tem dias que dá uma vontade de comer comida de mãe… aquela que você já reconhece pelo cheiro e chega a fechar os olhinhos para aproveitar logo na primeira garfada… eu, sentimental toda como sou, tenho essas vontades quase sempre, e volta e meia um desses pratos aparecem por aqui e hoje é o dia do ensopadinho.
claro que vocês podem conhecer por outros nomes, mas minha mãe sempre chamou carinhosamente como ensopadinho. e durante muito tempo, eu mal sabia o que tinha ali dentro, só amassava os legumes e comia como se fosse o prato mais gostoso do mundo.
depois que eu virei gente grande e comecei a incluir mais legumes na minha dieta, cada versão do ensopadinho tende a ser diferente, tudo depende dos legumes que habitam minha geladeira. mas esse aí, eu fiz com o gostinho de infância, simples, mas incrivelmente bom…
para começar, o rafa (tratar carne é com ele mesmo) cortou 500g de carne (usamos chã de fora/coxão duro) em cubos bem grandes. enquanto isso, fomos refogando na panela de pressão 4 dentes de alho amassados e quando eles estavam bem douradinhos, misturei 1 cebola grande cortada em cubos e 1/2 pimentão verde cortado em cubinhos bem pequenos. quando tudo já estava bem molinho foi só misturar a carne e 2 cenouras médias cortada em cubinhos, cobri com água, temperei com um tanto de sal, pimenta moída na hora e uma pitada de pimenta calabresa. aí foi deixar cozinhando por 20 minutos depois que a panela de pressão começou a apitar. depois desse tempo abri e adicionei 3 batatas médias e 1 chuchu médio cortados em cubos maiores. acertei o sal, coloquei um pouquinho mais de água e fechei a panela mais uma vez e deixei cozinhar por mais 20 min.
e lá estava meu ensopadinho prontinho, fumegante, cheiroso… como eu gosto do molho bem grossinho, ainda dou uma misturada desfazendo um pouquinhos os legumes. se você gostar dos legumes um pouco mais firmes, você cozinhar a 2ª etapa com a panela aberta, sem a pressão. e se não gosta de um apimentadinho, tirar a pimenta calabresa… mas para mim, ficou perfeito, e meus olhinhos fecharam na primeira garfada…
batatacarnecenourachuchúensopadolegumespimentãosal
Mara Silva
janeiro 24, 2012Olá Camila que delicia deu saudade da comida da mamae rsrsrs…beijinhos
cami
janeiro 24, 2012ai como é bom né?
Renata
janeiro 24, 2012Adoro suas receitas… umas mais complicadas, umas mais simples, mas sempre deliciosas.
Obrigada por partilhar seu “livro”
Beijo
cami
janeiro 24, 2012:-*
MARIA LUZIA
janeiro 24, 2012CAMILA, EU CURTO MUITO O SEU BLOG, ALIÁS, É O MELHOR BLOG QUE ENCONTREI PELA NET… AS SUAS RECEITAS MUITAS VEZES TEM SABOR DE INFÂNCIA E EU ME EMPOLGO E ME INSPIRO NA TUA MANEIRA SIMPLES E CRIATIVA DE EXPLICAR AS COISAS….VC É 10, NÃO….VC É 1000!!!
COM CARINHO
MARIA LUZIA
cami
janeiro 24, 2012ô luiza, brigada… é q sou uma pessoa q é super influenciada por essas memórias…
sonia a fioratti
janeiro 24, 2012Ai que diliça!!!!!!!! Senti saudades de tempos atrás……….. Amei sua panela….onde comprou! bjkas
cami
janeiro 24, 2012eu ganhei amore, é da tok stok :-)
Daisy
janeiro 24, 2012Adoro ensopado,só posso dizer delícia delícia!!!
cami
janeiro 24, 2012e amor né? comida com amor né não?
Claudia.
janeiro 24, 2012Amo suas receitas!!!!! Esse ensopadinho é exatamente o prato preferido do meu marido. Vejo todos os dias suas receitinhas e já divulguei pras minhas sobrinhas, recém casadas. Morro de inveja “branca” vcs serem um casal pilotando o fogão. Como sou de uma geração mais “antiga”,só eu cozinho na minha casa. De qq maneira “odeio” qdo meu marido entra na cozinha.. Me dá o dobro do trabalho…. Até pra fritar um ovo….rsrsrsrs
Parabéns a vcs!!!! Continuem nesta “empreitada”… Amo tudo que vcs fazem…
Bjssssssssss
cami
janeiro 24, 2012hahahaha, maridão aqui manda mais do q bem… mas de vez em quando faz uma super bagunça tbm, rs…
Luiz
janeiro 25, 2012Essa é a minha comida predileta,eu acrescentaria a batata baroa e inhame,fica uma delicia.
cami
fevereiro 22, 2012perfeito… chega deu vontade de comer de novo…
wagner luiz silva costa
janeiro 29, 2012gostei das receitas e dicas
cami
fevereiro 22, 2012brigada wagner…