salada de bacalhau com grão de bico

essa é uma versão de bacalhau que a mamis tem feito bastante ultimamente! e eu adoro, principalmente pq é super leve e tem grão de bico que eu adoro! e bacalhau é uma daqueles ingredientes que podem ser preparados de 1001 formas, mas que muitas vezes fica mais gostoso quando é feito da forma mais simples!

e o melhor é que rende muito bem e é perfeita para servir em uma ocasião especial em família.

bacalhau com grão de bico5

comece dessalgando 1k bacalhau. eu faço isso, deixando ele de molho na água gelada dentro da geladeira por algumas horas. depois desse tempo, é só cozinhar (às vezes é preciso trocar a água algumas vezes). reserve a água do último cozimento para cozinhar cerca de 1/2k de batata descascada e cortada em cubos não tão pequenos. elas precisam ficar firmes porém bem cozidas.

em uma panela grande, refogue 2 cebolas médias cortadas em cubos e 5 dentes de alho amassadinhos junto com 3/4 de xícara de azeite. adicione então, ¹/2 xícara de pimentão vermelho em cubos e o bacalhau já desfiado. mexa bem e por último misture as batatas cozidas, 2 xícaras de grão de bico cozidos e 2 xícaras de azeitonas.

antes de servir, adicione salsa e cebolinha à gosto, bem picadinha.

o melhor é que você pode servir bem quentinho, mas também em temperatura ambiente.


Olha isso aqui...