arroz doce cremoso

eu tenho uma relação extremamente afetiva com esse tal de arroz doce… minha madrinha fazia uma receita extremamente cremosa que infelizmente ela não deixou anotada em lugar nenhum e se perdeu… mas o gostinho do doce ficou na minha memória para sempre e estou sempre em busca de uma cremosidade o mais próxima possível…

e nessa receita, produzida em conjunto com a minha mãe, acho que chegamos bem próximo… claro, nunca vai ficar igual a que tem na memória, afinal tem um toque que era só dela! é engraçado o tanto que esse doce simples representa para mim e como me faltam palavras para falar os inúmeros motivos dela ser especial… certo é que cada colherada desse doce vinha com um gostinho de saudade de uma pessoa que só percebi o quanto era especial para mim depois que perdi…

mas vamos a receita né? e antes de mais nada, vou deixar claro… pode ser que a receita original seja bem diferente, seja feita até com arroz arbóreo, mas essa faz parte da minha memória e eu gosto dela assim mesmo, simples!

começamos cozinhando 3 xícaras de arroz em aproximadamente 1l de leite, que fomos colocando aos poucos quando o mesmo começava a secar (mas sempre deixávamos pelo menos cobrindo todo o arroz). quando o arroz ficar bem macio, misturamos 1 lata e meia de leite condensado e em fogo baixo, deixamos engrossar um tantinho… prove para ver se está doce a seu gosto, para mim, mesmo tendo colocado essa quantidade de leite condensado, ficou no ponto certo… aí quando tiramos do fogo, adicionamos 200ml de creme de leite e misturamos bem. aí foi só colocar para esfriar um tanto e depois levar a geladeira até ficar bem geladinho…

por cima um tanto de canela em pó para quem é de canela.

só de lembrar que eu comia colheradas e colheradas desse doce me dá saudade e vontade de correr para cozinha e fazer mais e mais…

 

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

94 comments on “arroz doce cremoso”

Minha mãe faz uma versão com caramelo… me lembro q ela cozinha, como vc, com leite, depois prepara um caramelo em outra panela e mistura tudo! É gostoso, mas eu sou mais o leite condensado… rs… =9
E canela, claro, por favor!!!!!!

Eu também gosto demais de arroz doce. Para mim lembra infância, quando minha mãe fazia! Outro dia tentei fazer, mas nãi ficou com aquele gostinho da infâcia que eu gosto muito rs. Vou testar essa receita, com certeza!

Beijos, Erivânia.

Oiii, huuum vou fazer, to correndo na mercearia comprar leite condensado… Pq sabe neh, não deixo isso na dispensa, ainda mais qndo se quer perder uns quilinhos….
Mas me diga uma coisinha, vc disse ali qndo tirar do forno????
Beijos

É uma lembrança dos meus tempos de criança, quando minha vó preparava e servia em pequenas travessas . Um gosto fora do comum. Até hoje gosto muito. Parabéns pela receita.

UHHH! Que delícia adoro arroz doce, vou passar a receita já pro meu marido, pois ele é quem faz arroz doce aqui em casa, ele faz aquele com caramelo, e fica bem cremosinho.Abraços!!

Que delícia! Vi e não me aguentei…ontem mesmo já fiz também! Ah…antes de colocar o arroz caramelizei um pouquino de açúcar e “fritei” o arroz, ficou divino! Amei a receita, fica realmente muito cremoso. Aprovadíssima!

Cami,
Minha mãe tb fazia um arroz doce maravilhoso!! Lembro-me tb, com imensa saudade.
Só q para deixá-lo mais firme e ao msm tempo cremoso e dar o toque especial, ela colocava pudim royal de baunilha. Ficava maravilhoso.
Já fiz algumas vezes em casa e consigo manter o sabor. Vale a pena vc testar.
Ahhhh!!!!! Adoro o seu blog!! Tenho feito inúmeras receitas aqui em casa depois que achei o naminha panela. Achei ótimo vc na Caras.
Parabéns
bj

Minha mãe fazia um arroz doce divino! Colocava junto ao arroz cozinhando um pedaço de canela em pau e quando tirava do fogo,colocava raspas de limão(ralando a casca do limão). Delicia!
Pena que não está mais aqui conosco!

Gosto muito de arroz doce!
Quando li a receita, do doce cremoso e do jeitinho,
que conheço e aprecio; não resisti e fui fazê-lo.
Hummm delícia!!!
Essa receita lembra infância. Saudades da tia!

No final, sobre o creme ainda bem quente colocar, às colheradas, 3 claras de ovos, batidas em ponto de neve, jogando o creme sobre elas, com cuidado, para cozinhar. Fica, além de cremoso, uma fofura. Não fica com gosto de ovo.

Muito boa a receita, aprovada! Qto a cremosidade citada utilizei uma dica que aprendi fazendo canjica. Acrescente 100 a 200 gramas de leite em pó. Deixa super cremoso. dica de avó…

Boa tarde !

Arroz doce semre foi uma das minhas sobremesas preferidas e eu também quebrei a cabeça para descobrir a melhor maneira de obter aquela cremosidade que dá a gerande diferença.
descobri com uma cozinheira, que cozinha o arroz somente com água na panela de pressão.Fica maravilhoso!
Depois de cozido, coloca-se leite condensado,canela,etc, a gosto e se cozinha mais um pouco.Depois de pronto eu coloco canela em pó por cima.
Fica ótimo.
Cleide Redfern

Uma vez por semana faço arroz doce em casa, costumo colocar, quando não tenho favo de baunilha raspas da casca do limão e no lugar do leite de caixinha coloco leite em pó integral, fica bem cremoso o que dispensa o creme de leite, deve cozinhar bem em fogo baixo para que fique com os grãos macio. O resultado final é de cara de arroz de fazenda feito em fogo a lenha.

Aaaah fizemos esse ontem lá em casa, igualzinho a sua receita. Ficou muito bom! Um pouco diferente do da minha avó que também é uma delicia (comida de vó é comida de vó né? hihi…), mas esse tem um gostinho diferente, mais cremoso e ficou mais docinho também! Amei!

Meu arroz doce,diga-se de passagem é bem parecido com o de minha sogra que me ensinou a cozinhar o arroz em agua até abrir o grão, só após seca a agua e ferve com leite e açucar (a gosto) ou uma lata de leite condensado.Fica com uma nata entre os grãos…..experimentem ……Quando fervo com leite o grão não abre e fica mais durinho…….bom apetite….

Bom dia!
O arroz doce que faço é mineiro e tradicional. Desde a época de minha bisavó. O arroz é cozido em água. Após cozido que acrescenta leite fervendo, um pau de canela e o açúcar. Depois de bem cremoso, acrescenta as gemas de ovos caipiras, dissolvidas em um pouco de leite e passadas na peneira, que que faz com que o doce fique bem amarelinho e muitooooooo cremoso.

Hummmm estou até sentindo o gostinho, do arroz doce de infância!
Minha mãe faz assim: Faz o arroz com leite (igual o seu) e reserva.
Em uma caneca coloca 1 gema passada na peneira dissolvido com leite +/- 1 xicara ferve isso com um pouco de baunilha (a gosto) ou canela (pau) [baunilha é mais gostoso!].
Depois junte com o arroz cozido, o leite condensado, essa ‘gemada’ e deixe no fogo médio até engrossar um pouco, desligue e coloque o creme de leite e acerte o doce com açúcar se desejar!!!!
É uma loucura!!!!!
bjos 8)

Huuummm, arroz doce (arroz de leite pra quem veio do interior do RS… rs) é, definitivamente, a minha sobremesa.

Mas como o de vó não existe, né!? A minha fazia com gemada (com aquele ovo caseiro beeeem amarelo)… ficava cremoso e doce ao ponto!

PRECISO disso AGORA!!!

Abs,

Gosto bastante de arroz doce também o da minha mãe é uma delicia…… ela coloca pra ficar cremoso leite em pó alé do leite liquido!!! é mto bom!!

faça sua receita normal apenas coloque o arroz de molho de um dia pro outro eu ponho a noite e faço de manhã vc vai se surpreender com a cremosidade espero ter ajudado bjus….

Minha mae fazia o doce de leite moreno, e so derreter o acucar como se faz para pudim de acrescentar o leite, vai ficar escuro e depois e so misturar no doce que foi cozido no leite ou na agua.

to cozinhando, o cheirinho está otimo, eu caramelizei o açucarn com o arroz bem de levinho, depois acrescentei duas colheres de coco ralado fresco

Eu tinha uma receita de arroz doce que o pai de uma amiga fazia, mas eu a perdi e não me lembro das medidas. A forma de fazer era assim: colocava em uma refratari o arroz marinando no leite em pó (já diluido em agua) por uns 30 minutos. Depois colocava em uma panela grande e adicionava açucar, e deixava em fogo auto até começar a ferver. Qdo levantasse fervura abaixava o fogo e ia mexendo até engrossar (demorava quase 1 hora) , qdo ja estava bem grosso era só desligar o fogo e esperar esfriar bem. Polvilhava canela da india em pó por cima e comia de colheradas (pois ele fica BEM firme e docinho) nem precisa de leite condensado. se mais alguém conhecer essa receita me passe as medidas corretas. Obrigado!

Estava tc pelo google procurando receitas de São João quando li sobre a sua saudade do sabor do arroz doce, aprendi a pouco tempo uma receita maravilhosa, a principio pensei tem leite condensado, creme de leite e sei lá mais o que?? pela cremosidade do doce, uma amiga que trabalha no resgate de uma Hospital que me ensinou.:
01 X. de arroz, 01 copo tipo requeijão de água, 01 pitada de sal, 02 litros de leite, 02 gemas sem pele, 13 colheres (sopa) açucar, 01 colher (sopa) de margarina, 01 pitada de sal e canela em pó para polvilhar depois de pronto. Modo de fazer.:
Coloque em uma panela o arroz, a agua o leite e a pitada de sal, deixe em fogo médio por mais ou menos 1h e 30 min. mexendo de vez em quando para não grudar no fundo, depois que o arroz tiver cozido, faça uma gemada com a gema, açucar e a margarina, misturar ao arroz cozido deixar por mais 05 min. passe para uma tigela e penere a canela em po. Faça e experimente, depois mediga se não é uma arroz muito cremoso com gostinho de saudade.

Maravilhosa a receita!!! Fiz e aprovei!!
Só um detalhe….
Para as minhas 3 xícaras de arroz tive q colocar
aproximadamente 2 litros e meio de leite, pq foi secando muito rápido…
Bjim

Fiz e ficou muito bom,mas como eu nao sei fazer como manda o figurino dei minha pitada, acrescentei um pouco de açúcar queimado para ficar moreninho e ficou uma delicia!!,Helena

Eu fiz esta receita logo que vc postou, masss eu deixei queimar e perdi td, ate a panela, foi horrivelll… snif… entao ontem resolvi tentar mais uma vez nao desgrudei um segundo da panela, e ficouuuuu super hiper maravilhoso,,, aiii como amo esse blog.

Querida vc já tentou usar maizena em sua receita de arroz doce? Este, talvez, chegue ainda mais próximo do gostinho qu8e vc quer sentir…Beijo.

Eu não sou cozinheira mas amo arroz doce. Me ensinaram a fazer um com leite em pó que fica muito cremoso (vai um saquinho de 400g). Sei que tem que cozinhar bastante, mas já esqueci como faz. Já que você é cozinheira de mão cheia vai acertar facinho. Abraços.

Que delícia,gostinho de infancia mesmo!Em todas as receitas que pesquisei e todas as vovós que conversei,foram unânimes em dizer que o açucar ou leite condensado, devem ser sempre acrescentados na ultima etapa.Com vó não se discute…

Amei a receita! Vou tentar agora.
O gostinho de arroz doce sempre é mais gostoso quando a gente tem na memória boas coisas do passado. Me lembro da minha avó, fazendo arroz doce em um fogão à lenha, no taxo de cobre. O sabor era inigualável! Saudades!!!

NOSSA,VOU FALAR A VERDADE,QUANDO EU VI ESSA RECEITA TINHA CERTEZA QUE ERA ESSE O MELHOR ARROZ DOCE,E COMO EU ESTAVA CERTA….E OLHA QUE EU SEMPRE FIZ ARROZ DOCE AKI EM CASA,SEMPRE FICA BOM,MAS ESSA RECEITA,DE TODAS FOI A MELHOR QUE EU JÁ FIZ,SEGUI EXATAMENTE COMO DIZ NA RECEITA E FICOU MUITO BOM,MUITO CREMOSO…..O MELHOR……PARECE QUE A HISTÓRIA E TÃO ENVOLVENTE QUE SE INCORPORA NOS ARROZ E TALVEZ SEJA POR ISSO QUE ELE SEJA TÃO DIVINO ASSIM…A HISTORIA ME CONVENCEU A FAZER A RECEITA,SÓ DE LER EU IMAGINAVA O GOSTINHO DO ARROZ…..ESPLENDIDO…….

Todas as receitas são maravilhosas e é tão bom trocarmos ideias, pois são as experiências variadas, desde nossas tataravós, bisavós, avós, mães, que nos acrescentam toques que enriquecem nossa culinária. O arroz doce que aprendi com minha avó Tuta (grande cozinheira) era simples e delicioso. Cozinhava-se o arroz com água e uma pitada de sal. Depois completava com leite até o arroz ficar cozidinho. Acrescenta-se o açúcar a gosto e duas gemas de ovo(sem pele) batidas com um pouco de leite. Nesse momento a panela é retirada do fogo. Volta-se a panela ao fogo e vai mexendo devagarinho para cozinhar a gema. Desliga o fogo, acrescenta uma colherinha de manteiga e… o charme final: umas cinco folhas de lima, bem lavadinhas. Despeja-se o arroz em pratinhos, cobre-se com canela em pó. Quando for comer, a pessoa despreza a folha de lima. Ela é usada para dar o gostinho especial. Tenho um pé de lima plantado na minha chácara, só pra divulgar a ideia do arroz doce da minha avó. Experimentem!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *