Ervas e temperos, como usar?

Certamente você já se perguntou com tantas opções de ervas e tempos, como usar de forma a deixar as suas receitas ainda mais gostosas?

Vem conferir esse post que vamos te dar super dicas para deixar suas preparações ainda mais incríveis!

Tempero na medida certa

Atualmente, encontramos uma infinidade de temperos, ervas e condimentos a disposição . Mas, certamente,  fazer um bom uso é fundamental.

Cada produto tem um uso específico. E a dica base certamente é: Os temperos servem para realçar os sabores e temperar, mas sutilmente. A proposta é que eles ajudem a construir o sabor. Afinal, uma carne tem que ter gosto de carne e não gosto de alecrim… por exemplo.

Claro que existem exceções, afinal, se você vai fazer um curry, de fato o sabor do tempero será o grande destaque da receita. Ou até mesmo, quando for fazer um pesto certamente o sabor de manjericão precisará estar bem presente.

E para ajudar vocês a escolherem o melhor tempero para cada tipo de comida, listei algumas sugestões de uso!

Guia de ervas e temperos

Confira abaixo algumas dicas de ervas e temperos que com toda a certeza vão deixar suas receitas ainda mais gostosas.

Temperos mais comuns no dia a dia

  • Alecrim: Com sabor bastante característico, certamente é a escolha perfeita para carnes de cordeiro, porco, cabrito, pães e molhos;
  • Orégano: É provável que seja um dos temperos mais utilizados quando pensamos em molhos. Certamente fica perfeito em molhos de tomate, vegetais refogados, carnes e é claro na pizza. Junto com o manjericão dá o caráter da culinária italiana à qualquer receita;
  • Louro em folhas: De fato o tempero mais usado para fazer feijão. Mas ele fica igualmente delicioso para temperar carne de porco, molhos, caldos diversos;
  • Manjericão: Suas folhas secas podem ser usadas em peixes, carnes, arroz cozido com caldos. Da mesma forma, quando fresca usa-se no preparo de saladas, pizzas, massas, e carnes. Combina perfeitamente com molho de tomate, queijo parmesão, berinjela e tomate fresco;
  • Erva doce: Além de ficar delicioso em um bolo de fubá, fica ótimo também no tempero do salmão e massas;
  • Mostarda em grão: É perfeito para temperar peixes e carnes brancas;
  • Aipo ou salsão: Pode ser comido cru, cortado em rodelas ou ralado, acrescentando uma textura crocante às saladas. Muito utilizado em cozidos, ensopados e molhos;
  • Páprica: A páprica doce é usada em carnes, peixes, sopas, canapés e molhos. A páprica picante é usada em peixes, carnes, aves, canapés, batatas, ovos, tortas salgadas e molhos e no preparo do goulash.
  • Canela: Certamente, é mais comum em receitas doces, mas é capaz de dar um toque delicioso e super diferente em preparações salgadas.

Temperos para conhecer

  • Anis estrelado: Fica ótimo em receitas com carne de porco, pato, peixes, frutos do mar, assim como em pães, biscoitos, doces, geleias e gelatinas. Também é bastante usado para fazer licores, chás e aromatizar bebidas alcoólicas (como o gim por exemplo).
  • Estragão: Fica uma delícia em carnes vermelhas, de porco, frangos, peixes, frutos do mar e pratos com ovos. Além disso, é ótimo para aromatizar vinagres, salsichas, queijos e pães.
  • Cardamomo: Super presente na culinária árabe, fica ótimo em sopas, picles, carnes de porco, fígado, peixes, pães, biscoitos, bolos e cremes. É utilizada no café árabe e para aromatizar licores.
  • Manjerona: É uma ótima opção para carne de vitelo, assim como para aromatizar pães e legumes.
  • Sálvia: Perfeito para temperar carnes vermelhas, de porco, frangos, galinhas, peixes, frutos do mar e pratos com ovos. Da mesma forma, é uma ótima opção para aromatizar vinagres, salsichas, manteiga queijos e pães.
  • Tomilho: Com o sabor que lembra um pouco o orégano, mas mais suave é perfeito para carne de cordeiro e carnes assadas em geral. Além de ficar delicioso no temperos de cogumelos.

Mix de temperos

  • Curry: Se você não sabe, o curry nada mais é do que uma mistura de várias especiarias tais como: manjericão, coentro, gengibre, páprica, cominho, cúrcuma, pimenta-do-reino, cravo, canela, cardamomo e noz- moscada. É usado em molhos, carnes, peixes, aves, sopas e pratos com ovos e queijos.
  • Ervas finas: Geralmente tem como base: manjericão, tomilho, manjerona, sálvia, alecrim e o famoso orégano. É uma ótima opção para temperar carnes servidas ao ponto, como rosbife, por exemplo.
  • Bouquet garni: A versão mais clássica é composta por: tomilho, salsinha, louro, alho-poró e salsão. Muito usado para aromatizar, sem deixar vestígio dos temperos. Faça o bouquet com as ervas e remova no final da preparação
  • Herbes de Provence : mistura de ervas frescas ou secas como o tomilho, alecrim, louro, manjericão, segurelha e alfazema. Usada em molhos, para temperar salada, grelhados, carne de porco e de cordeiro.

Ervas e temperos frescos ou desidratados?

Certamente, as ervas frescas trazem mais aroma para seus preparos. Em algumas receitas, são essenciais e não podem ser substituídas pela versão desidratada.

Porém, as ervas e temperos desidratados ou até mesmo em pó, podem ser uma ótima opção para trazer mais sabor ao seu prato, sem precisar se preocupar tanto com armazenamento.

Como armazenar os temperos

  • Não compre em grandes quantidades, pois estragam, perdem a cor e o sabor. Compre uma quantidade coerente ao uso no seu dia a dia.
  • Para conservar por mais tempo, armazene em potes de vidro, hermeticamente fechados e de preferência em uma prateleira aberta. Porém, não deixe exposto a luz solar direta.
  • Hoje em dia é possível comprar temperos por peso. Para isso, verifique se a quantidade mínima não é demais para você. Além disso, busque locais de confiança para evitar contaminação.
  • Caso possua alguma alergia alimentar, prefira a versão industrializada sempre conferindo as informações do rótulo.

43 comments on “Ervas e temperos, como usar?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *