bolo levíssimo de limão

para mim, servir um bolo é a desculpa certa para uma pausa, momento de aproveitar esses poucos minutos saboreando um pedaço bem quentinho enquanto vê a vida passar…um pedaço de bolo sempre me remete a dias chuvosos, bate papo com amigos, cheiro de café quentinho, manhãs de domingos ou final da tarde em meses de férias…

fazer um bolo sempre me remete ao medo bobo: será que vai dar certo? e se não der? fácil, esquece, ri alto e testa de novo… pode parecer papo filosófico, mas fazer bolo é quase um paralelo com as nossas vidas, se a gente ficar sempre com medo se vai dar certo ou não e deixar de testar por causa disso, vamos deixar de aproveitar sabores únicos e errar, além de fazer parte, só faz a gente aprender o que podemos ou não fazer das próximas vezes… e ainda tem o fato de que, nem sempre depende da gente não é mesmo?

mas esse bolo não deu nada errado, muito pelo contrário, o rafa foi para a cozinha fazer esse mimo para mim e conseguiu um resultado extraordinariamente leve que tenho certeza, vocês vão amar…

comece batendo 4 gemas, 1 xíc. de açúcar e 200ml de creme de leite até que forme um creme mais esbranquiçado. adicione a esta massa as raspas de 1 limão grande e 1 xícara de farinha de trigo. por último você vai misturar 1 colher de chá de fermento (dissolvido em um dedinho de leite e batido até formar uma creme espesso) e as 4 claras batidas em neve. tudo bem misturadinho? leve para assar em forno em temperatura média por aproximadamente 40 min ou até que passe no teste do palitinho…

por cima, coloquei uma camada generosa de nutella, porque achei que ele merecia ficar um tantinho mais doce… mas você pode pensar numa cobertura de chocolate ou nadica e incluir um tantinho a mais de açúcar na receita…

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

79 comments on “bolo levíssimo de limão”

boa tarde!
Estou com uma dúvida…vc não diz hora nenhuma qual tabuleiro utilizar, se devemos untar já q trata-se de um bolo né?! rs untar com manteiga e farinha e só depois colocar a mistura para assar correto??
aguardo contato…
bjinhosss!

eu usei aquela forma de bolo inglês, mas você pode usar a forma com furo no meio também… eu usei papel manteiga, então não untei nem com manteiga nem com farinha… mas vc pode fazer isso sim, com certeza!

Cami,

Sou sua nova fã !! Ontem mesmo mandei um email para você !! Quero saber como faço para ter suas receitas impressas !

Referente ao lindo bolo você utilizou a forma tipo bolo inglês ? E o creme de leite deve ser o fresco ?

Beijos

Lindo….. mas tenho necessariamente que usar creme de leite nessa receita???? eu tenho problemas com esse creme…. tentei fazer um e não me dei bem…..!!! tens algumas dicas p mim??

Huummm, carinha maravilhosa este bolo.. só uma dúvida… qual tamanho do recipiente vc usou para assar o bolo? Sou meio sem norte.. :)
Parabens pelo Blog.

Abç.

Tenso, Cami, tenso d+ a combinação perfeita e fantástica entre o limão e o chocolate… ainda mais se esse chocolate for Nutella………. my God…
Aproveito e respondo à Karla Talita: bom?? Não, está mto longe disso… Divino seria um termo mais adequado!!! rsrsrsrs…

Amei seu site! Vi uma reportagem na caras onde você está junto com a Tati e vim fazer uma visitinha. Me fala uma coisa, qual a câmera que você usa para tirar as fotos? são perfeitas! Eu tenho que comprar uma e se puder me falar qual é a sua agradeço. No site tem link para receber atualizações por email? é que não encontrei. vou procurar melhor. bjus e desculpe qualquer coisa.

Olá, primeira vez que passo por aqui, e de quebra já fiquei encantada com as receitas.É interessante que eu não conhecia mesmo o seu cantinho nem de ouvir falar, e vejo que perdi muita coisa boa.
Super bonitinho ver você e a Tati juntas na revista, senti orgulho por de alguma maneira fazer parte deste universo.Parabéns e sucesso sempre!

Pois é, bolo é o prato onde mortais e entendidos se igualam, não é???

É sempre uma surpresa. Se ele vai crescer, ficar bonito, gostoso…

Mas esse seu, ficou tudo isso! Bonito de olhar, fofinho e, uma pena que não provei, tá com cara de muito gostoso.
beijos

Cami, fiz tudo certinho, mas depois que tirei o bolo do forno ele deu uma murchada e achei que ele “embatumou”, ficou como um bombocado e não fofinho como na foto. Onde errei? ah! troquei a nutela (pq sou alérgica às castanhas da composição) por doce de leite! Aguardo dica. Obrigada. Seu blog é ÓTIMO!

Oi, Juliana! Sou novata na cozinha, mas já ouvi falar que o bolo ‘murcha’ por conta da farinha. Quanto mais você mexer ela na mistura do bolo, maior a tendencia dele murchar quando tirar do forno.
Talvez seja isso. Refaça um dia a receita misturando a farinha de leve e no menor tempo possível. Se resolver o problema, além de ver que essa dica realmente funciona, ganha um bolinho macio e gostoso pra comemorar *-*
Bjs

Cami,

Fiz na forma de bolo inglês e ficou divino, seguindo todos os passos da receita, religiosamente.
Repeti a dose, dessa vez ao invés de colocar a nutella como cobertura, coloquei em colheradas no meio da receita e coloquei no forno…. De comer de joelhos!!!
Agora vou tentar uma nova variação… Vc acha que dá pra fazer naquelas formas que tem os buraquinhos individuais??
Quero fazer pro lanche da escola da minha petit!!

(Vc percebeu que a sua receita virou vedete aqui em casa, né?) rsrsrs

Bjos

Vou fazer……… meus filhotes adoram bolo, ainda mais com Nutela, delícia D+!!
Gostaria de receber sempre receitas em meu e-mail. Obrigada!

estava procurando uma receita diferente de bolo de limão,até que achei esta,fiz ficou muito boa a massa é bem fofa,resolvi fazer estilo torta de limão em vez de massa podre usei o bolo como massa,pus a cobertura de limão com leite condensado e chantily por cima faz idéia da delicia!parabéns,bjos.

ACABEI DE FAZER ESSE BOLO!
Que gostosinho, amei. Nem coloquei cobertura nenhuma, por mais que minha cabeça gorda quisesse hahhaa. De tão gostosinho que é, ele puro já é uma delicia.
Morri de medo de não dar certo pois quando bati o fermento com leite, ficou super liquido e nada espesso. Mas fui na fé, coloquei assim mesmo e deu tudo certo *-*
Bjssss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *