Risoto de bacalhau

Aprenda uma receita de risoto super diferente

Se você busca uma receita simples, mas com cara de sofisticada, então esse risoto de bacalhau é o que você procura. Neste post mostraremos algumas dicas para prepará-lo da melhor maneira, mesmo que não tenha muita experiência com os ingredientes.

Qual o segredo no preparo do bacalhau?

Certamente você já ouviu falar que o bacalhau é um peixe que exige alguns cuidados prévios. Portanto, sugerimos que você acesse o nosso post sobre como preparar bacalhau, que tem dicas sobre como comprar e como dessalgar. Dessa forma, garantimos que ele será o protagonista dessa receita.

Risoto de bacalhau - naminhapanela

Dicas para o risoto perfeito

  • Antes de mais nada, escolha o tipo certo de arroz. Ou seja, use o arroz arbóreo ou similares;
  • Assim como é importante mexer sempre o arroz para liberar o amido e deixá-lo bem cremoso;
  • Não esqueça do caldo, para dar mais sabor. Nessa receita utilizamos a água do bacalhau, mas você pode fazer uma base diferente. Veja algumas dicas nesse post;
  • Por fim, adicione o bacalhau no final da preparação do risoto, dessa forma ele manterá a sua textura.

Receita de risoto de bacalhau

risoto de bacalhau
Yield: 4 porções

Risoto de bacalhau

Prep Time: 10 minutes
Cook Time: 40 minutes
Total Time: 50 minutes

Uma receita deliciosa e fácil de risoto com bacalhau para você se deliciar.

Ingredients

  • 2 xícaras e meia de caldo de legumes
  • 2 cebolas pequenas
  • 450g de bacalhau
  • 1 colheres de sopa de manteiga
  • 2 xícaras de arroz arbóreo
  • 2 xícaras de vinho branco

Instructions

  1. Primeiramente, cozinhe o bacalhau (já dessalgado) na água
  2. Depois de cozido, desfie o bacalhau e reserve a água
  3. Em seguida, comece a fazer o risoto colocando em uma panela as cebolas (picadas em cubos) e a manteiga
  4. Quando a cebola estiver transparente, adicione o arroz arbóreo e deixe fritar um pouco no fogo baixo
  5. Logo depois, ainda em fogo baixo, adicione o vinho branco
  6. Quando ele estiver quase seco, cubra o arroz com a água do bacalhau e mexa sempre para que o arroz não grude na panela
  7. O arroz estará pronto assim que estiver macio. Se necessário, vá adicionando a água até o risoto ficar cremoso, sem estar aguado
  8. Por último, adicione o bacalhau desfiado

Notes

Na hora de servir, colocamos por cima algumas alcaparras, um fio generoso de azeite e um tanto de pimenta moída na hora.

 Confira mais receitas de risoto

Depois que apresentamos a receita do risoto de bacalhau, se você ainda quiser outras opções, separamos outras receitas deliciosas:

Não perca essa receita! Salve no seu Pinterest

Risoto de bacalhau

By Cami

A cami cuida de toda a curadoria de conteúdo, concepção de receitas, estratégia digital e do food styling do naminhapanela. E tem sempre uma receita de família para testar e trazer por aqui.

22 comments on “Risoto de bacalhau”

Oi!!!! Eu sigo sempre as tuas receitas, e como eu sou especialista em risotos queria dividir com vc, a proxima vez que vc fizer, faz ao contrario, faz a cebola no azeite e no fim UMA bela colher de manteiga. Vai ficar ainda melhor…

Também fiz um risoto de bacalhau no fim de semana. O meu é um pouquinho diferente.

Já compro o bacalhau desfiado e dessalgo de um dia para outro. Faço um refogado com cebola, azeite, tomate picadinho, azeitona preta e o bacalhau. Reservo o refogado.
Daí começo a fazer o risoto mesmo. Faço como vc fez, mas uso caldo de legumes para cozinhar o arroz. Quando estiver quase no ponto, jogo aquele refogado de bacalhau e deixo finalizar o cozimento. Importante: eu aqueço o refogado antes de misturá-lo ao arroz, pra evitar um choque térmico e parar o cozimento do risoto. Adorei a idéia de usar a água do bacalhau no cozimento. Vou testar assim também. Amo o blog, vou passar a comentar mais e dividir minhas aventuras na cozinha com vcs.
bjos

Eu adoro as suas receitas.Sabe aquela torta de chocolate meio amargo com biscoitos e creme de leite?Eu coloco nozes e castanhas para incrementar.Ontem na ceia todos pediram a receita e eu disse que era do seu Blog.Fez o maior sucesso.
E essa panela, que linda, não?
Feliz 2012 para você e família e um beijo especial no Rafa.

Ótima receita! Adorei! Mas meu problema para aprender a cozinhar sempre foi tempo, por isso resolvi buscar um curso online. Me indicaram este curso online fiz e adorei. O curso tem um preço ótimo e as aulas são super fáceis de acompanhar. Indico para quem está buscando um curso assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *