Quem acompanha esse blog há algum tempo sabe que moramos em Recife por alguns anos. Lá conheci tanta gente querida, vivi coisas maravilhosas, construi uma nova vida! Mas dizem que a nossa verdadeira casa é onde nosso coração está. E meu coração estava no RJ com meus pais e irmã.
Muita gente pode achar normal, mas eu dou tanto valor a almoços de domingos com minha família, a poder jantar comidinha de mãe no meio da semana, a poder comemorar aniversários com eles e principalmente adoro cozinhar para essas pessoas que tanto amo! Com eles, tudo ficou mais completo!
E quando vi a nova campanha da Vitarella deu vontade de celebrar o fato de estamos juntos!Mas deu saudade também das famílias do coração que deixei em Recife e dos amigos que por causa da correria nem sempre conseguimos ver.
E quando escolhi a receita pensei em agradar um pouquinho cada pessoinha. Meu pai e minha irmã amam massas, mas a mamis gosta sem muito molho e o rafa adora uma comida verdinha!
E eu amo pesto! Mas não sou tão fã de manjericão (podem me julgar, rs…)! mas aqui em casa volta e meia eu fazia esse pesto de espinafre com brócolis porque acho ele prático e mega gostoso! Mas sei lá porque nunca tinha trazido ele aqui pro bloguito!
E ele casava perfeitamente no que eu queria, então chegou o dia dele e vou dizer: a receita rende super bem e pode ser mais fácil do que se imagina ;-)
- 200g de espinafre picado - pode usar o congelado
- 150g de brócolis americano já cozido
- 1 colher de sopa de castanha de cajú
- 50g de queijo parmesão
- 1 xíc. de azeite
- No liquidificador ou com um mixer processe o espinafre com o brócolis japonês, a castanha de cajú, o queijo parmesão e o azeite até formar um creme uniforme.
- Se o creme ficar muito grosso, você pode ir adicionando mais azeite até o ponto que você achar ideal.
E eu adoro pesto com massas curtas, por isso escolhemos o Parafuso da Vitarella, que além de leve e delicioso, ainda iria incorporar super bem o nosso molho.
Molho pronto, é hora de cozinhar a massa. e a super dica é deixar um pouquinho da água do cozimento na hora de escorrer, assim você vai adicionar o pesto e vai grudar beemmm na massa.
Para finalizar, ainda refogamos bem rapidinho em um pouquinho de azeite e alho, uns tomatinhos que quebraram a monotonia do verde!
E sabe o mais legal? Se você guardar bem tampadinho o pesto ainda dura uns 5 dias na geladeira!
7 comments on “Parafuso com pesto de espinafre e brócolis”
Olá pessoas!!! Conheci este blog faz pouquissimo tempo, mas gostei muito do jeito que é organizado… vai me ajudar e muito com meu cardápio!!! Ontem fiz o “Parafuso com pesto de espinafre e brocolis”… sinceridade… não gostei… fiz com massa integral, e as medidas certinhas de espinafre, brocolis, azeite, até das castanhas (achei pouco…), mas ficou muito amargo!!! Meu marido disse que “amarrava a boca” de tão verde que estava!!! Acredito que metade da porção de espinafre ficaria melhor!!! Um abração e vamos cozinhando!!!
Que pena que não deu certo Heloisa…
às vezes o espinafre pode realmente influenciar.
Você usou o espinafre fresco?
Aqui em casa nós fizemos e ficou muito bom!
Acho que vale mais uma tentativa. ;)
Um abraço e obrigada pela visita!
Oi Cami, eu fiz a receita este fim de semana e gostei, mas achei que fica com muito gosto de azeite. Na próxima vez, vou colocar menos azeite e completar com água…
Que tipo de carne poderia acompanhar? bj
Testei hoje esta receita e ficou muito bom. Acrescentei um pouco de manjericão seco e alho só pra dar um gostinho a mais… Hummmm!!!!
Boa tarde! Fiz hoje no almoço o Macarrão Penne com o seu Pesto de Espinafre… Todo mundo gostou! Minha dica, foi que excluí o brócolis (pq eu hoje não tinha), coloquei apenas 200 ml de azeite e acrescentei um dente de alho. No meu confit de Tomates, acrescentei uma pitada de manjericão seco e uma pitada de sal. Ficou uma delícia!!! Parabéns!
Que delícia Kátia! A ideia é essa mesma, ir adaptando pro quem tem na geladeira e nossos gostos pessoais :-)