako e nos eventos o time vai em peso para trocar um dedo de prosa com os consumidores. “A troca com as pessoas é fundamental para nós que estamos criando uma marca, criamos uma rede de clientes que viraram amigos e torcem com o crescimento da NUU” – diz a mineira.

A empresa ganhou força e traz em março o lançamento do Pão de Queijo Serra do Salitre para ser vendido em cafés, mini mercados, feiras. Dois tamanhos serão comercializados, o pães de queijo pequeno, tipo snack e o lanche. A primeira cidade a receber o produto é o Rio de Janeiro mas visam também o mercado externo. “Já estamos com um projeto de exportação junto à Peiex (Projeto de Extensão Industrial Exportadora) da Apex, o Brasil ficou em alta nos últimos tempos com a Copa do Mundo e agora com as Olimpíadas.  Queremos levar esse patrimônio brasileiro para o resto do mundo, uai not?”.

Para acompanhar o lançamento é só curtir a página da Nuu do Facebook!

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

3 comments on “Nuu pão de queijo”

Parabéns Rafaela, pelo seu empreendimento de Sucesso!! Grandes negócios nascem de sonhos que idealizamos e fazemos acontecer. Um trecho de um livro do Augusto Cury, diz mais ou menos assim: Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória.Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la. Meus parabéns mais uma vez, e muito sucesso!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *