arroz doce cremoso

eu tenho uma relação extremamente afetiva com esse tal de arroz doce… minha madrinha fazia uma receita extremamente cremosa que infelizmente ela não deixou anotada em lugar nenhum e se perdeu… mas o gostinho do doce ficou na minha memória para sempre e estou sempre em busca de uma cremosidade o mais próxima possível…

e nessa receita, produzida em conjunto com a minha mãe, acho que chegamos bem próximo… claro, nunca vai ficar igual a que tem na memória, afinal tem um toque que era só dela! é engraçado o tanto que esse doce simples representa para mim e como me faltam palavras para falar os inúmeros motivos dela ser especial… certo é que cada colherada desse doce vinha com um gostinho de saudade de uma pessoa que só percebi o quanto era especial para mim depois que perdi…

mas vamos a receita né? e antes de mais nada, vou deixar claro… pode ser que a receita original seja bem diferente, seja feita até com arroz arbóreo, mas essa faz parte da minha memória e eu gosto dela assim mesmo, simples!

começamos cozinhando 3 xícaras de arroz em aproximadamente 1l de leite, que fomos colocando aos poucos quando o mesmo começava a secar (mas sempre deixávamos pelo menos cobrindo todo o arroz). quando o arroz ficar bem macio, misturamos 1 lata e meia de leite condensado e em fogo baixo, deixamos engrossar um tantinho… prove para ver se está doce a seu gosto, para mim, mesmo tendo colocado essa quantidade de leite condensado, ficou no ponto certo… aí quando tiramos do fogo, adicionamos 200ml de creme de leite e misturamos bem. aí foi só colocar para esfriar um tanto e depois levar a geladeira até ficar bem geladinho…

por cima um tanto de canela em pó para quem é de canela.

só de lembrar que eu comia colheradas e colheradas desse doce me dá saudade e vontade de correr para cozinha e fazer mais e mais…

 

94 comments on “arroz doce cremoso”

Todas as receitas são maravilhosas e é tão bom trocarmos ideias, pois são as experiências variadas, desde nossas tataravós, bisavós, avós, mães, que nos acrescentam toques que enriquecem nossa culinária. O arroz doce que aprendi com minha avó Tuta (grande cozinheira) era simples e delicioso. Cozinhava-se o arroz com água e uma pitada de sal. Depois completava com leite até o arroz ficar cozidinho. Acrescenta-se o açúcar a gosto e duas gemas de ovo(sem pele) batidas com um pouco de leite. Nesse momento a panela é retirada do fogo. Volta-se a panela ao fogo e vai mexendo devagarinho para cozinhar a gema. Desliga o fogo, acrescenta uma colherinha de manteiga e… o charme final: umas cinco folhas de lima, bem lavadinhas. Despeja-se o arroz em pratinhos, cobre-se com canela em pó. Quando for comer, a pessoa despreza a folha de lima. Ela é usada para dar o gostinho especial. Tenho um pé de lima plantado na minha chácara, só pra divulgar a ideia do arroz doce da minha avó. Experimentem!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *