Geléia de framboesa

Fazer geleia me faz me sentir a chef! podem dizer que é bobeira, mas dar textura e sabor a simples ingredientes faz eu me sentir o máximo!

Mas aviso aos que se empolgaram com a minha declaração: geleia é fácil de fazer? é, mas dá um pouquinho de trabalho e requer um pouco de paciência… mas o resultado é tão bacana, que vale a pena.

Eu fiz a minha de framboesa, aquela congelada que já comentei por aqui… tudo porque tava doida para fazer uma geleia com algum fruta vermelhinha. mas posso dizer, definitivamente, essa base é ótima para as mais diversas variações dessa delícia!

Como fazer geléia?

Então você vai fazer assim… em uma panela, você vai colocar 2 maçãs (eu usei a fuji) cortada em cubos, com a casca e as sementinhas, junto com 1 xíc. de açúcar e 1 xíc e meia de água…. em fogo baixinho e mexendo de vez em quando, até as maçãs ficarem bem macias e desmanchando (se secar demais, vá colocando mais um tantinho de água).

Aí é passar essa mistura (que fica com uma aparência tipo papinha de neném) em uma peneira fina, escorrendo bem, para tirar o máximo de proveito dessa mistura… então volte o líquido escorrido para a panela, misture o suco de 1 limão, 400g de framboesa e mais 3 colheres de sopa de açúcar. aí é o mesmo esquema, em fogo baixinho e mexendo de vez em quando, deixe sua geleia engrossar. só não deixe ficar muito, muito grossa, porque quando esfria ela fica ainda mais durinha…

E eu toda orgulhosa com minha geleia tão vermelhinha, tão gostosinha, tão no ponto de geleia!

Ah, e o melhor, dura umas 3 semanas na geladeira fácil (pode durar até mais, mas as minhas acabaram antes, rs…)

Ps: experimente essa geleia nessa sobremesa aqui, eu dei de presente esse mimo e garanto: é sucesso!!!

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

24 comments on “Geléia de framboesa”

Esse brigadeiro de chocolate amargo deve ficar ótimo com a geléia, mas vou deixar uma dica: semana passada fiz uma torta ganache de chocolate meio amargo com geléia de framboesa e framboesas frescas de recheio, e ficou perfeita, me lembrando uma torta da Dalena em recife que eu amo..

Adoro geléia. Faço uma torta 3 mousses recheada de geléia de framboesa que fica uma delícia. Agora ficará ainda mais gostosa feita com essa geléia sua que eu farei em breve, com certeza. Parabéns, Camila por tudo quer você faz que é maravilhoso. Obrigada por compartilhar conosco. Beijos. Fique com Deus. marina.

brigada mari!
realmente fazer nossa própria geleia é bacanérrimo! tenho certeza que sua receita ficará ainda mais gostosa!

Ai gente, desculpe a gafe e talvez até indelicadeza..rs…mas é que descobri o blog há pouco tempo e fico louquinha com todas as receitas. Ontem vi uma receita do ano passado: pimentões vermelhos recheados com arroz. Queria saber da Camila qual acompanhamento posso usar com eles, colocoando-os como prato principal(se isso for possível..rs)..Bjosss..ameeeiii o blog!!

Realmente para um gostoso chá com amigos e amigas,com aquele biscoito,um bom papo,uma varanda,lembranças da minha mãe ,um passado não tão distante………

Adoro geléia!
Minha irmã fez uma vez uma de ameixa, escândalo! A ameixa tava azeda, na geléia ficou no ponto! Somente usou ameixa e açúcar, talvez um cadinho de água. Nunca vi fazer essa base de maçã antes não.
Bjosss

Uma vez fiz uma geléia de jabuticaba, que achei q não ia dar certo, mas ficou mto boa (talvez meio doce pro meu gosto, mas o pessoal de casa amou).

Agora, fiquei doida pra testar esse truque da maçã, pq tem uma marca famosa de geléia industrializada que na embalagem diz que é adoçada com suco de maçã; então pensei que talvez dê pra fazer essa receita sem o açúcar (ou talvez com menos açúcar), o q vc acha?

ps: achei a panelinha de fazer pudim no fogão, agora ngm me segura! huahuahau
vlw pela dica no outro post (o do pudim de chocolate, um dos 1ºs q vou testar).

pat,
acho que o açúcar vai depender muito do seu gosto… como vc pode provar, acho q vc pode ir adaptando…
aquela panela é TUDO!

acabei de fazer essa receita , só que substitui o açúcar por adoçante culinário e a fruta por morangos , ficou perfeita , a maçã faz toda diferença realmente, já havia feito outras receitas mas essa ficou maravilhosa e rendeu muito , entrou para minhas favoritas valeu pela dica……

A receita parece bem bonita, mas tome cuidado com a semente da maca.. Ela tem cianeto, uma substancia toxica pro organismo. Nao que comer sementes de uma maca va fazer muito mal, mas seria bom evitar neh?
Tirando isso quero parabenizar pelo site. Ja fiz varias de suas receitas e a maioria deu certo.
Obrigada por compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *