Categorias
Dicas de cozinha

ervas e temperos, como usar?

Atualmente, encontramos uma infinidade de temperos, ervas e condimentos. Mas fazer um bom uso é fundamental. Cada produto tem um uso específico. E a dica base para todas : Os temperos servem para realçar, saborizar, temperar mas sutilmente. Sempre ficarão em segundo plano. Afinal, uma carne tem que ter gosto de carne e não gosto de alecrim… por exemplo.

 

e para ajudar vocês a escolherem o melhor tempero para cada tipo de comida, listei algumas sugestões de uso!

Manjerona: Vitelo, pães, batata
Louro em folhas: Carne de porco, molhos, caldos
Sálvia: carnes vermelhas, de porco, frangos, galinhas, peixes, frutos do mar e pratos com ovos. Para aromatizar vinagres, salsichas, queijos e pães.
Tomilho: Carne de cordeiro e carnes assadas em geral
Estragão: carnes vermelhas, de porco, frangos, galinhas, peixes, frutos do mar e pratos com ovos. Para aromatizar vinagres, salsichas, queijos e pães.
Alecrim: Carnes de cordeiro, porco, cabrito, pães e molhos
Mostarda em grão: Peixes e carnes brancas
Ervas finas: Carnes servidas ao ponto, como rosbife
Erva doce: Salmão, massas
Orégano: utilizado em molhos de tomate, vegetais refogados, carne e é claro na pizza. Junto com o manjericão dá o caráter da culinária italiana.
Anis estrelado: porco, pato, peixes, frutos do mar, pães, biscoitos, doces, geleias e gelatinas. Também usado para fazer licores, chás e aromatizar bebidas alcoólicas.
Bouquet garni: Usado para aromatizar, sem deixar vestígio dos temperos. Faça o bouquet e remova no final da preparação
Manjericão: Suas folhas secas são usadas em peixes, carnes, arroz cozido com caldos . Fresca usa-se no preparo de saladas, pizzas, massas, e carnes. Combina com molho de tomate, queijo parmesão, berinjela,tomate fresco…
Aipo ou salsão: Pode ser comido cru, cortado em rodelas ou ralado, acrescentando uma textura crocante às saladas. Muito utilizado em cozidos, ensopados e molhos.
Cardamomo: sopas, picles, carnes de porco, fígado, peixes, pães, biscoitos, bolos e cremes. É utilizada no café árabe e para aromatizar licores.
Casca de laranja: Desidratada é ideal para pudins, mousses, bolos, biscoitos, molhos e sorvetes.
Curry: mistura de várias especiarias tais como: manjericão, coentro, gengibre, páprica, cominho, cúrcuma, pimenta-do-reino, cravo, canela, cardamomo e noz- moscada. É usado molhos, carnes, peixes, aves, sopas e pratos com ovos e queijos.
Herbes de Provence : mistura de ervas frescas ou secas como o tomilho, alecrim, louro, manjericão, segurelha e alfazema. Usada em molhos, para temperar salada, grelhados, carne de porco e de cordeiro.
Kümmel: pastas de queijo, chucrute, repolho, no preparo de carnes, aves assadas, sopas de legumes, saladas, marinados, biscoitos, patês, pães e bolos.
Páprica: A páprica doce é usada em carnes, peixes, sopas, canapés e molhos. A páprica picante é usada em peixes, carnes, aves, canapés, batatas, ovos, tortas salgadas e molhos e no preparo do goulash.

Dicas :

-Não compre em grandes quantidades, pois estragam, perdem a cor e o sabor.
-Para conservar por mais tempo, guarde na geladeira
-Evite comprar por peso. A chance de criar bichinhos é maior. Prefira saquinhos individuais.

ps: foto retirada do google imagens.

Por Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

Ver arquivo

34 respostas em “ervas e temperos, como usar?”

Muito bom! Outra dica que combina é: adicionar ervas sempre no final do cozimento. Ja temperos podem entrar desde o comeco para refogar junto com cebola e alho por ex. pois assim eles liberam mais aroma! :D

Amei as dficas!!! Como sempre, matérias super especiais, úteis e de fácil entendimento até mesmo para quem não está familiarizado com a cozinha!!!

Oi Cami!! Adorei a dica de não comprar essas iguarias em agranel, sempre achei que comprando assim estaria mais novinho :( :( :(

Ainda estou aguardando resposta num comentário que fiz na receita de torta de morango e limão.

PS.: desconsidere o primeiro post, é que achei que não tinha sido enviado rs rs rs Sendo assim coloquei um mais completo em seguida.
Bjs!!!

Lindona, estou à procura de um cardápio bem charmoso ,mas prático ,para fazer um jantarzinho de , digamos assim , um noivado..rsrs
São mais ou menos umas 20 pessoas.
Você tem uma dica dessas maravilhosas que sempre vejo aqui?
beijos!

poxa amore, tem várias… mas vc tem q ver quanto de trabalho vc está disposta a ter, que tipo de comida seus convidados gostam e até quanto vc quer investir, depois disso, escolher as receitinhas…

Muito bom esse post,cami. Eu tenho um monte de especiarias e ervas aqui em casa e não sei usá-las direito.

Houve até uma vez que eu botei curry na carne moída e ela ficou com um gosto carregado de caldo de frango, ninguém aqui em casa quis comer. rs

Achei interessante a sua observação quanto a comprar os temperos por quilo. Já fiz isso uma vez e não deu certo. Deu bicho e joguei tudo fora. Comprar em saquinhos é a melhor opção, porém nem sempre encontramos todos os tipos de temperos em saquinhos né…. Você recomenda algum mercado específico?

Na boa, você já trabalhou em um restaurante? Você já cozinhou pra umas duzentas pessoas? Se você é chef, essas perguntas devem ser afirmativas… André Mifano, Chef e famoso e dono de restaurante diz que não é chef… diz que não tem ainda a experiência necessária… e vc? No mais, para ajudar.. pare de chamar tigela de bowl.. isso é ridículo..

Ola! Como posso utilizar os temperos? Combinados ou individualmente? E como fracionar a quantidadendo do tempero com a quantidade de carne?Me ajuda!

Ola. Adoro temperos e queria uma mistura de temperos boa. Pra frango e arroz e macarao. To usando um mix de tempero gostaria de saber se esta correta. Cominho, coentro, sal do himalaia, cebola, alho, pimenta do reino preta, e curry. Gostaria da sua opiniao isso tudo em po. Obrigado

Fazenda lagoa do boi
Olá!
Trabalho com queijos de leite de cabra, gostaria de uma dica de condimentos que posso usar para fazer um bom queijo condimentado???

É simples. Escolhe uns condimentos só para testar, por exemplo sementes de cominho, gravo da Índia, orégano etc. Corte o queijo em cubinhos e vai experimentar. Pega um cubinho de queijo na boca e um pouco (um pouco mesmo!) de um condimento só. Deixe os dois na sua língua sem mastigar. Experimente o sabor, a combinação. Você já vai ter um ideia. Agora pode mastigar. Anote a sua experiência. Repete para os outros condimentos.

Combinações que eu gosto, mas forem feitos com queijos de leite de vaca, são: queijo com semente de cominho e queijo “velho” com gravo. Uma combinação com queijo de cabra é com ervas italianas (um mix de tomate, pimentão, alho, cebola, pimenta caiena, manjericão e tomilho ou um mix com orégano, alecrim, tomilho e sálvia).

Mais uma dica importante: use apenas 1 grama de condimentos a cada litro de leite. Com tempo pode aumentar se acha melhor, mais só um pouco já da um toque diferente no sabor.

Cami, boa noite! Estava fazendo uma pesquisa na internet sobre povos pré-colombianos e me deparei com o seu artigo sobre Temperos. Você não tem noção do quanto venho procurando por isso. Muito obrigada por compartilhar o seu saber!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.