Ervas e temperos, como usar?

Certamente você já se perguntou com tantas opções de ervas e tempos, como usar de forma a deixar as suas receitas ainda mais gostosas?

Vem conferir esse post que vamos te dar super dicas para deixar suas preparações ainda mais incríveis!

Tempero na medida certa

Atualmente, encontramos uma infinidade de temperos, ervas e condimentos a disposição . Mas, certamente,  fazer um bom uso é fundamental.

Cada produto tem um uso específico. E a dica base certamente é: Os temperos servem para realçar os sabores e temperar, mas sutilmente. A proposta é que eles ajudem a construir o sabor. Afinal, uma carne tem que ter gosto de carne e não gosto de alecrim… por exemplo.

Claro que existem exceções, afinal, se você vai fazer um curry, de fato o sabor do tempero será o grande destaque da receita. Ou até mesmo, quando for fazer um pesto certamente o sabor de manjericão precisará estar bem presente.

E para ajudar vocês a escolherem o melhor tempero para cada tipo de comida, listei algumas sugestões de uso!

Guia de ervas e temperos

Confira abaixo algumas dicas de ervas e temperos que com toda a certeza vão deixar suas receitas ainda mais gostosas.

Temperos mais comuns no dia a dia

  • Alecrim: Com sabor bastante característico, certamente é a escolha perfeita para carnes de cordeiro, porco, cabrito, pães e molhos;
  • Orégano: É provável que seja um dos temperos mais utilizados quando pensamos em molhos. Certamente fica perfeito em molhos de tomate, vegetais refogados, carnes e é claro na pizza. Junto com o manjericão dá o caráter da culinária italiana à qualquer receita;
  • Louro em folhas: De fato o tempero mais usado para fazer feijão. Mas ele fica igualmente delicioso para temperar carne de porco, molhos, caldos diversos;
  • Manjericão: Suas folhas secas podem ser usadas em peixes, carnes, arroz cozido com caldos. Da mesma forma, quando fresca usa-se no preparo de saladas, pizzas, massas, e carnes. Combina perfeitamente com molho de tomate, queijo parmesão, berinjela e tomate fresco;
  • Erva doce: Além de ficar delicioso em um bolo de fubá, fica ótimo também no tempero do salmão e massas;
  • Mostarda em grão: É perfeito para temperar peixes e carnes brancas;
  • Aipo ou salsão: Pode ser comido cru, cortado em rodelas ou ralado, acrescentando uma textura crocante às saladas. Muito utilizado em cozidos, ensopados e molhos;
  • Páprica: A páprica doce é usada em carnes, peixes, sopas, canapés e molhos. A páprica picante é usada em peixes, carnes, aves, canapés, batatas, ovos, tortas salgadas e molhos e no preparo do goulash.
  • Canela: Certamente, é mais comum em receitas doces, mas é capaz de dar um toque delicioso e super diferente em preparações salgadas.

Temperos para conhecer

  • Anis estrelado: Fica ótimo em receitas com carne de porco, pato, peixes, frutos do mar, assim como em pães, biscoitos, doces, geleias e gelatinas. Também é bastante usado para fazer licores, chás e aromatizar bebidas alcoólicas (como o gim por exemplo).
  • Estragão: Fica uma delícia em carnes vermelhas, de porco, frangos, peixes, frutos do mar e pratos com ovos. Além disso, é ótimo para aromatizar vinagres, salsichas, queijos e pães.
  • Cardamomo: Super presente na culinária árabe, fica ótimo em sopas, picles, carnes de porco, fígado, peixes, pães, biscoitos, bolos e cremes. É utilizada no café árabe e para aromatizar licores.
  • Manjerona: É uma ótima opção para carne de vitelo, assim como para aromatizar pães e legumes.
  • Sálvia: Perfeito para temperar carnes vermelhas, de porco, frangos, galinhas, peixes, frutos do mar e pratos com ovos. Da mesma forma, é uma ótima opção para aromatizar vinagres, salsichas, manteiga queijos e pães.
  • Tomilho: Com o sabor que lembra um pouco o orégano, mas mais suave é perfeito para carne de cordeiro e carnes assadas em geral. Além de ficar delicioso no temperos de cogumelos.

Mix de temperos

  • Curry: Se você não sabe, o curry nada mais é do que uma mistura de várias especiarias tais como: manjericão, coentro, gengibre, páprica, cominho, cúrcuma, pimenta-do-reino, cravo, canela, cardamomo e noz- moscada. É usado em molhos, carnes, peixes, aves, sopas e pratos com ovos e queijos.
  • Ervas finas: Geralmente tem como base: manjericão, tomilho, manjerona, sálvia, alecrim e o famoso orégano. É uma ótima opção para temperar carnes servidas ao ponto, como rosbife, por exemplo.
  • Bouquet garni: A versão mais clássica é composta por: tomilho, salsinha, louro, alho-poró e salsão. Muito usado para aromatizar, sem deixar vestígio dos temperos. Faça o bouquet com as ervas e remova no final da preparação
  • Herbes de Provence : mistura de ervas frescas ou secas como o tomilho, alecrim, louro, manjericão, segurelha e alfazema. Usada em molhos, para temperar salada, grelhados, carne de porco e de cordeiro.

Ervas e temperos frescos ou desidratados?

Certamente, as ervas frescas trazem mais aroma para seus preparos. Em algumas receitas, são essenciais e não podem ser substituídas pela versão desidratada.

Porém, as ervas e temperos desidratados ou até mesmo em pó, podem ser uma ótima opção para trazer mais sabor ao seu prato, sem precisar se preocupar tanto com armazenamento.

Como armazenar os temperos

  • Não compre em grandes quantidades, pois estragam, perdem a cor e o sabor. Compre uma quantidade coerente ao uso no seu dia a dia.
  • Para conservar por mais tempo, armazene em potes de vidro, hermeticamente fechados e de preferência em uma prateleira aberta. Porém, não deixe exposto a luz solar direta.
  • Hoje em dia é possível comprar temperos por peso. Para isso, verifique se a quantidade mínima não é demais para você. Além disso, busque locais de confiança para evitar contaminação.
  • Caso possua alguma alergia alimentar, prefira a versão industrializada sempre conferindo as informações do rótulo.

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

43 comments on “Ervas e temperos, como usar?”

Muito bom! Outra dica que combina é: adicionar ervas sempre no final do cozimento. Ja temperos podem entrar desde o comeco para refogar junto com cebola e alho por ex. pois assim eles liberam mais aroma! :D

Discordo de você! Falar que de saquinho é melhor . Compro em uma loja de temperos e sempre bem fresquinho sem bicho algum! Falar que esses de indústria é melhor está de brincadeira né.

Amei as dficas!!! Como sempre, matérias super especiais, úteis e de fácil entendimento até mesmo para quem não está familiarizado com a cozinha!!!

Oi Cami!! Adorei a dica de não comprar essas iguarias em agranel, sempre achei que comprando assim estaria mais novinho :( :( :(

Ainda estou aguardando resposta num comentário que fiz na receita de torta de morango e limão.

PS.: desconsidere o primeiro post, é que achei que não tinha sido enviado rs rs rs Sendo assim coloquei um mais completo em seguida.
Bjs!!!

Lindona, estou à procura de um cardápio bem charmoso ,mas prático ,para fazer um jantarzinho de , digamos assim , um noivado..rsrs
São mais ou menos umas 20 pessoas.
Você tem uma dica dessas maravilhosas que sempre vejo aqui?
beijos!

poxa amore, tem várias… mas vc tem q ver quanto de trabalho vc está disposta a ter, que tipo de comida seus convidados gostam e até quanto vc quer investir, depois disso, escolher as receitinhas…

Muito bom esse post,cami. Eu tenho um monte de especiarias e ervas aqui em casa e não sei usá-las direito.

Houve até uma vez que eu botei curry na carne moída e ela ficou com um gosto carregado de caldo de frango, ninguém aqui em casa quis comer. rs

Achei interessante a sua observação quanto a comprar os temperos por quilo. Já fiz isso uma vez e não deu certo. Deu bicho e joguei tudo fora. Comprar em saquinhos é a melhor opção, porém nem sempre encontramos todos os tipos de temperos em saquinhos né…. Você recomenda algum mercado específico?

Na boa, você já trabalhou em um restaurante? Você já cozinhou pra umas duzentas pessoas? Se você é chef, essas perguntas devem ser afirmativas… André Mifano, Chef e famoso e dono de restaurante diz que não é chef… diz que não tem ainda a experiência necessária… e vc? No mais, para ajudar.. pare de chamar tigela de bowl.. isso é ridículo..

Ola! Como posso utilizar os temperos? Combinados ou individualmente? E como fracionar a quantidadendo do tempero com a quantidade de carne?Me ajuda!

Ola. Adoro temperos e queria uma mistura de temperos boa. Pra frango e arroz e macarao. To usando um mix de tempero gostaria de saber se esta correta. Cominho, coentro, sal do himalaia, cebola, alho, pimenta do reino preta, e curry. Gostaria da sua opiniao isso tudo em po. Obrigado

Fazenda lagoa do boi
Olá!
Trabalho com queijos de leite de cabra, gostaria de uma dica de condimentos que posso usar para fazer um bom queijo condimentado???

É simples. Escolhe uns condimentos só para testar, por exemplo sementes de cominho, gravo da Índia, orégano etc. Corte o queijo em cubinhos e vai experimentar. Pega um cubinho de queijo na boca e um pouco (um pouco mesmo!) de um condimento só. Deixe os dois na sua língua sem mastigar. Experimente o sabor, a combinação. Você já vai ter um ideia. Agora pode mastigar. Anote a sua experiência. Repete para os outros condimentos.

Combinações que eu gosto, mas forem feitos com queijos de leite de vaca, são: queijo com semente de cominho e queijo “velho” com gravo. Uma combinação com queijo de cabra é com ervas italianas (um mix de tomate, pimentão, alho, cebola, pimenta caiena, manjericão e tomilho ou um mix com orégano, alecrim, tomilho e sálvia).

Mais uma dica importante: use apenas 1 grama de condimentos a cada litro de leite. Com tempo pode aumentar se acha melhor, mais só um pouco já da um toque diferente no sabor.

Cami, boa noite! Estava fazendo uma pesquisa na internet sobre povos pré-colombianos e me deparei com o seu artigo sobre Temperos. Você não tem noção do quanto venho procurando por isso. Muito obrigada por compartilhar o seu saber!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *