alcatra na cerveja preta

tem dias que você não quer fazer o mais do mesmo… definitivamente quer fazer uma receitinha nova, algo diferente, usar ingredientes que você nunca usou! e assim surgiu essa alcatra na cerveja preta.

nunca tinha usado a tal da cerveja preta em comida… mas achei que era hora de experimentar! via tantas receitas que levam esse ingrediente, que pensei, errado não pode dar… e não deu! rendeu uma panela fumegante de uma carne macia com um molho ligeiramente adocicado e com um cheiro que invadiu a casa toda…

e vê só como é fácil: na panela de pressão, refogue 4 dentes de alho em um fio de azeite. quando ele começar a dourar, adicione 1 cebola grande cortada em cubos e deixe amolecer um tantinho. misture então, 1kg de alcatra cortada em cubos grandes e deixa a carne dar uma leve grelhada. adicione então 1 lata de tomate pelado, 1 lata (350ml) de cerveja preta e sal à gosto. deixe cozinhar por aproximadamente 20 min após a panela começar a apitar com a pressão. eu ainda deixei ferver por mais um tempo (sem ser na pressão) para deixar o molho mais encorpado. se quiser,  você ainda pode adicionar uns legumes e fazer um delicioso ensopado com legumes…só de pensar deu água na boca…

e assim, vou incluindo novos ingredientes nessa panela, testando novos sabores e já estou aqui pensando em qual será o próximo!

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

35 comments on “alcatra na cerveja preta”

Hummmm! Deve ter ficado divino, a barriga aqui roncou só de olhar a aparência!

Há um tempo dei a dica pra ti usares a cerveja preta no molho da carne… Claro que não deves lembrar, mas que bom que tentastes!

Abração!

cami…
tente fazer com uma peça inteira de picanha…
faça como vc fez até a hora de por a carne…
de uma selada na picanha… ó.. eu prefiro cortar a peça ao meio pra poder cozinhar melhor e não ter problemas da carne ficar crua no meio…
depois continue com toooodos os ingredientes, mas em vez de cozinhar na pressão somente por 20 minutos, cozinhe por 1 hora na pressão..
genti… num tem explicação como o caldo vai ficar… bem grossinho…
ai na hora de servir, fatie e sirva com o molho por cima…
e cami… com o caldo que sobra.. experimente colocar por cima de uma costelinha assada…. geeeeeenti… é de moooorrrer de tanto comer…
espero que tente e depois nos conte a experiencia.. garanto… vcs vão amar…

bjus… Fee

Humm… Deve ficar muito bom!! Vou fazer para o meu amor que é carnívoro!!!

Cami, vc tem alguma receita infalível (testada e aprovada) do molho Caesar da Caesar Salad??

Mil beijossss!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *